O commercio e o momento politico

O commercio e o momento politico

Correio do Povo do dia 16 de março de 1924, domingo, noticiava:

Correio do Povo

A primeira sede da Associação Comercial de P. Alegre foi inaugurada em 1858

publicidade

DIVERSAS

Como se sabe, a Assoclação Commercial, do Rlo de Janeiro, convocou uma reunião das associações de classe, que se realisou no dia 21 de fevereiro, afim de congregar o commercio e a industria para o alistamento eleitoral dos commerciantes, industriaes e auxiliares do commercio e industria. Essa reunião foi presidida pelo sr. Araujo Franco, presidente da Associação Commercial e da Federação das Associações Commerciaes do Brasil, que expôz os motivos que a determinaram, nella ficando, entao, deliberado pelos representantes das olasses que compareceram á reunião, que a Associação Commercial do Rio de Janeiro se dirigisse a todas as congeneres, no Brasil, solicitando-lhes a adhesão á sua iniciativa.

A Associação Commercial de Porto Alegre recebeu, ha dias, um officio-ciroular daquella co-irma, firmado pelo sr. Heifor Beltrão, secretario geral, convidando-a a adherir à iniciativa approvada na grande reunião, realisada em 21 do mez passado, tendo o sr. Alberto Bins, presidente da directoria, convocado a esta para tomar conhecimento do convite recebido, assim como para tratar de assumptos de interesse geral e social.

A reunião da directoria da Associação Commercial de Porto Alegre effectuou-se, no dia 12 do mez corrente, as 15 horas, tendo a ella comparecido, além do presidente, sr. Alberto Bins, de srs. Adel Carvalho e Raul de Lima Santos, directores, 1° e 2: secretarios, respectivamente; Oscar Paetzel, diretor, 1° thesoureiro; Octavio Barreto, Joaquim Amaro da Silveira, Carlos Soares Bento, Carlos Lubisco, Emilio Rothfuchs, directores, tendo deixado de comparecer, por motivos justificados, os srs. Oswaldo Barcellos da Silva, F. G. Bier, Edmundo Fróes de Oliveira, Fred. Trein, Brasil Cesar, Carlos Jullo Becker e Almiro Franco, directores, e o sr. Marcos A. Alves de Azambuja, vice-presidente. Sendo legal o numero de directores para poder funcionar em sessão, de accôrdo com as disposições dos estatutos, o sr. Alberto Bins, presidente, depois de tratados e discutidos os assumptos ordinarios, mandou ler o officio da Associaçao Commercial, do Rio de Janeiro, solicitando á desta capital sua adesão para que tratasse, aqui, de promover o alistamento eleitoral. O convite foi amplamente apreciado e discutido resolvendo-se responder, contra o unico voto do sr. Adel Carvalho, que a Associação Commercial de Porto Alegre não podia acquiescer ao pedido que lhe fora formulado.

A grafia da época está preservada nos textos acima.

CRONOLOGIA

O dia 16 de dezembro na história

  • 1919 - Morre Rodrigues Alves, presidente eleito, vítima de gripe espanhola, sem chegar a tomar posse
  • 1926 - Nasce Jerry Lewis, ator e cineasta norte-americano
  • 1935 - Nasce Juca de Oliveira, ator e teatrólogo
  • 1940 - Nasce Bernardo Bertolucci, cineasta
  • 1941 - Nasce Juarez Machado, artista plástico

O dia 17 de dezembro na história

  • 1808 - Ultimato da Coroa portuguesa a Buenos Aires dá início ao conflito pela Banda Oriental (Uruguai)
  • 1911 - China; lei proíbe casas de ópio e maus-tratos a prisioneiros
  • 1019 - Nasce Nat King Cole, cantor norte-americano
  • 1921 - Nasce Antônio Maria de Araújo Moraes, jornalista e compositor
  • 1938 - Nasce Rudolf Nureyev, bailarino russo

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895