Ministério da Guerra destina verbas para reparação do Forte de Copacabana

Ministério da Guerra destina verbas para reparação do Forte de Copacabana

Correio do Povo do dia 5 de agosto de 1922, noticiava:

Renato Bohusch

O Forte de Copacabana teve de passar por reformas após a revolta.

publicidade

Os estabelecimentos militares damnificados durante a revolta 

Rio, 4 - O ministro da Guerra declarou ao commandante da 1º Região Militar que foram expedidas ordens a directoria geral da Contabilidade de Guerra, afim de que seja adiantada ao chefe do serviço de engenharia e communicações do quartel-general daquella Região, tenente-coronel Candido Augusto Nunes Pires, a quantia de 50.000$000, para serem iniciados immediatamente os reparos que precisam os quarteis da Villa Militar, o edificio do commando do sector de oeste e os fortes da Vigia e Copacabana, damnificados por occasião dos acontecimentos, devendo opportunamente serem apresentados os respectivos orçamentos de despezas da execução dos serviços acima mencionados.

DIVERSAS

Recenseamento do municipio de Porto Alegre - Como tivemos occasião de dizer, varias vezes, o dr. José Montaury, intendente municipal, incumbiu o sr. Olympio de Azevedo Lima, escripturario da Intendencia Municipal, de proceder ao recenseamento do municipio de Porto Alegre. Esse trabalho teve inicio ha mezes, tendo terminado agora. Segundo os boletins arrecadados e que haviam sido distribuidos pelas diversas zonas em que se dividiu o municipio para a realização do recenseamento, a apuração final deu uma população de 226.236 almas. 

Gaspar Martins - A data de hoje assignala o anniversario do nascimento do eminente tribuno rio-grandense conselheiro Gaspar Silveira Martins, occorrido na cidade de Bagé, em 1835.

Escola de Engenharia - No dia 10 do corrente, os funccionarios da Escola de Engenharia realisarão varias festas, commemorativas do anniversario da fundação desse estabelecimento de ensino. As festas se realisarão na villa de Viamão, devendo os funccionarios, suas familias e convidados, seguirem para ali em autos caminhões, que partirão ás 8 horas da manhã. 

Lavanderia da Santa Casa - A commissão que está encarregada da organisação da lavanderia da Santa Casa de Misericordia, dirigiu-se ha dias ao dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado, solicitando o seu apoio. 

TELEGRAMMAS

A eleição presidencial 

Florianopolis, 3 - Reina em todo o Estado o maximo enthusiasmo para a eleição presidencial, em que são candidatos aos cargos de governador e vice-governador, respectivamente, o dr. Hercilio Luz e o coronel Pereira de Oliveira. A eleição realiza-se no proximo domingo. Calcula-se que o dr. Hercilio Luz obtenha dezoito mil votos.

A morte de Graham Bell 

Uma homenagem á sua memoria 

Nova York, 4 - Em homenagem ao sabio Graham Bell, agora fallecido, o serviço telephonico, paralysará, interinamente, os seus serviços, no territorio dos Estados Unidos, no dia 6 do mez corrente, ás seis horas e trinta e cinco minutos, da tarde, hora em que será dado, á sepultura, o cadaver do inventor do telephone na Nova Escocia. 

A execução de um bandido Paris, 3 - O conhecido bandido anarchista, Mecelas Charrier, que assassinou um aviador, tendo o roubado previamente, em um trem expresso que corria entre esta capital e Marselha foi guilhotinado esta manhã.

A grafia da época está preservada nos textos acima 

CRONOLOGIA

O dia 5 de agosto na história

1865 - Na Guerra do Paraguai, paraguaios tomam Uruguaiana no RS.
1930 - Nasce o astronauta norte-americano Neil Armstrong. 
1954 - Carlos Lacerda é ferido à bala e o major-aviador Rubem Vaz morre em troca de tiros na rua Tonelero, em Copacabana, RJ. 
1955 - Morre do coração a cantora Carmen Miranda nos EUA. 
1962 - Morre a atriz Marilyn Monroe em Los Angeles. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895