“Desde que foi posta em vigor a nova tabela de passagens nos bondes da Companhia Força e Luz Porto-Alegrense, registraram-se, como temos noticiado, sérios atritos entre condutores e passageiros, em todas as linhas. Provinham esses incidentes, como é sabido, não só do sistema adotado quanto à demarcação das seções, como também devido aos talões fornecidos aos passageiros.
Como era de prever, esses atritos se foram avolumando, ao ponto de, ontem, terem degenerado em graves conflitos, havendo sido até seriamente danificados carros daquela companhia.
Como se vê, não tem sido lisonjeiro o resultado que se tem obtido da execução da cláusula XVI do novo contrato da companhia, além da diminuição de rendas dos bondes, verificada nos últimos dias, não contando ainda prejuízo resultante da danificação do material.
Até ontem, não havia sido resolvida pelos poderes competentes a situação criada pela execução — errônea, a nosso ver — dessa cláusula, execução que tantas queixas e reclamações tem motivado. [...]
Ontem, por volta das 13h15, vinha para o centro da cidade o bonde aberto letra ‘P’ roxo, de nº 13, o qual trazia a lotação enormemente excedida. Ao chegar na esquina da Avenida da Redenção [atual avenida João Pessoa] com a Rua da República, o condutor do ‘P’ deu início à cobrança da 2ª seção das passagens. Os passageiros então começaram a exasperar-se, explodindo o seu descontentamento com a Força e Luz, defronte ao depósito de carros dessa companhia. Como um relâmpago, os passageiros, munidos de pedras e bengalas, quebraram quase todas as lâmpadas elétricas, um banco, o relógio da marcação, a campainha e muitos vidros do ‘P’. Estacionados naquele local estavam, na ocasião, os bondes ‘R’, de nº 31, e ‘G’, de nº 86. Aos gritos de ‘quebra’, ‘arrebenta’, o povo rapidamente invadiu os referidos elétricos, danificando-os completamente.
O ‘R’ teve 16 vidros e todas as lâmpadas quebradas. O ‘G’ ficou com 11 vidros, muitas lâmpadas e 3 ventiladores de vidro quebrados, e os estofos de vários bancos arrebentados.
Enquanto o povo, na sua faina destruidora, danificava os bondes, o pessoal empregado da Força e Luz, amparado pelo agente do 2º posto, de nº 303, procurava dispersar a multidão, travando-se então uma luta, sendo disparados diversos tiros: um, pelo 303, e os outros pelos passageiros.
Nessa ocasião, um empregado da Força e Luz deu uma violenta pancada, com uma alavanca, no colegial Itagiba Câmara, com 13 anos de idade. O referido menor foi levado, imediatamente, para a 2ª Ambulância Pública e ali medicado pelo dr. Joaquim Rache Vitello.
Foi preso, pela polícia e conduzido ao 2º posto, José Marques, com 41 anos de idade, casado, brasileiro e residente à Rua Baroneza do Gravatahy, o qual, munido de um martelo, quebrava os vidros dos elétricos e arrancava o horário dos bondes colocado na estação da Força e Luz.
[...]
Corre, com muita insistência, uma outra versão sobre a origem do fato acima. Ei-la:
Na Avenida Redenção, pouco antes da Rua Lopo Gonçalves, embarcou no ‘P’ roxo um operário da ‘Livraria do Globo’, o qual pagou imediatamente a passagem de 200 rs. À esquina da Rua da República, portanto duas e meia quadras do local onde havia embarcado, o operário foi abordado pelo condutor, que lhe exigiu mais 100 rs. O operário então protestou, no que foi secundado por outros passageiros, entre os quais um mais exaltado, que quebrou uma lâmpada. O ‘P’, passado este ligeiro incidente, continuou sua marcha até defronte ao depósito de carros, onde o condutor e o motorneiro desceram, solicitando a presença do agente 303, que se dirigiu ao elétrico a fim de efetuar a prisão do operário. Foi, então, nessa ocasião que começaram as depredações.
No arrabalde da Floresta, diversos passageiros quebraram, ontem, também por volta das 13 horas, muitos vidros e arrebentaram algumas cortinas do bonde letra ‘F’, de nº 49.
Às 19 horas, mais ou menos, os passageiros de um bonde ‘P’ que demandava o fim da linha do Menino Deus fizeram descarrilar o comboio do mesmo. Com a chegada da polícia, os ânimos serenaram e o comboio foi reposto na linha, continuando o tráfego para aquele arrabalde. [...]”
_
Lobos
“Este ano, deu-se uma invasão de lobos na região de Moscou, como nunca houve igual. Foram mortos mais de mil lobos. Muitas pessoas foram feridas.”
_
Escândalo
“Ontem, no Theatro Lyrico [do Rio de Janeiro], quando uma atriz da Companhia do Casino de Paris, fazendo um papel, despojou-se do quimono que vestia, surgindo nua em cena, a plateia, manifestando-se, vaiou a atriz, melindrada. A polícia, com grande custo, acalmou o distúrbio, realizando várias prisões, que, mais tarde, foram relaxadas.”
_
O dia 7 de outubro na história
- 1571 A esquadra da Liga Santa derrota as forças otomanas em Lepanto, litoral grego, interrompendo momentaneamente o avanço turco na Europa.
- 1826 A Granite Railway, uma das primeiras estradas de ferro dos EUA, começa a operar.
- 1828 A cidade de Patras é liberada do domínio otomano por uma força expedicionária francesa na Guerra de Independência da Grécia.
- 1849 Morre em Baltimore aos 40 anos e em circunstâncias misteriosas o escritor, poeta e crítico literário americano Edgar Allan Poe.
- 1864 Durante a Guerra Civil Americana., o navio Florida, dos Confederados, é capturado pela embarcação Wachusett, da União, no porto de Salvador, na Bahia.
- 1919 A companhia aérea holandesa KLM é fundada: é a mais antiga ainda a operar com seu nome original.
- 1928 O corpo da imigrante italiana Maria Féa, assassinada pelo marido, é descoberto dentro de mala no porto de Santos enquanto seguia para a Europa.
- 1932 O Manifesto de Outubro, de Plínio Salgado, lança oficialmente o movimento ultranacionalista e fascista Ação Integralista Brasileira.
- 1934 Integralistas e antifascistas se enfrentam em batalha campal na Praça da Sé, no centro de São Paulo, resultando na fuga dos integralistas, sete mortos e 30 feridos.
- 1949 Formada a República Democrática Alemã (Alemanha Oriental).
- 1952 Nasce em Leningrado o atual presidente da Rússia, Vladimir Putin.
- 1955 Nasce o violinista virtuose franco-americano Yo-Yo Ma.
- 1959 A nave soviética Luna 3 transmite as primeiras fotografias do lado oculto da lua.
- 1968 Nasce em Wellingborough o músico inglês Thom Yorke, líder da banda Radiohead.
- 1973 O exército brasileiro lança a terceira investida contra a guerrilha do Araguaia.
- 1973 Nasce em Irará, na Bahia, o ex-goleiro Dida, campeão mundial com a Seleção Brasileira na Copa de 2002.
- 1976 Nasce e, Lagoa da Prata, Minhas Gerais, o ex-jogador Gilberto Silva, campeão mundial com a Seleção Brasileira na Copa de 2002.
- 1977 Adotada a quarta constituição da URSS.
- 1981 Hosni Mubarak é escolhido como presidente egípcio, substituindo Anuar El-Sadat, assassinado no dia anterior.
- 1982 Estreia na Broadway o famoso musical “Cats”.
- 1984 Nasce no Paraná Anna Paula Bettencourt Caldeira, o primeiro bebê de proveta (fertilização in vitro) do Brasil e da América Latina.
- 1987 Nacionalistas sikh declaram a independência do Calistão (região do Punjab) da Índia, mas nunca obtiveram reconhecimento internacional.
- 1993 A Grande Enchente de 93 termina em St Louis, no Missouri, 103 dias após o nível das águas do rio Mississippi subirem.
- 2001 Começa a invasão americana do Afeganistão, iniciando a mais longa guerra da história dos EUA.
- 2006 A jornalista russa Anna Politkovskaya é assassinada em Moscou, levantando suspeitas sobre o envolvimento do governo Putin.
* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios
