Mais de 50 pessoas já morreram devido à ocupação francesa na região alemã do Ruhr

Mais de 50 pessoas já morreram devido à ocupação francesa na região alemã do Ruhr

Correio do Povo do dia 15 de abril de 1923, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Tropas francesas na ocupação da região do Ruhr

publicidade

As consequencias da occupação do Ruhr

Berlim, 13 - O fim do terceiro mez de occupação franceza do Ruhr mostra um total de 51 pessoas mortas das quaes 25 operarios, 13 autoridades e as restantes civis, inclusive duas mulheres. O governo allemão acusa os francezes de responsaveis por 48 dessas mortes e aos belgas por 3. Dizem os allemães que o carvão exportado para oeste procedente de Ruhr, pelos francezes durante 3 mezes chega apenas a 238.000 toneladas, observando que, de accôrdo com as entregas das reparações antes da occupação, os francezes teriam recebido 4.200.000 toneladas nesse periodo.

Berlim, 14 - As patrulhas francezas no Ruhr atravessaram a fronteira e occuparam o territorio que fica perto de Hann. 

DIVERSAS

Café Santa Cruz - Membros do commercio desta capital, estão em negociações com o proprietario do predio n. 363, da rua dos Andradas, esquina da rua General Camara, em cujo pavimento terreo tencionam installar um luxuoso café, que terá denominação acima. Os trabalhos para adaptação do amplo salão serão atacados por estes dias, devendo a inauguração da casa ter logar no dia 12 de maio proximo. 

Hotel Central - O sr. J. Vizeu de Sá adquiriu, por compra, do sr. Domingos Martins, as existencias do Hotel Central, de Santa Maria, continuando aquelle estabelecimento a funccionar no mesmo predio, na praça Saldanha Marinho. 

Sociedade de Amparo Mutuo - Diversos socios dessa sociedade, em reunião, ha dias realisada, deliberaram convocar uma sessão de assembléa geral, na qual ficou assentada a dissolução social por inexequibilidade do fim de sua criação. 

TELEGRAMMAS

O anarchista Nicola Sacco soffre das faculdades mentaes

Boston, 13 - Os medicos alienistas que examinaram o anarchista Nicola Sacco apresentaram relatorio affirmando que o prisioneiro está de facto soffrendo das faculdades mentaes, podendo ser internado num hospital de loucos. 

A prohibição das vendas de bebidas alcoolicas 

Washington, 14 - O sr. Harding, presidente da Republica convocará, no proximo mez de maio, uma reunião dos governadores dos Estados que compõem a União norte-americana afim de se discutir, pela segunda vez, os melhores meios e methodos que convém adoptar para a applicação das leis referentes á prohibição da venda, nos Estados Unidos da America, de bebidas alcoolicas, que causam muitos casos de doença no paiz. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 15 de abril na história 

1906 - Realização do primeiro Congresso Operário Brasileiro, no Rio de Janeiro, com 50 delegados e de maioria anarquista.
1939 - Nasce a atriz Cláudia Cardinale. 
1940 - JK é nomeado prefeito de Belo Horizonte.
1955 - Primeira loja do Mc Donald’s é inaugurada nos Estados Unidos. 
1980 - Morre o escritor e filósofo francês Jean Paul Sartre. 

O dia 16 de abril na história

1828 - Morre o pintor espanhol Francisco Goya. 
1889 - Nasce o ator e cineasta inglês Charles Chaplin.
1914 - Nasce o compositor Lupicínio Rodrigues. 
1917 - Lenin chega a Petrogrado, Rússia.
1934 - Criação da Vasp (Viação Aérea São Paulo).
1986 - Congresso aprova o Plano Cruzado. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895