Na Polônia, lei proíbe consumo de bebidas durante o final de semana

Na Polônia, lei proíbe consumo de bebidas durante o final de semana

Correio do Povo do dia 25 de fevereiro de 1922, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

A vodca é a bebida mais tradicional da Polônia.

publicidade

Uma grande campanha anti-alcoolica na Polonia

Varsovia, 22 - A prohibição que está sendo gradualmente applicada á Polonia por algum tempo vinha passando em silencio na Dieta polaca, mas a applicação do regulamento impedindo o uso de bebidas aos domingos, não sómente interessou á população como até tem vindo provocando discussões cada vez mais acaloradas, na Dieta. Essa lei dominical, cuja execução incumbe á policia fazer respeitar, com mão de ferro, prohibe, em absoluto, a venda de bebidas alcoolicas durante 48 horas, entre o sabbado e o meio-dia de segunda-feira. Os proprietarios de cafés e restaurantes formularam os seus protestos contra essa disposição, mas nada conseguiram das autoridades, em seu protesto.

DIVERSAS

Incendio no posto policial da Tristeza - Ante-hontem, á tarde, foi destruido por violento e rapido incendio, o posto policial da Tristeza. Dirige essa repartição o inspetor João Ramos, que reside com sua familia na propria casa onde estava installado o posto. O fogo irrompeu ás 17 horas , approximadamente, quando aquelle inspector se achava ausente, com todos os seus, banhando-se no Guahyba. Populares que notaram rôlos de fumo desprendendo-se da casa, arrombaram as portas e trataram de levar para a rua o mobiliario daquella repartição policial, bem como o que pertence á familia do inspector João Ramos, o que foi feito rapidamente, sendo tudo salvo. Segundo ficou apurado, o sinistro foi motivado por fagulhas de uma locomotiva da Estrada de Ferro do Riacho.

Bonde contra auto - Guiado pelo seu proprio dono, viajava, hontem, ás 17 horas, com destino ao centro da cidade, o auto de n. 807, de propriedade do sr. Oscar Neves, residente á rua Duque de Caxias n. 184-B, e actualmente veraneando na Tristeza. Ao passar o auto pela rua da Azenha, esquina Estrada do Mato Grosso, foi o mesmo apanhado pelo bonde n. 67, letra A, que seguia no sentido contrario. O auto soffreu diversas avarias, sendo mandado apresentar á Chefatura da Policia, para que fosse realizado um laudo sobre os damnos causados.

TELEGRAMMAS

As relações entre a Allemanha e o Brasil

Rio, 22 - Após longas e ponderadas conversações entre as chancelarias do Rio de Janeiro e Berlim, foram liquidadas, do modo mais satisfactorio possivel, ao que estamos informados de fonte segura, as nossas reclamações de guerra contra a Allemanha. O governo allemão attendeu a todas as reclamações feitas pelo Brasil, não só ao governo, mas tambem a particulares. Os detalhes destas felizes negociações, que não temos duvida de ver breve confirmadas pelo nosso governo, pois a redacção integral desta liquidação já está em viagem de Berlim para o Itamaraty, porão em destaque, mais que toda grita que se fizesse em torno da sua actividade, a actual administração da pasta do Exterior, destaque merecido e justo, porquanto a questão, agora tão favoravelmente aos nossos interesses resolvida, constitue um dos mais importantes problemas do actual governo affectos ao Itamaraty. O governo allemão agiu com toda deferencia e elevação de vistas durante as negociações.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 25 de fevereiro na história

1888 - Criação do Instituto Pasteur pela Santa Casa do RJ.
1935 - Louis Lumiére mostra em Paris uma sessão de cinema em relevo. 
1945 - Morre o escritor Mário de Andrade.
1959 - Dalai Lama, ameaçado pela China, refugia-se na Índia.
1990 - Sandinistas são derrotados em eleição na Nicarágua. 
1996 - Morre o escritor e jornalista Caio Fernando Abreu.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895