A edição de 19 de agosto atualizava a situação dos rebeldes paulistas, agora fugitivos perseguidos pelo interior.
“Disse ele [o tenente legalista Pessoa Cavalcanti] que o grosso dos sediciosos ruma a Presidente Prudente depois de ter sido derrotado em Salto Grande. [...] declarou que estavam cercados no rio Santo Anastácio, de encontro aos barrancos do rio Paraná, o qual não poderão eles transpor devido às correntezas. Do outro lado do rio, e de armas à vista, estão os homens do general Nepomuceno da Costa à sua espera. [...]”
Política para doentes mentais
“O governo do Estado assinou decreto regulamentando a assistência de alienados. [...] É um grande passo dado para nos colocarmos de acordo com as necessidades e exigências da época em que vivemos. O nosso velho hospício São Pedro já correspondeu, na época em que foi criado, não somente às necessidades que o reclamavam, mas às prescrições da psiquiatria de então. Hoje era um anacronismo essa instituição de funções quase nulas, constituindo apenas um estabelecimento de reclusão para insanos, sem as condições de um verdadeiro hospital. [...] A concepção moderna do louco já se não compadece com os processos de violência, de contenção forçada, de reclusão absoluta a que ele já foi condenado por preconceitos que a ciência demoliu definitivamente. [...] Para esses infelizes, muitas vezes um bom regime, impossível numa penitenciária, é um princípio de reabilitação.”
Eleonora Duse
O Correio reproduzia crônica do jornalista e diretor cinematográfico italiano Lucio D’Ambra sobre a morte de Eleonora Duse, celebrada atriz, considerada uma das mais importantes de sua época.
“[...] Estamos na primavera. Mas que triste primavera é para a Itália esta em que a mais pura voz da poesia dramática do mundo apagou-se sem que um coração italiano pudesse ouvir para transmiti-la a todos a sua última palavra! Última palavra que talvez fosse a que lhe ouvi falando de Sarah Bernhardt: ‘Viver entre estrangeiros, sim, é possível... Mas morrer, não’...”
O dia 19 de agosto na história
- 1692 Cinco (de um total de 19) dos acusados de bruxaria no processo de Salem, na América colonial, são enforcados.
- 1816 A ilha de Java (na atual Indonésia) retorna ao domínio holandês após 5 anos de controle britânico.
- 1839 O processo fotográfico do daguerreótipo é publicado integralmente com instruções em Paris “livre para o mundo” como um presente do governo francês.
- 1848 O New York Herald é o primeiro grande jornal o leste americano a reportar a descoberta de ouro na Califórnia.
- 1881 Nascimento do compositor George Enescu, na Romênia.
- 1919 O Afeganistão declara independência após quase um século de controle britânico.
- 1944 Liberação de Paris: batalha iniciada nesse dia levou à rendição da última guarnição nazista na cidade.
- 1944 As últimas tropas japonesas são expulsas da Índia.
- 1953 Os serviços secretos dos EUA e da Grã-Bretanha colaboram para a derrubada do primeiro-ministro eleito Mohammad Mossadegh no Irã, restabelecendo o xá Reza Pahlevi.
- 1989 Piquenique Pan-Europeu: centenas de alemães orientais cruzam a fronteira austro-húngara, marcando uma brecha na Cortina de Ferro, em uma demonstração pacífica.
- 1991 Golpe de Agosto: tentativa de golpe de estado por conservadores do Partido Comunista na URSS busca depor o presidente Mikhail Gorbatchóv. Três dias depois o golpe fracassa.
- 1995 Mike Tyson retorna aos ringues após cumprir 3 anos de detenção e vence Peter McNeeley em 89 segundos.
- 1999 Manifestações de dezenas de milhares de pessoas em Belgrado pedem a demissão de Slobodan Milosevic, presidente da Sérvia e Montenegro.
- 2001 Michael Schumacher vence o GP da Hungria e se sagra campeão de Fórmula 1 pela quarta vez.
- 2003 Ataque a bomba na sede da ONU em Bagdá mata o diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello e outras 21 pessoas.
* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios
