Movimento fascista continua a mobilizar apoiadores na Itália

Movimento fascista continua a mobilizar apoiadores na Itália

Correio do Povo do dia 18 de julho de 1922, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Os fascistas eram recebidos como libertadores pela população na Itália.

publicidade

Recrudesce a luta entre fascistas e communistas 

Roma, 17 - Da luta entre fascistas e communistas, havida ultimamente, está resultando uma situação bastante aguda, visto como os primeiros se queixam de que o governo, embora apenas proclamando o desejo de restabelecer a ordem, sem qualquer preoccupação partidaria, se está collocando, ao lado dos socialistas, que estão tirando partido disto, e retomando as posições em que se encontravam antes dos fascistas se organizarem. Os fascistas resolveram contar com as proprias forças, mobilizando os seus bandos e occupando varias cidades onde os communistas predominavam, principalmente Villervo, e Cremona. Em toda parte a maioria das populações recebe os fascistas como libertadores, que as livraram do terror implantado pelos socialistas e communistas. 

DIVERSAS 

Aviadores portuguezes - O consul de Portugal nesta capital, dr. Bitencourt Ferreira, entregou, hontem, ao Banco Nacional do Commercio, a quantia de 1:600$000, saldo da subscripção aberta entre a colonia portugueza para custear as homenagens feitas aos heroicos aviadores Gago Coutinho e Saccadura Cabral. O Banco do Commercio remetterá a referida quantia ao Banco Ultramarino, no Rio de Janeiro, afim della ser incluida na subscripção ali aberta para a compra de hydro-avião. 

Inhalatorio para tuberculosos - Procedentes da capital da Republica, chegaram, sabbado ultimo, a esta capital, o sr. Leon Orban, director da Caixa Beneficente Cruzeiro do Sul, dali, e o dr. Julio Erdoes, diplomado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Budapest. Vieram elles ao nosso Estado incumbidos pelo dr. Johannes Weninger, professor da Universidade de Berlim de fundar, nesta capital, um inhalatorio para tuberculosos, cuja cura obedecerá a processos da descoberta daquelle professor. Ha dois annos que o professor Weninger installou e vem dirigindo um inhalatorio identico no Rio de Janeiro, fiscalisado hoje pela directoria de Saude Publica e no qual vem colhendo, conforme successivas noticias dos jornaes do Rio, que nos foram mostrados, os resultados mais satisfactorios. O inhatorio será inaugurado em agosto. 

TELEGRAMMAS

Alargamento de canal

Pelotas, 17 - Foi inaugurado o alargamento do canal da Seitia, dragado para profundidade, 4m,20 de largura 60 metros e extensão 3.300. 1.800 metros foram feitos pela Societé Francaise e 1.500 metros executados pelas dragas “Bicalho” e “Osorio”, pertencentes á commissão de dragagem do Estado. O canal foi balisado com 14 bóias cegas e 1 luminosa, aquellas distantes uma das outras 500 metros. O primeiro vapor que o transpoz foi o “Itatinga”.

Illuminação electrica

Quarahy, 17 - Hontem fuccionou a luz electrica, dando excellente resultado a experiencia. A sua inauguração official será a 7 de setembro. Foram muito felicitados por este melhoramento o dr.Conrado Wagner, intendente municipal e os srs. Gaudencio Nunes da Conceição e André Borraso, este ultimo empreiteiro da installação. 

Dr. Augusto Pestana 

Ijuhy, 17 - Um grupo de amigos do dr. Augusto Pestana foi á Cruz Alta cumprimental-o por occasião de sua passagem para o Rio de Janeiro. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 18 julho na história

1847 - Morre Bento Gonçalves, líder da Revolução Farroupilha. 
1911 - Lançamento do Jornal A Noite, no Rio de Janeiro. 
1918 - Nasce Nelson Mandela, líder anti-aparthaid da África do Sul.
1925 - Publicação do livro “Mein Kampf”, de Adolf Hitler. 
1967 - Morre em desastre aéreo o presidente general Castelo Branco. 
1994 - Atentado contra Associação Mútua Israelita Argentina. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895