O confronto polaco-russo

O confronto polaco-russo

Correio do Povo do dia 3 de outubro de 1920, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Conferência de Paz de Riga

publicidade

O confronto polaco-russo 

Prosseguem, em Riga, as negociações entre os delegados bolchevistas e polacos, para celebração do armisticio e estabelecimento dos preliminares da paz, que ha de por termo do conflicto entre a Polonia e a Russia dos soviets. Até aqui a marcha das negociações - tragicamente interrompidas pela morte subita, durante as deliberações, do general Polivanoff, delegado russo - não tem sido muito rapida. Ha pontos capitaes, em que as duas partes parecem estar de accordo: tal é, por exemplo, a questão do reconhecimento da independencia da Lithuania e da Ukrania. Resta saber com que espirito, com que gráo de sinceridade, principalmente os russos se propõem a respeitar essa independencia que estão promptos a reconhecer. Uma questão em que o accordo, talvez, não seja completo é o da fixação das fronteiras daquelles dous novos Estados. Sobretudo em relação a Lithuania é muito de crêr que os russos tudo farão para atiral-a contra a Polonia.

DIVERSAS

O carvão rio-grandense - A Companhia Carbonifera Rio-Grandense está intensificando, de dia para dia, a extracção de carvão nas minas de Butiá, situadas no municipio de S. Jeronymo. No mez de setembro findo foram ali extraidas 5.000 toneladas de carvão, devendo essa producção ser duplicada e triplicada dentro de poucos mezes. Augmentando a sua producção, a Carbonifera Rio Grandense tem augmentado o numero de embarcações para o transporte de combustivel sendo tambem ella uma das principaes accionistas da Companhia Brasileira de Transporte, empreza expressamente organisada para transportar carvão.

Republica Portugueza - Passa, terça-feira proxima, 5 do corrente o 10º anniversario da proclamação da Republica, em Portugal.

Santa Casa - Na Santa Casa de Misericordia existiam, hontem, 421 pessoas em tratamento entraram 18; sairam 19; falleceu 1.

A falta d’agua - Moradores da rua Commendador Coruja pedem-nos reclamemos da Intendencia Municipal, providencias sobre a falta d’agua.

TELEGRAMMAS

Serviço de abastecimento d’agua

Cachoeira, 2 - O dr. Annibal Loureiro, intendente municipal, autorisado pelo governo do Estado , assignou o contrato para a acquisição do material hydraulico e destinado ao abastecimento de agua a esta cidade. Para receber o material, que está depositado na estação de S. Sebastião, seguirá hoje o engenheiro encarregado das obras municipaes. O serviço de abastecimento de agua será iniciado immediatamente, sendo possivel que seja terminado em 4 mezes. Essa noticia causou intensa satisfação no seio da população desta cidade.

Os reis da Belgica no Brasil

S. Paulo, 2 - Começaram, hoje, os trabalhos de ornamentação das ruas e praças para a recepção aos reis da Belgica, os quaes serão recebidos na fronteira do Estado pelo secretario do Interior. É provavel que formem, aqui, em homenagem aos soberanos belgas, dez homens do Exercito, da policia, collegiaes e reservas.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 3 de outubro na história

1817 - É colocada a pedra fundamental da Igreja do Rosário na Capital.
1869 - Inauguração do Mercado Público de Porto Alegre. 
1915 - Nasce o ator Grande Otelo. 
1930 - Começa a Revolução de 30 no Rio Grande do Sul.
1955 - Leonel Brizola é eleito prefeito de Porto Alegre. 
1965 - Nasce a cantora Adriana Calcanhoto.

O dia 4 de outubro na história

1836 - Prisão do líder farroupilha Bento Gonçalves. 
1879 - Morre no Rio de Janeiro o legendário General Osório. 
1970 - Morre a cantora norte-americana Janis Joplin. 
1978 - SNI divulga que os telefones do presidente Ernesto Geisel estavam grampeados. 
1998 - Fernando Henrique Cardoso é reeleito presidente do Brasil. 

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895