No Parlamento, chanceler da Alemanha fala sobre a participação do país na Conferencia de Gênova

No Parlamento, chanceler da Alemanha fala sobre a participação do país na Conferencia de Gênova

Correio do Povo do dia 31 de maio de 1922, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Chanceler Joseph Wirth falando no Reichstag.

publicidade

Perante o Reichstag o chanceler Wirth expõe attitude da Allemanha

Berlim, 30 - O chanceller Wirth pronunciou, no Reichstag, um longo discurso referente á conferencia de Genova, iniciando as declarações ministeriaes sobre a attitude da delegação allemã na grande assembléa internacional, recentemente encerrada. O presidente do gabinete do Reich, referiu-se, em primeiro logar, a questão das reparações, dizendo que o problema havia sido discutido em Genova, mas não officialmente. Em seguida, o orador explicou o caso do tratado de Rapallo em que a Allemanha havia regulamentado, separadamente, os seus negocios com a Russia, em virtude, unicamente, do procedimento das nações promotoras da Conferencia de Genova. 

DIVERSAS 

Estrada de ferro de Palmares a Conceição do Arroio - A partir de 10 de junho proximo, ficarão supprimidas as estações de Rancho Velho e Passinhos, na estrada de ferro de Palmares a Conceição do Arroio, sendo a segunda substituida por uma parada. 

Pedro Weingartner - Segue, hoje, para S. Paulo, o laureado pintor Pedro Weingartner. Ali, realisará o consagrado artista rio-grandense uma exposição de numerosas telas, para a qual desde já se póde contar com o sucesso que lhe assegura a justa nomeada de que gosa o seu autor. Pedro Weingartner, que teve a gentileza de trazer-nos hontem, suas despedidas, leva outras telas, as quaes figurarão na exposição de Belas Artes, que se realisará no Rio, por occasião do Centenario da Independencia.

Recenseamento da população de Porto Alegre - Estão quasi ultimados os trabalhos de apuração do recenseamento do municipio de Porto Alegre. O sr. Olympio de Azevedo Lima, chefe do referido serviço, e autor de varias publicações desta natureza, está confeccionando um livro, onde traz, além de seu resultado discriminativo, por naturalidades, sexos, idades, estado civil, instrucção, etc., interessantes dados sobre Porto Alegre e seus districtos ruraes. Esse trabalho vem acompanhado de varias vistas da cidade e seus arrabaldes. 

TELEGRAMMAS

Inauguração do serviço de luz electrica

Santo Antonio da Patrulha, 28 - Realizou-se ante-hontem, ás 18 horas, a inauguração da luz electrica publica e particular nesta villa. Foram depois servidos doces, vinhos e cerveja a todos os presentes, usando ainda da palavra o intendente, Olavo de Carvalho Freitas. Seguiu-se animado baile pela inauguração da luz electrica. A população mostra-se satisfeita pelo acontecimento reinando enthusiasmo. 
Desastre de bonde 

Pelotas, 29 - Hontem á tardinha, um bonde typo imperial descarrilou emfrente ao Parque Ritter, devido ao excesso de velocidade. O bonde ia cheio de passageiros, tendo o menor Antonio Teixeira de Moraes ficado com uma perna esmagada de junto a um poste. Vitalino Rodrigues, motorneiro, culpado do desastre, fugiu, deixando o bonde. 

A situação no Paraguay

Buenos Aires, 30 - Estão interrompidas as communicações com o Paraguay. Viajantes chegados de Assumpção dizem ter estalado uma sublevação contra o governo Ayala.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 31 de maio na história

1893 - Surgimento da Associação Cristã de Moços (ACM). 
1924 - A URSS é reconhecida pela China. 
1930 - Nasce o ator e diretor de cinema Clint Eastwood. 
1962 - Adolf Eichman, carrasco nazista, é executado em Israel. 
1965 - Nasce a atriz Brooke Shields. 
1979 - Morre a pintora Djanira.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895