Morte de Nilo Peçanha

Morte de Nilo Peçanha

Correio do Povo do dia 2 de abril de 1924, quarta-feira, noticiava:

Correio do Povo

Nilo Peçanha (em pé) foi chanceler no governo Wenceslau Braz (centro)

publicidade

O fallecimento do sr. Nilo Peçanha

Nilo Procópio Peçanha assumiu a presidencia da Republica após a morte de Afonso Pena, em 14 de junho de 1909, e governou até 15 de novembro de 1910.

Rio, 1º (Urgente) — O corpo do sr. Nilo Peçanha foi transportado, ás 8 horas, da casa de saúde para a egreja da Gloria, onde será celebrada missa de corpo presente. O enterro realizar-se-á hoje, ás 16 horas.

Rio, 1º (Urgente) — O enterro do senador Nilo Peçanha, saindo ás 16 horas da Matriz da Gloria, chegou ao cemiterio depois das 18 horas. A urna foi carregada nos ombros dos ex-alumnos da Escola Millitar, sendo incalculável a multidão que acompanhou o enterro, a pé. No cemitério, falaram vários oradores.

DIVERSAS

A mortalidade no mez de março — Durante o mez de março, nesta capital, registraram-se 326 obitos.

Obitos — Hontem, deram-se nesta capital 11 obitos, sendo 7 de adultos e 4 de creanças. Os attestados de obitos dizem: angina do peito, 1; debilidade, 1; arterio sclerose, 1; senilidade, 1; nascidos mortos, 3; tuberculose, 2; meningite, 1; infecção intestinal, 1.

Hospital da Santa Casa — Movimento de hontem do hospital da Santa Casa desta capital: existiam, 466 enfermos: entraram, 19, sairam, 22, ficaram recolhidos, 463.

Concurso para escrivão — Perante o dr. Paulino Coelho, juiz da comarca da 1ª vara, realizou-se, hontem, na sala das audiencias, o concurso para o cargo de escrivão do civel, crime, jury e execuções criminaes de Viamão. Apresentou-se o candidato inscripto ser. Alcibiades Azeredo dos Santos.

Os serviços da Força e Luz — Hontem, depois do meio dia, arrebentou um dos fios aereos da Companhia Força e Luz, á rua Independencia, proximo á rua Barros Cassal. Em consequencia desse accidente, o trafego de bondes para aquella zona da cidade sofreu algum atrazo.

Vapor “Commandante Capella” — Este vapor, do Lloyd Brasileiro, que devia chegar hontem, somente hoje fundeará no porto desta capital.

TELEGRAMMAS

Extrangeiro

MILÃO, 31 — Em discurso que pronunciou, nesta cidade, o ministro das Finanças annunciou que o dificit orçamentario, que fôra em maior de 1923 reduzido de dois billiões e seiscentos e dezesseis milhões está hoje quasi desapparecido. Lembrou o orador que em novembro de 1922 promettera o governo que não contrairia mais emprestimo externo; agora chegara o momento de declarar tambem que seriam contratados novos emprestimos internos. O presente anno fiscal marca o fim do augmento dos impostos para fazer frente aos juros dos novos emprestimos. Daqui em diante inaugura-se a era da reducção das taxas e da divida nacional que se acha reduzida ao total de centro e dezessete bilhões de liras. Essas informações prestadas pelo sr. De Stefani causaram optima impressão no espirito publico.

LONDRES, 31 — O representante da Central News, em Sofia, telegrapha informando que o governo bulgaro descobriu uma conspiração machinada pelos partidarios do fallecido Stambouliski com o objectivo de derrubar as autoridades e proclamara a Republica.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 2 de abril na história

1910 - Nasce em Pedro Leopoldo (MG) o espiritualista Chico Xavier.

1914 - Nasce em Londres o ator britânico Alec Guinnes.

1964 - Ranieri Mazilli, presidente da Câmara, assume a presidência da República, com a disposição de João Goulart, o Jango.

1966 - Inauguração do Porto de Tubarão, no Espírito Santo.

1982 - Argentina invade as Malvinas, ilha tomada pela Inglaterra em 1832.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895