Manuscrito de Ruy Barbosa, que vem a ser o seu último trabalho, denuncia o abuso da reeleição

Manuscrito de Ruy Barbosa, que vem a ser o seu último trabalho, denuncia o abuso da reeleição

Correio do Povo do dia 27 de abril de 1923, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Rui Barbosa, antes de falecer, havia emitido um parecer sobre as eleições no RS

publicidade

Um parecer de Ruy Barbosa sobre o caso Rio-Grandense

Rio, 25 - Um membro da familia Ruy Barbosa acaba de offerecer ao dr. Assis Brasil as primeiras 12 laudas manuscriptas de um parecer sobre o caso rio-grandense, em que começava a trabalhar o immortal brasileiro quando foi prostrado no leito da morte. Na vespera de subir para Petropolis Ruy Barbosa prometera ao dr. Assis Brasil esse trabalho, como penhor de sua solemnidade com os opposicionistas rio-grandenses, embora julgasse que na sua grande obra intitulada “O artigo 6º da Constituição” já se encontrava todo o seu pensamento juridico applicavel ao caso rio-grandense. O manuscripto encontrado é, segundo a opinião da familia do extincto, o ultimo trabalho de Ruy Barbosa. Nelle apenas se contem uma introducção historica, demonstrando que o abuso da reeleição caracterisa a ausencia do respeito pela fórma republicana, autorizando os poderes federaes a intervir para o restabelecimento da mesma. Esse trabalho vae ser publicado em “fac simile’ por meio de photogravuras de todas as paginas. 

DIVERSAS 

Immigrantes allemães - Pelo vapor “Oyapock”, chegaram, hontem, procedentes da Allemanha, 71 immigrantes. Depois de alguns dias de estada nesta capital, seguirão para o interior do Estado. 

Sociedade Esperantista - Noticiamos ha dias que se tratava de fundar, nesta capital, uma sociedade esperantista, destinada a propagar esta lingua, já em uso em muitos paizes. A idéa está sendo levada avante, com bastante enthusiasmo, estando já escolhido o nome de Gremio Esperantista para a nova sociedade. Até o dia 4 do mez entrante, na Livraria Americana, em poder do sr. Illidio Augusto, haverá um livro para receber a assignatura daquelles que se desejarem matricular como socios fundadores do gremio em questão.

Instituto Historico e Geographico do Rio Grande do Sul - Segunda-feira proxima, passando o anniversario da inauguração da primeira estrada de ferro construida no Brasil, por iniciativa de Irineu Evangelista de Souza, visconde de Mauá, o instituto Historico e Geographico do Rio Grande do Sul, reiniciando os seus trabalhos deste anno, escolheu aquella data para a realisação de uma sessão, ás 20 horas, no Archivo Publico. Nesta, será commemorado o referido acontecimento e homenageada a memoria do illustre riograndense Visconde de Mauá. 

TELEGRAMMAS

Polonia 
Um litigio territorial entre a Polonia e a Finlandia 

Varsovia, 25 - A Camara dos Deputados votou uma resolução aconselhando o governo a fazer representações junto á Conferencia dos Embaixadores no sentido de obter o reconhecimento de Jawobzyna como territorio polaco, insisitindo em que, qualquer demora na solução desta questão, prejudicaria futuramente as relações entre a Polonia e a Tcheco-Slovaquia. 
Hungria 

Os incidentes de fronteira entre a Hungria e a TchecoSlovaquia

Budapest, 25 - O governo da Tcheco-slovaquia aceitou a proposta feita pela Hungria para a constituição de uma commissão de arbitragem internacional que proceda a inquerito sobre os ultimos incidentes occorridos na fronteira dos dois paizes. 
Politica italiana - A reunião do grande conselho fascista

Roma, 25 - Na reunião do conselho fascista, por proposta do sr. Mussolini, foi ordenado a todos os inscriptos no partido que se increvam na milicia de primeira e segunda linha. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 27 de abril na história
1925 -
Inauguração do Palácio Monroe, sede do Senado, no RJ. 
1932 - Nasce a atriz francesa Anouk Aimée. 
1937 - Morre o filósofo italiano Antônio Gramsci.
1937 - Inauguração da ponte Golden Gate, a maior ponte suspensa do mundo. 
1987 - Dom Luciano Mendes é eleito presidente da CNBB.

 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895