“Há dias já que os jornais têm publicado telegramas dizendo que o coronel João Francisco Pereira de Souza abandonara a revolução. Agora, o general Eurico de Andrade Neves, comandante da 3ª Região Militar, acaba de receber um despacho telegráfico do capitão Castello Branco, adido militar à Legação Brasileira em Montevidéu, comunicando ser esse fato verdadeiro. Acrescenta aquele telegrama que o coronel João Francisco, segundo declaração sua, abandonara a revolução por motivo de moléstia.”
João Francisco Pereira de Souza (1866-1953) foi coronel do Exército, positivista e um dos fundadores do Partido Republicano em sua cidade natal, Santana do Livramento. De comportamento caudilhesco, ganhou a alcunha de “Hiena do Cati” a partir do distrito entre Livramento e Quaraí que contava com um quartel da Brigada Militar (atualmente em ruínas) comandado por Pereira de Souza. O militar participou da Revolta Paulista em 1924 do lado dos revoltosos e na virada para o ano seguinte estava empenhado na Campanha do Paraná. Após se desentender com o general rebelde Isidoro Dias Lopes, se exilou na Argentina alegando problemas de saúde.
“O ‘Dever’ [diário bageense fundado em 1901, foi órgão oficial do Partido Republicano da cidade] acaba de afixar um telegrama dizendo que o revolucionário Julião Barcellos acaba de abandonar a revolução, apresentando-se ao coronel João Vargas, comandante do corpo auxiliar de Caçapava, ao qual pediu garantias.”
Antes da Borges
“Ontem o dr. Octavio Rocha, intendente municipal, atribuiu as escrituras de compra dos prédios ns. 54, 56 e 58 da rua General Paranhos pela quantidade de 28 contos de réis em apólices municipais, e o de n. 29, da praça Montevidéu, com fundos para a rua 15 de Novembro, pela quantia de 232:064$000. Uma comissão [...] fez a avaliação desses prédios. Pela mesma comissão já foram feitas outras avaliações de prédios para cuja compra o intendente está em negociações com os proprietários a fim de poder prosseguir na abertura do prolongamento da rua General Paranhos.”
A rua Gen. Paranhos era conhecida dos porto-alegrenses por diversos nomes, especialmente como Beco do Poço. Concentrava casebres e “espeluncas” de marginalizados e problemas de limpeza e higiene urbanas. Foi a antecessora da avenida Borges de Medeiros e se caracterizava pela elevação do terreno, subindo até a rua Duque de Caxias e então se estendendo em declive em direção à Cidade Baixa. O processo de transformação da região começou em 1922: em 1926 foi decidida a abertura da Borges, cortando o “morrinho”, culminando com a construção do viaduto Otávio Rocha, no início dos anos 1930.
O dia 24 de janeiro na história
- 41 O imperador romano Calígula é assassinado por tribunos pretorianos como parte de uma conspiração.
- 1835 Revolta dos Malês: negros muçulmanos escravizados se rebelam contra as autoridades brasileiras em Salvador.
- 1848 James W Marshall anuncia o descobrimento de ouro próximo a Sacramento, desencadeando a Corrida do Ouro da Califórnia.
- 1859 Os principados da Valáquia e da Moldávia se unem, lançando as bases da moderna Romênia.
- 1918 O calendário gregoriano é introduzido na Rússia por decreto do Conselho de Comissários do Povo.
- 1935 A companhia Gottfried Krueger inicia a venda da primeira cerveja enlatada.
- 1939 O mais mortal terremoto no Chile abala Chillán, matando cerca de 28 mil pessoas.
- 1943 Nasce em Dallas a atriz e modelo americana Sharon Tate, assassinada pelo culto de Charles Manson em 1969.
- 1946 A Assembleia Geral da ONU passa sua primeira resolução para estabelecer o Comitê de Energia Atômica da entidade.
- 1961 Nasce em Berlim ocidental a atriz e modelo Nastassja Kinski.
- 1965 Morre em Londres o estadista, oficial e escritor Sir Winston Churchill, duas vezes primeiro-ministro britânico.
- 1972 O sargento do Exército Imperial Japonês, Shoichi Yokoi, é encontrado na selva de Guam, no Pacífico, onde esteve escondido desde o fim da Segunda Guerra.
- 1977 Massacre de Atocha: cinco ativistas do Partido Comunista espanhol e do sindicato Comisiones Obreras são assassinados por extremistas de direita em Madri.
- 1980 Nasce em Passo Fundo o violonista e compositor Yamandu Costa.
- 1984 A Apple inicia a venda do PC Macintosh nos EUA.
- 2003 Morre em Turim o industrialista dono da Fiat, Gianni Agnelli.
- 2004 Morre em Cotia, interior paulista, o ex-jogador Leônidas da Silva, inventor da “Bicicleta”; liderou a Seleção nas Copas de 1934 e 1938.
- 2004 Lançada a rede social Orkut, logo tornada muito popular no Brasil.
- 2009 O ciclone Klaus atinge a costa sudoeste francesa, causando 26 mortes e interrupção dos serviços urbanos.
* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios
