Morre Conde d'Eu, viúvo da Princesa Isabel, aos 80 anos

Morre Conde d'Eu, viúvo da Princesa Isabel, aos 80 anos

Correio do Povo do dia 30 de agosto de 1922, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O Conde d’Eu.

publicidade

Falleceu o Conde d’Eu 

Quando em viagem para rever a patria adoptiva, o paiz a que consagrara grande parte de suas energias, falleceu a bordo do vapor “Massilia” na avançada idade de oitenta annos, o principe Luiz Felippe Maria Fernando Gastão de Orléans, conde d’Eu. Pela segunda vez vinha elle visitar o Brasil, após o banimento da familia imperial. Se da primeira vez, em janeiro do anno passado, intensa devia ser a sua commoção, ao pisar terras brasileiras, após tantos annos de forçada ausencia, não menos devia ser agora o jubilo do viajante que o “Massilia” trazia ao seu bordo. Com effeito, vinha elle assistir agora ao centenario da Independencia, vinha assistir ás solemnidades com que o paiz vae commemorar um seculo de existencia livre e independente da qual foi elle collaborador. 

DIVERSAS 

A vaccinação contra a variola em S. Paulo - As autoridades sanitarias de São Paulo, sabendo que nos Estados visinhos se têm registrado casos de variola, mandaram affixar nos logares publicos avisos sobre as causas da doença.

O caso da maior longevidade do mundo - Ao contrario do que affirma o “Times”, diz um jornal do Rio, quando em dezembro do anno findo, publicou o retrato do turco Djoure Chencira, como sendo a creatura mais velha do mundo, está verificado que o “record” da longevidade cabe, no mundo inteiro, a uma velhinha cearense, que reside em Belém do Pará. Chama-se Manoela Moura Cavalcanti e conta a invejavel idade de 141 anos. Nasce no Ceará em 25 de dezembro de 1781 e contraiu casamento em 1832, com a idade portanto de 51 annos, tendo apenas tres filhos já fallecidos. Apezar da sua avançadissima idade Manoela gosa perfeita saude, completa lucidez de espirito, possuindo uma admiravel e perfeita dentadura. Reside em companhia da mais nova de suas netas. 

O balisamento da Lagoa Mirim - Sabe o “Tempo” do Rio Grande, que o sr. Frontino de Almeida, commandante do vapor “Juncal”, acaba de representar á Capitania do Porto dali contra o mau estado actual do balisamento luminoso da lagoa Mirim, o que causa difficuldades á navegação. 

TELEGRAMMAS

Os visitantes estrangeiros á exposição do Centenario

Rio, 29 - Procedente de S. Paulo, é esperado amanhã nesta capital o conde de San Martino Valperga Maglione, senador italiano, que, acompanhado de sua senhora, vem assistir as festas do Centenario. O conde de San Martino é presidente do Conselho de Administração da “Navegazione Generale Italiana”, do Banco Francese ed Italiane per la America del Sud e foi o promotor e presidente da Exposição de Roma de 1911. Pertence á celebre Academia de Bellas Artes de Santa Cecilia, em Roma, e póde considerar-se um dos maiores expoentes da vida industrial italiana. 

As relações commerciaes entre Portugal e Brasil 

Lisboa, 29 - O sr. Barbosa Magalhães, ministro de Extrangeiros, durante sua estada no Rio de Janeiro, negociará com o governo brasileiro a concessão de uma zona franca na margem do Tejo e destinada exclusivamente a depositos de productos brasileiros. Cogita tambem de tratar de effectuar um consorcio bancario entre Portugal e Brasil. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 30 de agosto na história

1972 - Morre a cantora Dalva de Oliveira.
1987 - Morre o ator norte-americano Lee Marvin.
1993 - Morre a cantora Isaura Garcia. 
1993 - Policiais matam 23 pessoas, em Vigário Geral, no Rio de Janeiro.
2001 - Agência russa Tass divulga que Osama Bin Laden é o chefe das forças armadas talibãs, no Afeganistão. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895