O coração da Capital abalado pelo fogo

O coração da Capital abalado pelo fogo

A edição do dia 13 de março de 1925, sexta-feira, edição n. 61, noticiava

Juliano Bruni
Violento incêndio atingiu a região central da Capital gaúcha. O episódio dá uma amostra do aspecto urbano ainda simples da Porto Alegre da década de 1920: casas de madeira ocupavam espaços que, muito em breve, receberiam imensos edifícios, alterando para sempre as feições da cidade

Violento incêndio atingiu a região central da Capital gaúcha. O episódio dá uma amostra do aspecto urbano ainda simples da Porto Alegre da década de 1920: casas de madeira ocupavam espaços que, muito em breve, receberiam imensos edifícios, alterando para sempre as feições da cidade

publicidade

“Antes das duas horas da madrugada de hoje o fogo destruiu o prédio n. 6 da praça da Alfândega, que se prolonga até a rua da Ladeira. No prédio n. 6 da praça da Alfândega era estabelecida a ‘Casa Econômica’, de propriedade do sr. Fabio Leivas, que negociava com doces, cigarros, frutas, conservas e principalmente venda de bebidas. Era uma velha casa, a que uma pintura ainda fresca, de vermelho carregado, dava um aspecto decente, completado pelo mobiliário interno de boa aparência. A parte superior desse edifício compunha-se de uma área, servindo de frente a um sótão antiquado que se prolongava até a rua da Ladeira. Nesta outra rua, isto é, aos fundos da ‘Econômica’, com a numeração de 11 e 13, eram estabelecidos o ‘Salão Ideal’ e o cabeleireiro Ernst Dreyssig. Os edifícios adjacentes ao prédio sinistrado são a Casa Bahiana e o British Bank of South America, cujas instalações se prolongam da praça da Alfândega até a rua da Ladeira. O fogo irrompeu no prédio n. 6 da praça da Alfândega, de onde foi visto por um ‘chauffeur’ de praça, que imediatamente o comunicou ao Corpo de Bombeiros. As labaredas cresciam justamente ao centro do prédio onde se achava instalada a ‘Casa Econômica’. Já então duas horas, o fogo lavrava intensamente, transformando o interior da Casa Teutônia numa imensa fogueira que expelia densos rolos de fumo. Consumido o telhado, as labaredas começavam a lamber a parede externa do edifício do British Bank of South America. A Casa Bahiana achava-se protegida pelo vento, que soprava em sentido oposto. Logo de início os bombeiros esbarraram num sério obstáculo para arrombar a guarnição de ferro que defendia o prédio, envolta como estava em densa fumaça. A esse tempo, aluíam os armários da ‘Econômica’, precipitando-se sobre as armações de vidro, que eram espatifadas. O capitão Pozzo Bravo afinal conseguiu distender as mangueiras à praça da Alfândega. O telhado da Casa Bahiana, galgado rapidamente pelos bombeiros, deu-lhes acesso à área a que já nos referimos, iniciando-se então energicamente os trabalhos de extinção na parte superior do edifício, que era simultaneamente invadido no andar térreo por outras mangueiras. Ao mesmo tempo, graças aos esforços do coronel Cunha Rasgado, comandante do Corpo de Bombeiros que acorrera ao local, os trabalhos de extinção eram ativados e desdobrados pela rua da Ladeira, onde foi invadido por diversas mangueiras o prédio n. 11. Também nesta outra rua já as labaredas começavam a lavrar com intensidade, favorecidas pelo material velho e facilmente queimável da construção. Após ingentes esforços dos bombeiros, o fogo entrou finalmente a declinar. [...]”

Conflitos brasileiros

“Negociações de paz — O correspondente do jornal ‘El Plata’ em Santa Rosa departamento de Artigas, comunica que informações de fonte autorizada dizem que fracassaram as negociações para a paz nas quais se achavam empenhados o deputado rio-grandense João Simplicio e os dirigentes revolucionários. [...]

“A luta nos sertões — Transcrevemos de ‘O Combate’, de São Paulo: ‘Telegrafam da Parahyba que o dr. João Suassuna, presidente do Estado, designou a cidade de Patos para a sede do 2º batalhão de polícia, recentemente criado. Com a recente distribuição de forças levada a efeito pelo comandante de polícia, ficou o Estado em condições de oferecer pronta e eficaz resistência aos grupos de bandoleiros que, de quando em quando, infestam a zona sertaneja. Ainda há pouco, a força estadual repeliu com vantagem a tentativa feita pelos cangaceiros no município de Alagoa Monteiro, na fronteira pernambucana.

‘Foi efetuada pela polícia volante, no interior do Estado do Piauhy, a prisão do dr. Raymundo Lustosa Nogueira Paranaguá e a de Honorio Gran, chefes revolucionários dos dois grupos em luta nos municípios de S. Raymundo, Corrente e Bom Jesus. Trata-se de uma velha luta que vinha ensanguentando o interior do Piauhy. O dr. Nogueira Paranaguá, pertencente a uma antiga família nortista que contou entre os seus o marquês de Paranaguá, estadista do Império, esteve há pouco no Rio, reclamando providências do governo federal contra o projetado extermínio dos seus parentes por motivos políticos. Ao que parece, nada, conseguiu e daí a luta, provavelmente terminada com as prisões efetuadas.’

‘Informam de Januária, em Minas, que o governo do Estado está concentrando na cidade de São Francisco os destacamentos policiais daquele município e outras marginais ao rio S. Francisco, com receio de uma incursão dos jagunços que se acham em armas no sertão baiano sob o comando do coronel Horacio de Mattos. Em Januária ficaram apenas duas praças, que são impotentes para manter a ordem na cidade, onde aumentou ultimamente o número de vadios.’

“Em Santa Catarina e Paraná — O dr. Borges de Medeiros recebeu ontem os seguintes telegramas: ‘Quartel General de Guarapuava, 11 — Acabo de receber comunicação do coronel Paim ter seu destacamento destroçado completamente as forças de Fidencio Mello, que conseguiu escapar. As forças comandadas por Prestes e Siqueira de Campos vão se retirando e oferecendo pouca resistência. Congratulo-me com v. ex. por mais esse golpe desferido contra os perturbadores da ordem pública pela gloriosa coluna gaúcha. Viva a República — General Rondon’ ...]”

As feiras livres

“Para domingo próximo, às 7 e 1/2 horas, está marcada a inauguração da primeira feira livre criada pela municipalidade. Como já noticiamos, ficará ela situada à avenida S. Pedro, esquina da avenida Bahia, estando já armado o pavilhão onde irá ela funcionar. O dr. Ricardo Cauduro, posto à disposição da municipalidade pela Escola de Engenharia para instalar as feiras, está trabalhando ativamente para terminar esses trabalhos. Diariamente tem ele tratado também de obter fornecedores de gêneros de todas as qualidades, encontrando entre comerciantes horticultores o mais franco apoio. Entre anteontem e ontem percorreu ele os vários institutos da Escola de Engenharia a fim de ver quais os produtos que eles poderiam oferecer a fim de serem vendidos. Em cada um deles encontrou o mais franco apoio, por parte dos respectivos diretores. Assim, o Instituto Experimental de Agricultura, que funciona em Viamão, enviará para a feira a ser inaugurada domingo próximo ovos, galinhas, feijão miúdo, línguas, carne de porco salgada, batatas, sementes de várias qualidades, mel, cera e pão misto especial. O Instituto de Zootecnia, também situado no vizinho município, concorrerá com marmelos, morangas, queijo duro, pimentão, melancias, leitões, charque e carne fresca. Por sua vez, o curso Feminino, desta capital, remeterá hortaliças de várias qualidades e o Instituto Borges de Medeiros, vinho, leitões, capim elefante de diversas qualidades e semente. São esses os principais produtos que enviarão os diversos institutos da Escola de Engenharia e que há muito tempo vendem seus produtos. [...]”

O dia 13 de março na história

  • 1781 O planeta Urano é descoberto pelo astrônomo e compositor germano-britânico William Herschel.
  • 1815 Napoleão Bonaparte é declarado fora-da-lei pelo Congresso de Viena após a sua fuga da ilha de Elba.
  • 1881 O czar russo Alexander II é assassinado em São Petersburgo por membros da organização revolucionária Narodnaya Volya (Vontade Popular).
  • 1920 A tentativa de golpe conhecida como Kapp Putsch fracassa ao tentar derrubar a República de Weimar em Berlim.
  • 1925 O estado americano do Tennessee aprova lei que proíbe o ensino da Teoria da Evolução nas instituições educacionais.
  • 1930 O Observatório Lowell, do Arizona, EUA, anuncia a descoberta do planeta-anão Plutão.
  • 1940 A Guerra do Inverno entre a Finlândia e a URSS é oficialmente encerrada após a assinatura do Tratado de Paz de Moscou.
  • 1943 A Alemanha nazista executa a “liquidação” final do Gueto de Cracóvia, na Polônia: 2 mil judeus são enviados para campos de trabalho, 3 mil para Auschwitz e 2 mil são assassinados nas ruas.
  • 1963 Nasce em Rosario o músico e cineasta argentino Fito Páez.
  • 1964 O presidente João Goulart anuncia as Reformas de Base no Comício da Central do Brasil, no Rio, ponto de inflexão para o civil-militar e a implantação da ditadura.
  • 1966 Nasce em Olinda o cantor e compositor Chico Science, fundador do movimento manguebeat.
  • 1972 Grã-Bretanha e China restabelecem relações diplomáticas após 22 anos.
  • 1977 Estreia na Rede Globo o programa humorístico “Os Trapalhões”.
  • 1979 O movimento revolucionário New Jewel derruba o primeiro-ministro de Granada em golpe de estado.
  • 2013 O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio é eleito papa por conclave no Vaticano.
  • 2019 Dois ex-alunos matam 8 pessoas e cometem suicídio em escola de Suzano, na região metropolitana de São Paulo.
  • 2020 Katerina Sakellaropoulou toma posse como a primeira mulher presidente da Grécia.


* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895