Ministério das Relações Exteriores realiza últimos preparativos para o Centenário da Independência

Ministério das Relações Exteriores realiza últimos preparativos para o Centenário da Independência

Correio do Povo do dia 22 de agosto de 1922, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O Hotel Glória hospedou representantes das embaixadas no Centenário.

publicidade

Centenario da independencia - começam a chegar as delegações extrangeiras

Rio, 19 - A commissão do centenario do Ministerio das Relações Exteriores chefiada pelo ministro Abelardo Roças, está completando os trabalhos referentes á recepção das embaixadas extrangeiras que vem representar os governos amigos nas festas commemorativas de 7 de setembro. Toda parte relativa ao protocollo, organisação dos serviços de hospedagem, programma das festas e homenagens, foi estudado e regulado pelos diversos membros da commissão, sob a directa orientação do ministro Roças. Como já foi noticiado, as embaixadas extrangeiras que já não estejam installadas serão alojadas no Hotel da Gloria, tendo já o governo concluido com a administração desse estabelecimento um contracto para que lhe sejam reservados os commodos necessarios. 

DIVERSAS

Vaccina contra a variola - O dr. Ayres Maciel, director da Hygiene Municipal, de Uruguayana, iniciou a applicação da vaccina contra a variola, tendo começado esse serviço pelo collegio municipal dirigido pela srta. Nenita Amorim. Ahi foram vaccinadas 45 meninas. Das alumnas dessa professora, tres, apenas, não foram vaccinadas por não concordarem com isso os paes. Antes de iniciar a execução daquella medida preventiva, o dr. Ayres dirigira um officio aos estabelecimentos de ensino locaes, communicando a sua proxima visita e solicitando ás professoras que mandassem os alumnos consultar aos seus paes se estes permittiam que lhes fosse aplicada a vaccina contra a variola. O dr. Flôres da Cunha, intendente, determinará que não seja aberta frequencia nas aulas municipaes aos alumnos cujos paes não consentirem na sua vaccinação. Vários municipios no Estado estão realizando campanhas de vacinação contra a variola. 

Reclamação - Moradores da rua Gaspar Martins pedem-nos para que reclamemos de quem competir sobre o mau estado em que se encontra essa via publica. Ali, além do mau calçamento, em varios pontos ha agua estagnada da qual se desprende um mau cheiro. Muitos moradores estão por isso impossibilitados de comparecer á frente de suas residencias. 

TELEGRAMMAS

O depoimento do tenente Siqueira de Campos sobre o levante de 5 de julho 

Rio, 20 - Dos depoimentos tomados no inquerito sobre o movimento subversivo do mez passado, um dos mais curiosos é do tenente Siqueira de Campos, que se distinguira como chefe dos sediciosos do forte de Copacabana. Diz esse official, entre outras cousas, que era sua intenção bombardear o palacio do Cattete, o que não levára a effeito apenas por ter perdido o caderno onde se achavam os calculos de regulação e tiro. Quando aos motivos da rebeldia e da sua resolução anniquiladora, declara da circumstancia de haver o governo recolhido preso o marechal Hermes da Fonseca ao quartel do 3º regimento de infantaria, comandado por um tenente-coronel, ou seja, por uma patente inferior á do ex-presidente da Republica. Entende o tenente Siqueira de Campos existir nesse facto flagrante desconsideração, verdadeira afronta ao Exercito Nacional e dahi sua attitude revolucionaria e demolidora, que considera reivindicatoria do direito da lei e da disciplina. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 22 de agosto na história

1911 - Gioconda; obra de Leonardo da Vinci é roubada do Museu do Louvre e recuperada dois anos mais tarde. 
1937 - Durante a Guerra sino-japonesa, o Japão ocupa Xangai.
1971 - Golpe militar na Bolívia é liderada pelo general Hugo Banzer.
1981 - Morre aos 42 anos o jornalista e cineasta Glauber Rocha. 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895