Multidão acompanha enterro do corpo de Ruy Barbosa no Rio

Multidão acompanha enterro do corpo de Ruy Barbosa no Rio

Correio do Povo do dia 7 de março de 1923, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Uma enorme multidão acompanhou o féretro de Ruy Barbosa.

publicidade

O fallecimento de Ruy Barbosa - Immensa multidão acompanhou o feretro

Rio, 5 - Foi um acto que se revestiu da mais solemne imponencia a trasladação do corpo do senador Ruy Barbosa, da Bibliotheca Nacional para o cemiterio de São João Baptista. Toda população desta capital, póde-se dizer, assistiu, profundamente emocionada, á ceremonia. Ás 9 horas da manhã, foi celebrada missa de corpo presente, sendo, então, suspensa a visitação publica para ser effectuado o acto religioso da missa. A essa ceremonia, que foi tocante, assistiram, apenas, os parentes, as pessoas mais intimas da familia, representantes do Senado, da Camara e dos Estados, dos governadores e demais autoridades. Quando a urna contendo os restos mortaes chegava ao exterior da Bibliotheca Nacional, toda a consideravel multidão, num gesto nobre de veneração e respeito e num só movimento descobriu-se expontaneamente. 

DIVERSAS 

O augmento das passagens da Força e Luz - A resolução da Força e Luz attinge a toda a população da capital. Si alguem se exime a esse novo onus são os poucos privilegiados, a quem o uso do automovel permitte dispensar o bonde. Mas a grande maioria, a maioria dos que trabalham, dos que vivem exclusivamente do producto de seu suor, essa é, em regra a dos que mais precisam do bonde e dos que vão ser mais uma vez sacrificados com o augmento. A nossa cidade occupa uma area enorme, area superior á de muitos outros centros urbanos de população bem mais elevada. Ora, o alto preço dos alugueis obrigou uma grande parte da população a fugir do centro para a peripheria. O modesto empregado no commercio, os operarios, os trabalhadores das fabricas não se podem permittir o luxo de residir em pontos centraes. Assim, as distancias que diariamente se vêm elles obrigados a percorrer, para ir da casa ao trabalho e regressar deste ao lar, não são para serem vencidas a pé. Sobre toda essa pobre gente, que não póde dispensar o bonde e que só graças a elle póde residir longe do centro, onde o custo das habitações seja mais acessivel; é sobre essa pobre gente já tão maltratada pela carestia inclemente dos mais indispensaveis elementos de vida, que mais pesadamente vae gravitar o augmento. 

TELEGRAMMAS

Politica rio-grandense 

Os successos de Camaquam

S. Jeronymo, 6 - Tem havido actividade da parte das autoridades locaes, por motivo dos successos de Camaquam. Segue daqui uma força de cerca de cem homens, organisada neste municipio, á qual foram aggregadas vinte praças da Brigada Militar. Essa força vae incorporar-se a outras em Camaquam afim de darem combate ás que são commandadas pelo coronel José Netto. Vae com o commandante o coronel João Carvalho, levando outros officiaes auxiliares. Hontem foi recebido da Brigada Militar o equipamento necessario, que foi transportado para o interior no caminhão da Intendencia e em carroças requisitadas aos negociantes João Carrião e José Bernardi. A força leva 250 cavallos requisitados á fazendeiros. 

O corpo provisorio creado em Vaccaria 

Caxias, 6 - Regressou para a Vaccaria a força de 50 homens pertencentes ao corpo provisorio da Brigada Militar creado ali. Essa força recebeu na estação local da Viação Ferrea armamento, munição e fardamento. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 7 de março na história

1694 - Fundação da Casa da Moeda Brasileira. 
1808 - Corte portuguesa chega ao Rio de Janeiro. 
1875 - Nasce o músico francês Maurice Ravel.
1934 - Hitler anuncia a fabricação de 3 milhões de carros Volkswagen na Alemanha. 
1990 - Morre o filólogo e jornalista Antônio Houaiss.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895