Navio Almirante Jaceguay chega a Porto Alegre

Navio Almirante Jaceguay chega a Porto Alegre

Correio do Povo do dia 2 de junho de 1922, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Local de desembarque de passageiros dos vapores no cais do porto.

publicidade

Atracação de navios no cáes 

Em consequencia das ordens dadas pela Capitania do Porto, a pedido da secretaria das Obras Publicas, o vapor “Almirante Jaceguay”, do Lloyd Brasileiro, chegado hontem, á tarde, atracou no cáes fronteiro á praça Senador Florencio. Os vapores dessa empreza, quer no dia de chegada, quer no de saida, atracarão no cáes, indo após para o trapiche da firma Frederico Mentz e Cia., á rua Voluntarios da Patria, onde farão a descarga e o recebimento da carga. O “Almirante Jaceguay” trouxe 73 passageiros, sendo 47 de primeira classe e 26 de terceira, e, após o desembarque dos passageiros, seguiu para o trapiche da firma Frederico Mentz e Cia., onde deu inicio a descarga dos volumes que conduzia. 

DIVERSAS 

Falta de vagões - Chegou, ante-hontem, a esta capital, o sr. Carlos Domingos Grivicich, presidente da Asociação Commercial de Erechim, afim de tratar dos interesses dos commerciantes daquella zona, que se queixam da falta de vagões. Hontem, a respeito da missão que o trouxe a esta capital, o sr. Grivicich foi recebido em audiencia pelo dr. Augusto Pestana, diretor da Viação Ferrea. Ao dr. Pestana fez sciente que nos ultimos quatro mezes aos 14 exportadores residentes em Erechim haviam sido fornecidos ao todo apenas quatro vagões para o transporte de madeiras, pelo que facil seria a qualquer pessôa aquilatar a situação aflictiva em que se encontram. 

A construcção de quarteis - Prosegue com actividade na Cachoeira a construcção dos varios edificios destinados ao alojamento do terceiro batalhão de engenharia, em terrenos cedidos pela Municipalidade dali. As obras que desde o inicio estão sob a competente direcção do engenheiro Victor Cavagnari, estão sendo atacadas com actividade sem parar e promettem attingir ainda maior rapidez, muito breve, visto já estarem os alicerces de dois outros edificios promptificados. Um dos alojamentos, com cerca de oitenta metros de comprimento, já esta no respaldo do frechal, onde agora está sendo collocado um anel monolitico de cimento armado. 

TELEGRAMMAS

Os festejos do centenario

Jaguarão, 31 - Esteve reunida aqui a commissão de festas do centenario, resolvendo sobre o programma dos festejos os quaes durarão tres dias. Consistirão elles de uma sessão civica, discursos e collocação de uma placa commemorativa na estatua da Liberdade, existente na praça 13 e Maio e bem assim de uma procissão civica. Serão oradores o coronel Adalberto Azevedo, e os srs. Luiz Vergara, Dorval Santos, Pedro Nunes e outros. Tambem haverá cavalhadas, corridas de argolinhas e fogos de artificio. 
Caxias, 1 - A municipalidade acaba de contractar com o esculptor Miguel Angelo Zambelli, a construcção de um monumento e mais obras de embelezamento do largo da Independencia. Essas obras serão inauguradas em 7 de setembro vindouro. A maquete, que foi examinada por uma commissão especialmente nomeada para este fim, obteve approvação. Foram constituidas diversas commissões para os festejos, em commemoração ao centenario da nossa independencia.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 2 de junho na história

1882 - Giuseppe Garibaldi, depois de retornar à Europa e lutar pela unificação da Itália, morre como herói dos dois mundos. 
1903 - Inauguração do bonde elétrico, em Ipanema. 
1953 - Coroação da rainha Elisabeth II, da Inglaterra.
1963 - Fim da escravidão na Arábia Saudita. 
1988 - Constituinte fixa em cinco anos o mandato de José Sarney.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895