Notícias do levante: o combate do Caverá
A edição do dia 25 de novembro de 1924, terça-feira, noticiava
publicidade
“O comando da 3ª Região Militar forneceu-nos o seguinte comunicado oficial: ‘A coluna do tenente-coronel Januario Corrêa, que estava perseguindo os rebeldes comandados por Honorio Lemes, foi esperada por este, de emboscada, na zona do morro da Conceição e arroio Passo das Pedras, no município de Livramento. O encontro durou três horas, retirando-se Honorio Lemes precipitadamente, deixando quarenta e sete mortos e três feridos prisioneiros. O tenente-coronel revolucionário Polycarpo (vulgo Catinho) Pinto, gravemente ferido, faleceu enquanto estava sendo transportado para a ambulância da coluna Januario. Os outros feridos rebeldes foram levados na retirada, achando-se entre eles Theodoro Menezes e Quinote Bueno. Segundo informações recebidas, Theodoro faleceu em S. Leandro. As forças legais não perderam nenhum oficial: tiveram nove praças mortas, alguns feridos levemente, inclusive poucos oficiais; tomaram algum material bélico, inclusive dois fuzis-metralhadoras, cavalos, muitos dos quais encilhados, e perseguiram os rebeldes batidos num percurso de duas léguas. — (a) Cap. A. Villanova’”
Tensão no Egito
“O governo britânico deu o prazo de 24 horas ao governo do Egito para responder à sua nota, pedindo explicações sobre o assassinato do general sir Lee Stack e uma indenização de meio milhão de libras. Foi enviado para o Egito o batalhão inglês que faz parada na ilha de Malta. Os navios ingleses das flotilhas das águas egípcias e do Mediterrâneo receberam ordem de rigorosa prontidão. [...]”
Autorização
“[...] O delegado de polícia de Jaboticabal [Estado de São Paulo] acaba de estabelecer a muita de 50$000 aplicável aos barbeiros que forem surpreendidos desbastando [...] cabeleiras de senhoras que, no ato do ‘sacrifício’, não apresentarem, por escrito, autorização de pais, maridos ou tutores. [...] Como há de um ‘figaro’ do interior paulista escapar aos ardis femininos, tendentes a burlar autoridades paternas, cônjuges refratários às leis da moda? [...]”
Vandalismo
“Sexta-feira última, o dr. Octavio Rocha, intendente municipal, determinou que fossem colocadas as lâmpadas que faltavam na iluminação pública da Praia de Belas. No dia seguinte, 12 delas foram encontradas quebradas a pedradas. [...]”
Praga
“Uma densa nuvem de gafanhotos invadiu este município, voando, hoje, sobre a cidade, danificando as plantações nos quintais.”
O dia 25 de novembro na história
- 1343 Terremoto e tsunami no mar Tirreno atingem Nápoles e A República Marítima de Amalfi, causando mortes e destruição.
- 1491 A Reconquista é completada na Espanha com a tomada de Granada, última fortaleza moura na Península Ibérica.
- 1510 Forças portuguesas tomam a cidade de Goa, na Índia, que permanecerá sob domínio colonial por 451 anos.
- 1759 Terremoto no Mediterrâneo destrói as cidades de Beirute e Damasco, matando entre 30 e 40 mil pessoas.
- 1839 Um ciclone atinge o sudeste da Índia britânica: são estimadas cerca de 300 mil mortes.
- 1845 Nasce em Póvoa de Varzim, Portugal, o escritor Eça de Queiroz.
- 1973 O chefe da junta militar grega, Georgios Papadopoulos, é deposto em golpe da linha dura do exército.
- 1975 O Suriname obtém independência dos Países Baixos.
- 1984 O supergrupo Band Aid, um coletivo de músicos, grava em Londres o single “Do They Know It’s Christmas?” cuja renda é revertida para aliviar a fome na Etiópia.
- 1992 A Assembleia Federal da Tchecoslováquia vota pela divisão do país entre República Tcheca e Eslováquia a partir do ano seguinte.
- 2005 Morre o ex-jogador norte-irlandês George Best, considerado um dos melhores de sua geração.
- 2016 Morre o revolucionário comunista cubano Fidel Castro, líder do país entre 1959 e 2008.
- 2020 Morre na Grande Buenos Aires Diego Armando Maradona, considerado um dos melhores jogadores de futebol de todos os tempos.
* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios