O assalto fracassado de Tupanciretã e outros reveses
A edição do dia 3 de dezembro de 1924, quarta-feira, noticiava
publicidade
“Pelo Quartel General da 3º Região Militar foi-nos fornecida a seguinte nota: ‘Cerca de 800 rebeldes de S. Luiz, sob o comando do capitão Prestes e tenentes Brasil Cabral e Gay, pretenderam hoje, às 5 horas, tomar Tupaceretan. O ataque dos rebeldes foi imediatamente repelido pelo destacamento do coronel Francellino Cesar de Vasconcellos, composto de forças do Exército e auxiliares da Brigada Militar, operando em última ligação. Às 5 horas e meia o destacamento atacou os rebeldes, durando o combate 7 horas e terminando pela retirada dos rebeldes, que deixaram cerca de 30 mortos, além dos feridos. As forças legais tiveram 2 mortos, inclusive o bravo capitão das forças auxiliares Theodolindo Costa, e dez feridos. Foi aprisionado o rebelde João Baptista Pereira Terra, que declarou julgarem os rebeldes Tupaceretan desguarnecida.
“Uma força sob o comando do chefe legalista Vasco Costa atacou os rebeldes comandados pelos uruguaios Pedro Medina, Ramão Silva e o brasileiro Ferico Costa, na Picada Felippe, nas costas do Jaguarão. Os rebeldes internaram-se nos matos, passando muitos para o Uruguai [...]’”
“Segundo notícias oficiais, ontem, recebidas nesta capital, as autoridades paraguaias apreenderam junto ao porto Minuto um comboio de rebeldes das forças do coronel João Francisco com a seguinte carga: 80 caixas de fuzis Mauser, 8 canhões, 10.500 tiros, várias caixas de munição, 5 caixas de gasolina, 1 automóvel e 40 sacas de café.”
Novo cemitério
“[...] publicamos em nossa edição de domingo último uma reportagem [...] na qual tratamos da necessidade absoluta que se fazia sentir relativamente à instalação do cemitério de S. João. [...] O dr. Octavio Rocha, intendente municipal, acaba de determinar ao dr. Sylvio Brum, engenheiro municipal, que proceda a estudos para completa construção da nova necrópole, medida essa que virá tirar de dificuldades os moradores dos respectivos distritos. Ainda por determinação do intendente, as obras deverão ser atacadas com a maior brevidade possível [...]. O novo cemitério [...] deverá servir não só aos moradores dos 3º e 4º distritos como aos dos lugares denominados Passo da Areia, Passo do Sarandy, Várzea do Gravatahy, Passos das Pedras, Mangueira e Feijó. [...]”
Salteadores
“Na fronteira deste município [S. Francisco de Paula] com o de S. Sebastião do Cahy, no lugar denominado Faria Lemos, anda perambulando um grupo de salteadores chefiados pelo ex-sargento provisório Lobo. O referido grupo tem cometido várias tropelias. A polícia de Caxias já o perseguiu, não tendo conseguido capturá-lo.[...]”
O dia 3 de dezembro na história
- 1894 Morre em Samoa o escritor escocês Robert Louis Stevenson, autor de “O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde”.
- 1910 A iluminação de neon é demonstrada pela primeira vez pelo engenheiro francês George Claude em Paris.
- 1912 Morre Prudente de Morais, o primeiro presidente civil da República brasileira.
- 1919 Morre o pintor francês Pierre-Auguste Renoir, um dos principais nomes do impressionismo.
- 1920 Assinado o Tratado de Alexandropol, encerrando a Guerra Turco-Armena.
- 1925 Assinado o acordo final entre o Estado Livre Irlandês, a Irlanda do Norte e o Reino Unido, formalizando a Partição da Irlanda.
- 1930 Nasce em Paris o diretor, roteirista e crítico franco-suíço Jean-Luc Godard.
- 1938 Publicado o Decreto de Utilização de Propriedade Judaica na Alemanha nazista, obrigando judeus a vender bens abaixo dos valores de mercado.
- 1944 Inicia a Dekemvriana, período de confrontos em Atenas entre militantes de esquerda e forças governistas apoiadas pela Grã-Bretanha.
- 1948 Nasce na Inglaterra o músico Ozzy Osbourne, líder da banda Black Sabbath.
- 1967 O primeiro transplante de coração é realizado na Cidade do Cabo, África do Sul.
- 1979 O aiatolá Khomeini se torna Supremo Líder do Irã, a maior autoridade política e religiosa do país, durante a Revolução Iraniana.
- 1984 Desastre de Bhopal: o vazamento do gás de isocianato de metila de uma fábrica da empresa Union Carbide na Índia causa a morte imediata de cerca de 3800 pessoas, cerca de 6000 posteriormente e a intoxicação de quase 500 mil.
- 1984 Publicada no Japão a primeira edição do mangá Dragon Ball.
- 1992 Em caráter de teste, a primeira mensagem de texto para um telefone móvel é enviada.
- 1994 O primeiro PlayStation é lançado pela Sony no Japão.
- 2021 A cidade neozelandesa de Auckland sai do lockdown por vacinação completa contra a Covid-19.
* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios