O Congresso das Uniões Communistas

O Congresso das Uniões Communistas

Correio do Povo do dia 5 de julho de 1921, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O Congresso das Uniões Comunistas contava com delegados de 20 países

publicidade

O Congresso das Uniões Communistas

Riga, 4 - O Congresso internacional das Uniões Communistas, que constitue a secção da Terceira Internacional, iniciou hoje os seus trabalhos em Moscou, Achando-se presentes duzentos delegados representando vinte paizes, inclusive a America do Norte. Segundo nota official fornecida pelo directorio central dos communistas da Russia, esses delegados representam por sua vez dezessete milhões de trabalhadores. 
Riga, 4 - Segundo diz o jornal “Investia”, de Moscou, proseguem as investigações sobre os antecedentes e actividades de todos os membros do partido communista, estando suspensas a admissão de novos membros até 1º de outubro. 

DIVERSAS

Imposto sobre a renda - A Associação Commercial de Santa Maria, tendo recebido uma circular da Federação das Associações Commercias do Brasil, solicitando a sua intervenção junto ao governo deste Estado, no sentido de ser conseguido apoio da bancada rio-grandense no Congresso Nacional para substituição do imposto sobre a renda para pela obrigatoriedade das contas assignadas, conforme uma mensagem dirigida pelo presidente da Republica, no dia 2 de junho ao Congresso, endereçou ao dr. Borges de Medeiros, um officio pedindo á s. exc. todo o seu auxilio e apoio para que os representantes deste Estado concorram para a solução do problema que vem preocupando o commercio do paiz.

Independencia dos Estados Unidos - Transcorreu, hontem, mais um annivesario da proclamação da independencia dos Estados Unidos. Por esse motivo, conservaram-se embandeirados não só o consulado daquelle paiz, como os demais consulados aqui existentes. Muitas foram as pessoas que compareceram ao consulado daquella nação amiga, afim de apresentar cumprimentos ao respectivo consul, sr. Samuel Lee. S. s. tambem recebeu varios telegrammas de congratulações daqui e do interior, pela passagem de data tão cara para a grande nação norte-americana. 

TELEGRAMMAS

Elevação dos preços dos telephones

Julio de Castilhos, 4 - Muitos assignantes dos telephones em vista da elevação de seus preços, mandaram retirar os apparelhos das suas casas.

Foot-ball 

Taquara, 4 - Hontem, apezar do mau tempo, realizou-se o anunciado match amistoso entre o 1º team do Tabajára, e do S. C. Taquarense, desta cidade. Antes do inicio da pugna, a directoria do Taquarense offereceu um ramalhete de flores naturaes aos players visitantes. A victoria coube ao Taquarense por 7 X 1. Á noite foi offerecido um chá dançante aos visitantes. Nessa occasião, a missão do Tabajara offereceu um ramalhete de flores naturaes a um grupo de torcedores do Taquarense.

A luta entre fascitas e communistas

Roma, 3 - Segundo informa Il Tiempo, em conflictos occorridos em Grosseto, morreu um fascista. Um communicado fascista diz que nos conflictos travados quinze communistas foram mortos, ficando numerosos feridos.

A grafia da época está 
preservada nos textos acima

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895