Ministro alemão discursa contra taxa de 12% em exportações do país imposta pelo Aliados

Ministro alemão discursa contra taxa de 12% em exportações do país imposta pelo Aliados

Correio do Povo do dia 16 de fevereiro de 1921, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Walter Simons, com delegados alemães, em Paris.

publicidade

A Allemanha e os alliados

Berlim, 15 - Está sendo aqui muito commentando o discurso, proferido em Stutgard, pelo ministro von Simons. Procurou elle refutar o que dissera Lloyd George em discurso que pronunciou em Birmingham. Disse ser contrário á taxa de 12% que os alliados querem applicar ás exportações allemãs e affirmou a necessidade da revisão do tratado de Versailles com a cooperação dos norte-americanos. Terminou dizendo que as contra-propostas allemãs são baseadas em algarismos praticos.

Berlim, 15 - O “Berlinger Tageblatt” declara que o sr. Bergmann não vae a Paris em missão especial, mas unicamente para dar andamento ás questões em fóco. O mesmo jornal qualifica de loucura a somma de oitenta bilhões de marcos ouro, que a Allemanha tenciona pagar, por proposta sua, a titulo de reparações.

DIVERSAS

Reclamação - O passeio da rua dos Andradas, bem á porta do edificio em que funcciona a “União dos Criadores”, junto ao Café Colombo, desde há dias que está merecendo as vistas da autoridade competente. É o caso que existe ali um rego para escoamento das águas, sem a respectiva cobertura de ferro e onde não poucos transeuntes tem sido victimas de acidentes. Á autoridade competente não seria difficil sanar esta pauta, para que bastaria um entendimento com o proprietario com o predio em questão.

Calçamento em Pelotas - Por ordem do dr. Pedro Luis Osório, intendente de Pelotas, foram iniciados os trabalhos de recalçamento, parallelepipedes, das quadras fronteiras á Praça da Republica, achando-se já prompto um grande trecho. Tambem na rua Felix da Cunha está se procedendo ao mesmo serviço.

O matte na Argentina - A “Rua”, commentando que a Argentina prohibiu a importação de matte acondiciona do em surrões, acha justa essa medida e apella para que o governo vá ao encontro da medida do paiz amigo e que prohiba terminantemente o emprego de tal embalagem, visando sobretudo a nossa defesa economica. O matte paraguayo está fazendo ao similar brasileiro franca concurrencia no Prata e com aquella medida o Brasil pode muito bem ficar prejudicado, devendo melhorar os seus methodos antiquados, porque só na America do Sul vinte milhões de pessoas consomem o matte.

TELEGRAMMAS

A posse do intendente Soares de Barros

Ijuhy, 14 - Apezar da chuva que então caia, a cerimonia de posse do coronel Antonio Soares de Barros, no cargo de intendente deste municipio, realisada ás 9 horas de ante-hontem, teve grande assistencia de senhoras e cavalheiros. Por occasiao da recepção, na Intendencia, alas de senhoritas cobriram de flores o coronel Barros. Usou da palavra o dr. Vasconcellos Pinto, que fez brilhante analyse da vida publica do intendente, exprimindo perfeitamente o desejo da população de Ijuhy e enaltecendo os meritos administrativos do coronel Barros. Terminado o discurso, foi suspensa a sessão, tendo os presentes, ao som de uma banda de musica e ao espoucar de foguetes acompanhado o intendente até á sua residencia. Á noite, a população foi buscal-o, acompanhando-o até o Club Ijuhy, com fogos de bengala, musica, e etc. No club, foi o intendente recebido com flores e salvas de palmas, falando ainda o dr. Vasconcellos Pinto, que, ao champagne, offereceu a festa ao coronel Barros. Houve, em seguida, até á madrugada, animado baile, com a presença de um grande publico, que lotou o local.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 16 de fevereiro na história

1922 - Inauguração do Tribunal Permanente da Justiça, em Haia, Holanda.
1942 - O vapor brasileiro Buarque é afundado pela Marinha Alemã, durante a I Guerra Mundial. 
1961 - Jânio Quadros estabelece horário integral nas repartições públicas.
1977 - Comissão Internacional de Juristas Católicos denuncia torturas no Brasil. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895