Mussolini discursa na instalação do Congresso Fascista em Nápoles

Mussolini discursa na instalação do Congresso Fascista em Nápoles

Correio do Povo do dia 26 de outubro de 1922, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Benito Mussolini à frente da marcha dos fascistas, em Nápoles.

publicidade

Inaugurou-se o Congresso Fascista 

Pelas ruas de Napoles desfilou um imponente cortejo

Napoles, 25 - Realisou-se com grande enthusiasmo a sessão de installação do Congresso Fascista, que se reuniu no Theatro S. Carlos. A cerimonia foi uma das mais imponentes de que ha memoria nesta cidade, desde 1860. O deputado Benito Mussolini, assumiu a presidencia do Congresso, pronunciou vibrante discurso, expondo o programma do partido, tendo sido, ao terminar delirantemente, acclamado pelos seus partidarios. Mais de 50 mil fascistas, fardados ou á paisana, desfilaram pelas ruas da cidade com bandeiras. O general Bonasca, commandante da guarnição real, dirigiu o policiamento, reinando perfeita ordem. 

DIVERSAS 

Monumento a Pinheiro Machado - O delegado fiscal, Bernardino de Sena Ferreira de Carvalho communicou á inpectoria da Alfandega desta capital, que attendendo ao que lhe foi solicitado pelo esculptor sr. Rodolpho Pinto do Couto, resolveu conceder-lhe isenção de direitos para seis caixas, contendo peças de um monumento funerario. Esse monumento é o que sera levantado no cemiterio desta capital, sobre o tumulo do senador Pinheiro Machado e mandado executar pelo governo do Estado.

Reclamações - Moradores da rua Barão do Triumpho, no Menino Deus, pedem-nos reclamemos a quem de direito sobre as irregularidades que se observam naquella rua, com relação ao serviço de asseio publico. Queixam-se os moradores, que ha mais de duas semanas não é feito a remoção de materiaes fecaes, com grave prejuizo, como é bem de ver, das condições hygienicas daquella zona.

Venda de predios da Santa Casa - A provedoria da Santa Casa, autorisada pela respectiva mesa administrativa, chamara, como se sabe, concorrentes para a compra de dous predios em mau estado, situados um á praça Marechal Deodoro, esquina da rua Richuelo, e outro, á rua 3 de Novembro, esquina da avenida Redempção. As propostas, em numero de duas, foram abertas hontem, na secretaria. 

TELEGRAMMAS

Politica rio-grandense

A successão presidencial do Estado 

Livramento, 25 - A convite da junta popular pró-Assis, daqui, o dr. Rego Lins realisou hontem uma conferencia no Theatro 7 de Setembro, discorrendo sobre o momento politico. O theatro estava cheio, vendo-se entre a assistencia muitas familias. O orador que falou por espaço de duas horas, estudou a situação politica rio-grandense referiu-se a reformas de que carece a administração, pôz em destaque os problemas vitaes do Estado e depois de outras considerações terminou dizendo que o momento não comporta emulações pessoaes, nem disputas de partido, pois a causa da liberdade do Rio Grande está acima dos programmas partidarios; appellava então para as energias civicas do povo santanense, recordando os serviços prestados pelos seus mortos illustres á liberdade e á grandeza do torrão natal. 

Caçapava, 25 - Ambas as correntes politicas estão intensificando os trabalhos de alistamento eleitoral para o proximo pleito presidencial. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 26 de outubro na história

1863 - Criação do futebol moderno pelos ingleses, com a definição das regras do jogo. 
1879 - Nasce Leon Trotsky, um dos líderes da Revolução Russa. 
1919 - São banidos do Brasil, como anarquistas, mais de 100 líderes sindicais dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.
1976 - Morre o pintor Di Cavalcanti. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895