Novo zelador das Ruinas de São Miguel

Novo zelador das Ruinas de São Miguel

Correio do Povo do dia 24 de janeiro de 1924, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

As ruínas de São Miguel passou a contar com um zelador

publicidade

As ruinas de S. Miguel

O dr. Ildefonso Soares Pinto, secretário das Obras Públicas do Estado, quando esteve, ha pouco, em visita á villa de Santo Angelo, autorisou o chefe da Commissão de Terras de Santa Rosa, dr. João de Abreu Dahne, a destacar em S. Miguel um empregado da referida commissão, ao qual fica affectada a conservação das ruinas ali existentes e que são o testemunho historico da civilisação que floresceu em epocas remotas. As ruinas de S. Miguel vão ser cuidadas por um zelador, que terá á seu cargo limpar o matto que as circunda, por forma a poderem ser administradas pelos innumeros visitantes que de toda a parte ali accorrem.

DIVERSAS

Exposição de fructas, flôres e productos derivados - Os preparativos do pavilhão da exposição agro-pecuária continuam com enthusiasmo. O dr. José Montaury, intendente de Porto Alegre, enviou uma turma de trabalhadores para ali, tendo tomado diversas outras providencias. No pavilhão do Menino Deus, onde se realisará o certamen, encontram-se sempre funccionarios do Syndicato Agricola e membros da commissão organisadora. Os expositores podem se dirigir, pois, directamente, ali para a escolha do espaço necessario para seus mostruarios. Dentro do pavilhão acham-se installadas tres tendas que ficam á disposição dos que ahi desejam vender seus productos, de accôrdo com o regulamento do certamen.

Falta d’agua - Moradores da rua Felix da Cunha, quadra entre as ruas Christóvão Colombo e Marques do Pombal, queixam-se da falta d’agua que ultimamente se tem feito sentir em suas casas, onde o precioso liquido só apparece a altas horas da noite.

Construcção de um edificio - Está chegando á praia do Cassino, no municipo de Rio Grande, O fornecimento do material para o edificio que o “The Western Telegraph Company” vae erguer á beira-mar. Esse edificio deverá ficar concluido dentro de tres mezes. As obras estão a cargo do constructor sr. Albertino Moraes.

TELEGRAMMAS

O fallecimento de Lenine

Detalhes sobre os ultimos momentos do chefe communista

Moscou, 23 - Communicado official, publicado depois da morte do soviet, Nicolat Lenine, pelo governo da Russia dos soviets, este declara que “cumprirá a vontade dos operarios camponezes russos, de conformidade com os desejos do fallecido “leader” bolchevista.

Paris, 23 - “Le Temps” insere um telegramma de Moscou sobre os ultimos momentos do presidente da Republica dos Soviets. Lenine - diz o telegramma teve um desfallecimento ás 5 horas da manhã e veio a fallecer ás 7 horas, em consequencia de uma paralisia dos centros respiratorios. A morte de Lenin - accrescenta o despacho - causou profundo pesar por toda a parte, especialmente entre os membros do congresso pan-russo dos soviets. O corpo vae ficar exposto ao publico durante tres dias.

Moscou, 23 - Os medicos que assistiram ao chefe do governo dos soviets por occasião da sua morte, dizem que Lenine deixou de existir inesperadamente.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 24 de janeiro na história

  • 1932 - Jesuítas são expulsos da Espanha e têm seus bens confiscados.
  • 1942 - Nasce o jogador de futebol português Eusébio.
  • 1965 - Morre o estadista inglês Winston Churchil.
  • 1984 - Mário David Andreazza lança candidatura á presidência do Brasil.
  • 1986 - Greve geral na Argentina tem 97,4% de adesão.
  • 1991 - Morre o banqueiro Amador Aguiar.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895