Morre o jornalista Alceu Wamosy após combate de Poncho Verde

Morre o jornalista Alceu Wamosy após combate de Poncho Verde

Correio do Povo do dia 18 de setembro de 1923, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Alceu Wamosy, entre amigos, Pedro Cruxen (E) Antônio F. Cunha (D)

publicidade

Politica rio-grandense

A morte de Alceu Wamosy 

Livramento, 17 - Em consequencia dos ferimentos que recebera no combate de Poncho Verde, falleceu o jornalista Alceu Wamosy, muito conhecido nas rodas litterarias. A sociedade civica e litteraria do Collegio Militar desta capital passou a sua familia o seguinte telegramma: “Familia Wamosy - Livramento - Sociedade Civica Litteraria do Collegio Militar de Porto Alegre, sentindo profundamente lastimavel perda nobre poeta Alceu, envia sinceros pezames. - João Tubino, 1º secretario.

NR: Expoente, ao lado de Eduardo Guimaraens, do tardio simbolismo gaúcho, Wasmosy nasceu em Uruguaiana, em 14 de fevereiro de 1894. Republicano engajado, chegou a pensar em desisitir da poesia, devido às exigencias cada vez maiores da atividade política. Ainda assim deixou três livros de versos: Flâmulas, Na Terra Virgem e Coroa de Sonho. Ferido no combate de Poncho Verde, em 3 de setembro de 1923, acabou morrendo no dia 13 do mesmo mês, em Livramento, de um colapso cardíaco. 

DIVERSAS

Nova Xarqueada - Começam a chegar em Julio e Castilhos, os vagons de madeira destinados aos pavimentos da nova xarqueada dos srs. Severo Barros , Filhos e Cia., a ser estabelecida naquella villa. O sr. Julio Pinto Ribas, commerciante, que contractou o fornecimento do pessoal do referido estabelecimento saladeril, vae construir ali uma vasta casa , destinada á montagem do respectivo armazem. 

Descarrilamento - Entre as estações de S. Sebastião e Tres Estradas, descarrilou um trem de carga. Sete carros desse comboio sairam dos trilhos. Por essa razão o trem do interior chegou a Bagé atrazado. 

Unificação da Italia - Quinta-feira proxima, passará mais um anniversario da unificação da Italia. Por esse motivo, o sr. Julio Bozano, vice consul em exercicio, dará recepção na séde da sociedade italiana, das 9 ás 10 horas da manhã. Em seguida, se effectuará, como já dissemos, uma festa civica promovida pelo Comitato dos Presidentes das Sociedades Italianas, da qual constará o discurso official pronunciado pelo dr. José Ricaldone, e declamações de poesias pelos alumnos das varias escolas italianas, aqui existentes. Também, á noite, no mesmo salão, haverá o grande concerto e baile, promovido pelo Comitato Feminino da Sociedade Dante Aligheri, cujo programma está orgnisado a capricho. 

TELEGRAMMAS

Inauguração de Usina Electrica

Bento Gonçalves, 17 - Proseguem activamente os preparativos para os festejos que terão lugar, quando fôr inaugurada a Usina Electrica local, que terá lugar no dia 20 do corrente. Constará o programma dos festejos de um match de foot-ball entre o Sportivo local e o Juventude de Caxias.

Centenario de Ponta Grossa 

Curityba, 17 - Foram realisadas as annunciadas commemorações ao centenario de Ponta Grossa, no dia 15 do corrente, sendo iniciado os festejos com a collocação de uma placa commemorativa na Egreja Matriz, em presença das autoridades e representantes da imprensa, comparecendo á solemnidade cerca de quatro mil pessoas. As festividades se prolongaram pelo dia. 

A crise do trabalho na Allemanha 

Berlim, 15 - A crise de trabalho continua a aggravar-se rapidamente em toda a Allemanha. O numero de operarios desoccupados que, a partir de 1º de julho, era de cento e oitenta e cinco mil, já subiu a trezentos mil em agosto.

A grafia da época está preservada nos textos acima 

CRONOLOGIA

O dia 18 de setembro na história

1905 - Nasce a atriz sueca Greta Garbo.
1943 - Benito Mussolini anuncia a criação da República Fascista italiana. 
1946 - Promulgação da terceira constituinte republicana. 
1970 - Morre o cantor e guitarrista norte-americano Jimi Hendrix. 
1977 - Governo uruguaio expulsa o exilado Leonel Brizola, ex-governador do RS, que passa a viver nos Estados Unidos.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895