Há um Século no CP

O Correio se torna ilustrado

A edição do dia 15 de março de 1925, domingo, edição n. 63, noticiava

Quase exclusivamente verbais, os jornais até o início do século XX em geral não contavam com imagens em suas páginas. Fotografias, ilustrações e outros elementos gráficos foram incorporados gradativamente conforme as condições técnicas passavam a permitir (o mesmo valendo para a viabilidade econômica das publicações). Em 1925, o Correio iniciou a publicação de vinhetas desenhadas por artistas contemporâneos ilustrando os principais temas abordados, uma verdadeira inovação
Quase exclusivamente verbais, os jornais até o início do século XX em geral não contavam com imagens em suas páginas. Fotografias, ilustrações e outros elementos gráficos foram incorporados gradativamente conforme as condições técnicas passavam a permitir (o mesmo valendo para a viabilidade econômica das publicações). Em 1925, o Correio iniciou a publicação de vinhetas desenhadas por artistas contemporâneos ilustrando os principais temas abordados, uma verdadeira inovação Foto : CP Memória

O Correio do Povo acompanhava a evolução gráfica que marcou o jornalismo nos anos 1920 e, conforme anunciado alguns dias antes, passava a contar com ilustrações em suas páginas. A primeira série apareceu à página 6 do dia 15 de março de 1925, com desenhos do artista Helio Seelinger.

“— Nós vamos sair na Aleluia?... Qual é o itinerário?...

— O itinerário é carça branca, chapéu de paia com fita clareante.

— Quanto gastaste no Carnaval?...

— 300 e poucos paus...

— Ah! Diverti-me mais do que tu. Gastei uns 800 e tantos…

Durante o Carnaval era só champanhe, ‘fois gras’, ‘petit pois’... Agora, uns arroz, com feijão boiando…

Que saudades das palavras doces... Era só — meu anjo, minha linda máscara, meu dominó fascinante...”

A febre tifóide em Porto Alegre

Há dias, publicamos uma notícia dizendo que nesta capital havia um grande número de pessoas atacadas de febre tifóide. Acrescentamos que também se registraram vários casos fatais. É uma moléstia que todos os anos nesta época faz entre nós regular número de vítimas. Este ano, não pequeno foi o número de pessoas atacadas de tifo, havendo por isso casos em domicílios e no hospital da Santa Casa. Sabedor disso, um representante desta folha dirigiu-se ao hospital da antiga praça da Caridade.

Na Santa Casa. Dissemos acima que na Santa Casa havia um bom número de doentes desta enfermidade. De fato, ali estão nada menos de 33 pessoas atacadas de tifo, sendo que este número já foi superior O mais interessante é que os enfermos se encontram em sete enfermarias, quando anos atrás isso não ocorria, o que quer dizer que, desta vez, baixaram maior número de pessoas ao hospital. Assim nos ocuparemos das enfermarias para pobres e de clínica médica, únicas que comportam os que se acham atacados de febre tifóide.

Na enfermaria "Dr. Masson". Uma das primeiras enfermarias em que encontramos enfermos de febre tifóide é a 3ª, denominada "Dr. Masson", nome de extinto médico do hospital. Tem ela como diretor dr. Jacintho Godoy e como adjunto o professor Marques Pereira. Nesta enfermaria, que tem 37 leitos, acham-se recolhidos 2 enfermos do sexto masculino.

Na enfermaria "Manoel Py". Na enfermaria "Manoel Py", há 22 leitos para doentes homens. Os recolhidos ali de febre tifóide são em número de 4. Esta enfermaria tem como diretor o professor Annes Dias e como adjunto o dr. Argemiro Galvão.

Na enfermaria "Dr. Octavio de Souza". Uma das novas enfermarias da Santa Casa é a denominada "Dr. Octavio de Souza" que tem como diretor o conhecido médico que dá o nome a esta moderna sala. Como adjuntos prestam os seus serviços os drs. Thomaz Mariante e João Lisboa Azevedo. Dos 33 leitos existentes na enfermaria de que agora nos ocupamos, 8 são ocupadas por enfermos homens atacados de febre tifóide

Na 10ª enfermaria. As três primeiras enfermarias de que acima nos ocupamos são de clínica médica para homens. Agora nos ocuparemos da 10ª enfermaria, destinada a clínica médica para mulheres. É seu diretor o dr. Graciano Sá, que tem como adjuntos os drs. Oscar Dias Campos e Saverio Truda. Presentemente é a enfermaria que tem maior número de enfermas atacadas da moléstia de que estamos tratando. Dos 17 leitos existentes na 10ª enfermaria, 9 são ocupados por enfermos de febre tifóide.

Enfermaria Provedor Amorim. A enfermaria "Provedor Amorim", recentemente reformada, tem presentemente a seguinte direcção: dr. Carlos Leite, diretor; drs, Carlos Pitta Pinheiro e Armando Barcellos, adjuntos. Dos 22 leitos, 2 são ocupados por doentes de tifo.

Nas enfermarias de crianças e de 2ª classe. Mais duas enfermarias da Santa Casa tem doentes de febre tifóide. Assim na enfermaria "Dr. Barcellos Filho", de medicina de crianças, há um doentinho desta moléstia. Nos quartos de 1ª classe, tanto de homens como de mulheres, não se aceitam portadores de febre tifóide, que são, entretanto recebidos nas enfermarias de 2ª classe, a cargo dos drs. Flores Soares, H. Varnieri e Oswaldo de Souza. E pelo que conseguimos saber, recolhidos à 2ª classe existem 7 enfermos do sexo masculino.

A maior parte desses doentes tem o diagnóstico clínico confirmado pelos dados de exames de laboratório; em outros, os sintomas da moléstia, bem evidentes, dispensam a pesquisa subsidiária da reação de soroaglutinação de Widal. Recapitulando temos: 8 enfermarias de clinica 8 geral na Santa Casa e destas, sete recolhem atualmente trinta e três doentes portadores de febre tifóide.

O dia 15 de março na história

  • 44 a.C. O general e estadista romano Júlio César é assassinado por conspiradores durante sessão do Senado.
  • 1626 A represa de San Ildefonso colapsa, causando alagamentos que matam entre 2 e 4 mil pessoas na cidade mineradora colonial de Potosí, na atual Bolívia.
  • 1830 Nasce em Sainte-Foy-la-Grande o geógrafo e filósofo anarquista Élisée Reclus.
  • 1848 Começa a Revolução Húngara contra o controle Habsburgo, buscando maior representatividade e liberdades civis.
  • 1874 France e Vietnã assinam o Segundo Tratado de Saigon, posteriormente reconhecendo a total soberania francesa sobre a Conchinchina (metade sul do Vietnã).
  • 1900 Nasce no Recife o sociólogo, antropologista, historiador, escritor, jornalista e político Gilberto Freyre, autor de “Casa Grande e Senzala”.
  • 1917 O czar Nicolau II abdica do trono, encerrando 304 anos da dinastia Romanov na Rússia.
  • 1921 Tallat Pasha, ex-grão vizir do Império Otomano e arquiteto do genocídio armênio durante a Primeira Guerra, é assassinado em Berlim por Soghomon Tehlirian, armênio de 23 anos.
  • 1922 Com a independência nominal do Egito pela Grã-Bretanha, Fuad I se torna rei do Egito.
  • 1937 Morre em Providence o escritor americano H. P. Lovecraft, expoente da literatura fantástica e de horror.
  • 1939 A Alemanha nazista invade e anexa as regiões da Boêmia e Morávia da Tchecoslováquia.
  • 1951 A indústria petrolífera do Irã é nacionalizada.
  • 1975 O presidente Ernesto Geisel oficializa a fusão entre os estados da Guanabara e do Rio de Janeiro (antigo Distrito Federal), mantendo a denominação do último.
  • 1985 Estreia na TV japonesa Asahi o seriado tokusatsu Jaspion; foi exibido no Brasil a partir de 1988.
  • 1990 O jornalista iraniano Farzad Brasoft é enforcado pelo governo iraquiano, apesar do apelo internacional, acusado de espionagem.
  • 1998 Morre em Niterói o cantor e compositor Tim Maia, icônica figura da música brasileira.
  • 2011 Começa a guerra civil na Síria, ainda em desenvolvimento, entre rebeldes opositores e o regime de Bashar al-Assad.
  • 2019 Começam os protestos populares em Hong Kong contra projeto de lei relativo a extradição de criminosos fugitivos.

O dia 16 de março na história

  • 1872 Na primeira final da mais antiga competição entre clubes de futebol do mundo, a FA Cup, o Wanderers FC vence o Royal Engineers AFC por 1 a 0 em Londres.
  • 1911 Nasce em Günzburg o médico alemão e oficial nazista Josef Mengele, o “Anjo da Morte”.
  • 1924 A cidade de Rijeka (na atual Croácia) passa a fazer parte do Reino da Itália rebatizada como Fiume.
  • 1925 Terremoto em Dali, no sul da China, causa a morte de cerca de 5 mil pessoas.
  • 1935 Adolf Hitler ordena o rearmamento da Alemanha, em franca violação ao Tratado de Versalhes pós-Primeira Guerra.
  • 1938 Nasce em Buenos Aires o ex-jogador, treinador e médico argentino Carlos Bilardo, técnico campeão da Copa de 1986.
  • 1939 Hitler proclama a Boêmia e a Morávia (partes constituintes da Tchecoslováquia, dissolvida) como protetorados alemães.
  • 1941 Nasce em Parma o cineasta italiano Bernardo Bertolucci.
  • 1945 Cerca de 90% da cidade alemã de Würzburg é destruída em apenas 20 minutos de bombardeio aliado, matando ao menos 4 mil pessoas.
  • 1968 Massacre de My Lai, durante a Guerra do Vietnã: em flagrante crime de guerra, tropas americanas matam entre 300 e 500 civis desarmados, a maioria mulheres, crianças e idosos.
  • 1978 O ex-primeiro ministro italiano Aldo Moro é sequestrado pelo grupo terrorista Brigadas Vermelhas e é assassinado após 55 dias.
  • 1984 William Buckley, chefe da CIA no Líbano, é sequestrado pelo grupo Hezbollah e morre no cativeiro.
  • 1988 A cidade curda de Halabja sofre ataque químico ordenado pelo presidente iraquiano Saddam Hussein, matando cerca de 5 mil pessoas.
  • 1990 O governo Collor congela poupanças e contas bancárias para tentar conter a hiperinflação.
  • 1995 O Mississippi ratifica formalmente a 13ª Emenda, se tornando o último estado a aprovar a abolição da escravidão nos EUA.
  • 2010 Incêndio nos Túmulos de Cassubi danificam severamente o único local de Uganda na lista do Patrimônio Mundial da Unesco.
  • 2014 A população da Criméia vota em controverso referendo para separar a região da Ucrânia e passar à Rússia.


* O jornal não circulou na segunda-feira, dia 15 de março de 1925


** A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios

Mais Lidas