O Couraçado São Paulo na Europa

O Couraçado São Paulo na Europa

Correio do Povo do dia 11 de novembro de 1920, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Couraçado São Paulo.

publicidade

O Couraçado S. Paulo na Europa

Londres, 10 - O sr. Souza Spinola, adido naval brasileiro, irá a Porthsmouth ultimar os pormenores do programma das homenagens que serão prestadas á officialidade do Couraçado S. Paulo por occasião da estada deste naquelle porto. Alem da costumada visita dos officiaes á Academia Naval de Osborne, á Escola de Artilharia e aos estabelecimentos navaes de Porthsmouth, constará desse programma uma visita dos marinheiros brasileiros a diversos outros estabelecimentos. Os seus camaradas britannicos offerecer-lhes-ão “lunchs” de que participarão grupos de 100 pessoas. As autoridades resolveram facilitar o ingresso dos marinheiros do Brasil no theatro de Porthsmouth e os officiaes visitarão Londres em dois grupos, visitando especialmente o Parlamento e o observatório de Green-wich e fazendo uma excursão a Windsor, onde almoçarão. O commandante do S. Paulo apresentar-se-á ás autoridades navaes de Londres e o embaixador Domicio da Gama offerecerá um banquete em honra da officialidade daquella unidade de guerra brasileira.

DIVERSAS

Historia do Rio Grande do Sul -O arcebispo metropolitano d. João Becker mandou adoptar nas escolas catholicas desta archidiocese, a “Historia do Rio Grande do Sul”, de auctoria do nosso colaborador João Maia.

Vapor Porto Alegre - Do plano inclinado do estaleiro dos srs. Alcaraz & Comp., situado na ilha do Chico inglez, desceu, hontem, o vapor Porto Alegre, que ali soffreu varios reparos. O referido vapor por estes dias reencetará as suas viagens para Santo Amaro.

Revista do Sul - “A Revista do Sul”, que aqui apparece sob a direcção do nosso collaborador Coruja Netto e do quintannista de medicina Vicente de Modena, dará domingo proximo, pela manhã, o numero correspondente á 1ª quinzena deste mez. Além dos seus numerosos collaboradores actuaes a Revista apresentará neste numero varios outros. A parte illustrada, carinhosamente cuidada muito concorrerá para o exito desta edição. A Revista do Sul vem, incontestavelmente melhorando dia a dia a sua feição, material e intellectual, de modo a impor-se - como tem feito - e ser hoje uma das melhores publicações atuais.

A safra de fumo -Noticias recebidas da região colonial informam que, continuando o tempo excellente, até agora se tem plantado grande quantidade de fumo. Por isso espera-se que a safra de 1921 seja bastante avultada.

Anniversario reggio - Passa, hoje, mais um anniversario natalicio do rei Vittorio Emanuelle III, da Italia.

TELEGRAMMAS

Construcção de uma egreja

Garibaldi, 10 - Começaram, hontem, os trabalhos da demolição da egreja, onde será construida a nova matriz, estando se procedendo ao desaterro e nivelamento do respectivo terreno.

Ainda o regresso dos reis belgas

Rio, 10 - Endereçado de Bruxellas pelo rei, pela rainha e pelo principe Leopoldo recebeu o presidente da Republica o seguinte telegramma: “ No momento em que a rainha e meu filho chegam a Bruxellas queremos todos os tres dizer a v exc., ainda uma vez, com maravilhosa é a lembrança que guardamos da nossa incomparavel viagem e agradecer á v.exc., assim, como á sra. Pessoa, um acolhimento que jamais poderemos esquecer. Alberto, Elizabeth e Leopoldo.

Navios ex-allemães arrendados pelo Brasil á França

Paris, 10 - O sr. Rodrigo Octavio após regressar de Bruxellas, teve na embaixada do Brasil uma longa conferencia com os srs. Conty e Seydoux a proposito dos navios ex-allemães. As negociações, a respeito, entaboladas promettem uma solução.

Greve em Berlim

Paris, 9 - Os trabalhadores municipaes de Berlim approvaram a declaração de gréve.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 11 de novembro na história

1901 - Motor movido a álcool é apresentado em Paris, na França.
1918 - Primeira Guerra: Alemanha assina acordo de armistício com os aliados.
1940 - Primeiro modelo de Jeep é apresentado pela Willys. 
1951 - Perón é reeleito presidente da Argentina.
2015 - Chacina da Grande Messejana: onze pessoas são assassinadas e sete ficam feridas em Fortaleza.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895