Notícias sobre os movimentos armados em Passo Fundo repercutem pelo Brasil

Notícias sobre os movimentos armados em Passo Fundo repercutem pelo Brasil

Correio do Povo do dia 27 de janeiro de 1923, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

publicidade

O que se diz em S. Paulo sobre a situação no Rio Grande 

S. Paulo, 26 - O “Estado de S. Paulo”, affixou, hoje, ás 8 1/2 horas da manhã, a noticia de que se registrára um movimento armado em Passo Fundo, accrescentando que o dr. Borges de Medeiros pedira o auxilio federal. Essa noticia circulou rapidamente, attrahindo grande multidão á frente daquelle jornal. Depois do meio dia, os jornaes vespertinos receberam a confirmação da referida noticia, que se tornou o asssumpto do dia na cidade. A “Folha da Noite” publica a respeito, um artigo que occupa tres columnas. Começa dizendo que noticias desse Estado annunciam que estalou um movimento armado em Passo Fundo, não se podendo dizer que isso tenha causado grande surpreza, pois ha varios dias se receberam informações graves dali, sobre violencias praticadas pelo situacionismo. 

DIVERSAS

Chegada de immigrantes - No vapor “Almirante Jaceguay”, chegaram, hontem, do Rio de Janeiro, 110 immigrantes allemães, que se destinaram á região colonial. 

I Exposição de fructas e productos derivados - Realizou-se, ante-hontem, mais uma reunião do “comité” da Exposição a effectuar-se em Theresopolis no dia 3 de fevereiro proximo. Foi resolvido mais um grupo a ser julgado, isto é o grupo “Mudas fructiferas de pé franco e enxertadas”. O “comité” solicita, por isso, aos viveiristas que enviem suas mudas fructiferas, bem classificadas, afim de tornar conhecidos seus specimens, entre elles dos srs. Vicente Monteggia, João Truccolo e outros. Durante os dias em que durar a Exposição haverá quatro tendas para a venda de uvas e fructas, tendo sido fixado o preço de 2$000 para cada cestinha e de 1$0000 para cada bandeja. Senhoritas se encarregarão da venda e de ornamentar as tendas. Foi tambem resolvido realizar-se um concurso para premiar a tenda melhor organizada. Alem disto, em pavilhão especial haverá, por conta do “comité” venda avulsa de fructas e bebidas. Durante a noite, a praça D. Maria Luiza, o edificio da Exposição e a Egreja serão illuminados e haverá tambem cinema ao ar livre. Serão augmentados o numero de bondes da linha de Theresopolis.

TELEGRAMMAS

Borges de Medeiros

Caçapava, 26 - O partido republicano local realizou, hontem a noite, no edificio da Intendencia Municipal, uma reunião para festejar a posse do dr. Borges de Medeiros na presidencia do Estado. Foi orador official o major Balthazar Carvalho, secretario da commissão executiva do partido republicano. Foram passados muitos telegrammas de congratulações ao dr. Borges de Medeiros, assignados pelo intendente e conselheiros municipaes, membros da commissão executiva, republicanos e demais pessoas presentes. 

Um telegramma ao presidente da Republica 

Bagé, 26 - O Comité local Pró-Assis enviou ao presidente da Republica o seguinte telegramma: “O comité pró-Assis vem perante v. ex. fazer sentir a sua immensa tristeza ante o revoltante attentado contra o regimen instituido no Paiz. Com o reconhecimento e a posse do dictador que ha 25 annos infelicita o Rio Grande e que, abusando dos habitos ordeiros da população, pretende tripudiar sobre os desttroços da liberdade gaucha. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 27 de janeiro na história

1901 - Morre o compositor italiano Giuseppe Verdi. 
1906 - Nasce o compositor e arranjador Radamés Gnatalli.
1926 - Primeira transmissão de televisão é feita na Grã-Bretanha.
1945 - Os soviéticos libertam, durante a Segunda Guerra, os prisioneiros do campo de concentração de Auschwitz.
1995 - Os “Rolling Stones” fazem a primeira apresentação no Brasil. 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895