Há um Século no CP

Mudanças no tráfego da cidade ilustram a transformação urbana de Porto Alegre

Da edição de 5 de novembro de 1925, quinta-feira, n. 263

As alterações nas linhas redesenhavam o mapa do transporte no Centro Histórico da Capital antes mesmo do aparecimento de importantes vias, como a avenida Júlio de Castilhos
As alterações nas linhas redesenhavam o mapa do transporte no Centro Histórico da Capital antes mesmo do aparecimento de importantes vias, como a avenida Júlio de Castilhos Foto : CP Memória

“A Companhia Força e Luz Porto-Alegrense estuda presentemente o prolongamento das suas linhas e o melhoramento das atuais, bem como a divisão do tráfego por outros trajetos. Um dos melhoramentos em vista é o de fazer correr bondes de hora em hora, em todas as linhas, depois da meia-noite. A passagem então custará 600 réis em vista dos salários, que serão mais elevados, do pessoal empregado no serviço noturno. Aprovada pela Intendência Municipal, a Força e Luz resolveu que os bondes da linha São João e Navegantes partam da projetada Praça Parobé, antiga da Doca, no prolongamento da Rua Marechal Floriano, e que, em demanda desses arrabaldes, não façam o atual trajeto, antes de entrar na Rua Voluntários da Pátria. Os bondes contornarão a praça projetada, entrando pela Rua Marechal Floriano na Rua Voluntários da Pátria, onde será construída uma linha dupla. Os trilhos já estão em depósito, na Praça Parobé, devendo o seu assentamento ser feito logo após a abertura da Avenida Júlio de Castilhos, no trecho entre a Rua Marechal Floriano e a Praça Visconde do Rio Branco [atual terminal Rui Barbosa], onde se acha o quartel do Corpo de Bombeiros. A Força e Luz está também estudando o descongestionamento do tráfego nas linhas que descem a Rua Marechal Floriano, onde o acúmulo de bondes é permanente, ligando-se a linha que passa à frente do quartel do 7º batalhão de caçadores, pela Praça Conde de Porto Alegre, com a linha Duque de Caxias. Esta será prolongada até à Rua Vasco Alves, por onde descerão os bondes até a Rua dos Andradas e até a Praça Senador Florêncio [atual Praça da Alfândega]. Feita a modificação do traçado, os bondes da linha Duque de Caxias farão o percurso em sentido contrário. Assim, a companhia fará correr bondes de todos os bairros, no sentido de servir os estabelecimentos de ensino e as repartições estaduais localizadas, em sua maior parte, nessa zona da cidade. A Companhia Força e Luz estuda também a construção de um ramal, passando pela frente do Theatro S. Pedro e que deverá entroncar com a futura Avenida Borges de Medeiros, ou, desde já, com a linha Duque de Caxias. Desse modo, todos os bondes poderão partir da frente do teatro, depois do espetáculo.”

_

‘Raid’ aéreo

“O aviador Casagrande iniciou ontem a sua grande prova aérea Itália-América do Sul, cuja partida vinha sendo ansiosamente esperada. Naturalmente, é o vivo interesse assinalado, pois há meses que se vinha falando na realização da grande travessia do Atlântico-Sul. À tarde, quando recebemos o despacho anunciando a partida do valoroso ‘ás’ italiano, afixamo-lo no nosso ‘placard’. Por toda a cidade começou logo a despertar entusiasmo, principalmente no seio da colônia italiana aqui domiciliada e que, desde já, se movimenta para render justas homenagens ao seu compatriota. É natural que isso aconteça. Nesta extraordinária travessia, trata-se de elevar ainda mais o prestígio da aviação italiana. A primeira [etapa] foi ontem mesmo coberta, com a chegada de Casagrande a Gibraltar, conforme o telegrama que nos enviou, à noite, o nosso correspondente. Resta agora que as outras etapas decorram como a de ontem, que já foi um bom prenúncio para a brilhante realização da grande prova. [...]”

_


Primeiras edições

Da edição de 5 de novembro de 1895, terça-feira, n. 30

Monarquistas I

“Ontem, em S. Paulo, por convite do dr. João Mendes de Almeida, houve, na casa de residência deste, uma reunião de caráter reservado dos partidários da monarquia. Foram apresentadas as bases da organização definitiva do Partido Monarquista e nomeadas as comissões que devem redigir o seu órgão na imprensa e um manifesto político, que deve aparecer até meados do corrente mês. Da comissão do manifesto fazem parte João Mendes de Almeida, Augusto de Queiroz, Sá e Benevides, Raphael Correia e Vieira de Carvalho. A comissão de imprensa é composta dos srs. Eduardo Prado, Francisco de Queiroz, Paula Souza, Ferreira Castilho, barão de Pirapetinguy e Léo de Affonseca.”

_

Monarquistas II

“Telegramas de Montevidéu referem que foram ali publicados recados procedentes desse Estado, e em parte reproduzidos pela agência Havas, noticiando o seguinte:

‘O governo federal descobriu uma conspiração tramada pelos imperialistas de S. Paulo, com ramificações em vários outros Estados, para restaurar a monarquia.

‘Por ordem do governo, foram interrompidas as comunicações telegráficas.

‘Há receio de que membros do ministério estejam também comprometidos na projetada restauração.

‘A população do Rio Grande do Sul é contrária a qualquer tentativa restauradora e, caso ela se dê, o Estado será declarado independente, sob o governo republicano.’ O correspondente do ‘Jornal do Commercio’ desta capital, transmitindo para aqui essa notícia, atribui tais telegramas a manejos políticos.”

_

Violência doméstica

“D. Antônia Cândida de Figueiredo deu queixa à subdelegacia de polícia do 2º distrito de que sua filha Amanda era maltratada pelo marido. A autoridade, averiguando o fato, soube não ser ele exato e declara que a polícia nada tem que ver com estas coisinhas de marido e mulher.”

_

O dia 5 de novembro na história

  • 1811 O padre José Matías Delgado inicia no território do atual El Salvador o movimento de independência do domínio colonial espanhol.
  • 1838 Honduras declara independência da República Federal da América Central.
  • 1849 Nasce em Salvador o jurista, diplomata, escritor e político Rui Barbosa, “Águia de Haia”.
  • 1872 A sufragista Susan B. Anthony desafia a lei que proibia o voto feminino nos EUA e é multada em 100 dólares.
  • 1911 A Itália anexa Trípoli e a Cirenaica, regiões da atual Líbia, após declarar guerra ao Império Otomano.
  • 1912 O democrata Woodrow Wilson é eleito presidente dos EUA.
  • 1914 França e Grã-Bretanha declaram guerra ao Império Otomano.
  • 1940 O democrata Franklin D. Roosevelt é eleito para seu terceiro mandato como presidente dos EUA, feito inédito.
  • 1941 Nasce em Nova Iorque o cantor, ator e poeta americano Art Garfunkel, famoso pela parceria com Paul Simon.
  • 1967 Nasce no Rio de Janeiro o rapper Marcelo D2, líder da banda Planet Hemp.
  • 1968 Richard Nixon, do Partido Republicano, é eleito presidente americano.
  • 1990 O rabino americano-israelense ultranacionalista Meir Kahane, fundador do movimento de extrema-direita Kach, é assassinado durante discurso em Nova Iorque.
  • 1996 O presidente paquistanês Farooq Leghari destitui o governo da primeira-ministra Benazir Bhutto e dissolve a Assembleia Nacional.
  • 1996 Bill Clinton é reeleito para a presidência dos EUA.
  • 1997 Morre em Oxford o teórico social e político, filósofo e historiador das ideias Isaiah Berlin.
  • 2006 O ex-presidente iraquiano Saddam Hussein é condenado à morte em julgamento por crimes contra a humanidade.
  • 2007 O primeiro satélite lunar chinês, Chang’e 1, entra em órbita.
  • 2007 O Google anuncia o seu sistema operacional Android.
  • 2007 Morre na Itália o ex-jogador e treinador sueco Nils Liedholm, ícone do Milan entre as décadas de 1940 e 1960.
  • 2015 Desastre de Mariana: o rompimento de uma barragem em Minas Gerais provoca catástrofe ambiental, matando 19 pessoas.
  • 2024 Donald Trump se torna o primeiro presidente americano a ser reeleito para dois mandatos não consecutivos desde 1892.


* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios

Mais Lidas