O embate com os revoltosos no Passo das Carretas

O embate com os revoltosos no Passo das Carretas

A edição do dia 11 de dezembro de 1924, quinta-feira, noticiava

Juliano Bruni

Após serem severamente acossados no Passo do Velhaco, os líderes revolucionários Honorio Lemes e Zeca Netto sofrem nova perseguição na região de Caçapava. Os legalistas mais uma vez conseguem pôr os rebeldes em fuga, apreendendo grande quantidade de artigos como armas, munições, cavalos e suprimentos. Na batalha o grupo dos caudilhos teve a perda dramática de 26 combatentes

publicidade

“O Quartel General da 2ª Região Militar forneceu-nos on- tem sobre este combate a seguinte nota: ‘O tenente-coronel Aragão Bozano, com o 11º corpo auxiliar que persegue tenazmente os rebeldes de Honorio Lemes e Zeca Netto, depois de os ter derrotado junto ao Arroio Velhaco ou das Tainhas, ao sul de Caçapava, alcançou-os no dia 7 do corrente no Passo Caldeirão, no Arroio Irapuã, perto de Caçapava, havendo esses dois chefes rebeldes e sua gente fugido a toda pressa, deixando os assados nos espetos e tomando duas léguas de avanço. No dia 8 os rebeldes entrincheiram-se no Passo das Carretas, na margem direita do Camaquam, aproveitando a posição dominante que, para ser atacada, exigia a passagem do mencionado Passo a descoberto. O tenente-coronel Bozano não hesitou; apesar dos rebeldes haverem assestado uma metralhadora, forçou a passagem do Camaquam e, com uma brilhante carga, tomou a posição inimiga e caiu sobre as reservas dos rebeldes, debandando-os e perseguindo-os légua e meia, perseguição que só, cessou com o cair da tarde. Os rebeldes tiveram 26 mortos e deixaram nas mãos do vencedor 28 armas, 1226 tiros, 39 lanças, 34 arreios e 300 cavalos. A força legal perdeu o bravo capitão Ladeira Lisboa e teve feridos o dr. Mario Muratori e o sargento João Alves. [...] O capitão Ladeira enterrou-se com os rebeldes, esgotou as balas do revólver e morreu combatendo a espada. O sargento João Alves também entreverou-se e foi ferido combatendo a arma branca. Os prisioneiros declaram que os rebeldes julgavam a posição inexpugnável. — Cap. Amaro Villanova’”

Luzes das vitrines

“[...] muitos comerciantes americanos têm adotado ultimamente o processo de iluminar durante certas horas do dia as vitrinas de suas lojas com luz elétrica. Notaram eles que, conforme a inclinação da luz solar, os vidros dos mostradores, em vez de refletirem os seus artigos em exposição, refletem as pessoas que passam, as cenas da rua e os edifícios fronteiros. Nessas condições, as mulheres que transitam olham furtivamente para as vitrinas, não para observarem as joias e os objetos nelas expostos, mas para realizarem a ingênua coquetaria de se mirarem de passagem [...]”

Prolongamento dos bondes

“[...] Há no serviço de bondes de Porto Alegre um erro inicial a que é necessário atender: o do próprio traçado das linhas que não consulta o interesse público. O bonde é aqui o veículo para todos [...] Ora, uma das linhas que está a clamar por alongamento é indubitavelmente a da Azenha, que deve estender-se até o cemitério, subindo a íngreme ladeira que o antecede. [...] As pessoas que não podem utilizar-se de um auto, e que são a grande maioria da população, quando vão à nossa necrópole veem-se obrigadas a galgar, a pé, a áspera encosta, às vezes sob sóis ardentes. [...]”

O dia 11 de dezembro na história

  • 1868 O Império do Brasil derrota as forças paraguaias na Batalha do Avaí, durante a Guerra do Paraguai.
  • 1890 Nasce (supostamente em Toulouse, França) o cantor e compositor Carlos Gardel, principal figura do tango.
  • 1901 O engenheiro e inventor italiano Guglielmo Marconi transmite o primeiro sinal de rádio através do Atlântico entre a Inglaterra e o Canadá.
  • 1910 Nasce no Rio de Janeiro o sambista, cantor e compositor Noel Rosa.
  • 1913 A “Monalisa” de Leonardo Da Vinci é recuperada em Florença após ter sido roubada do Louvre em 1911 pelo italiano Vincenzo Perugia.
  • 1918 Nasce o escritor Aleksander Solzhenitsyn, autor de “Arquipélago Gulag” e prêmio Nobel de literatura.
  • 1937 A Itália abandona a Liga das Nações em consequência da Segunda Guerra Ítalo-Etíope.
  • 1941 Alemanha e Itália declaram guerra aos EUA.
  • 1946 O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) é criado.
  • 1958 O Alto Volta Francês e o Dahomey obtém o autogoverno da França, tornando-se a República do Alto Volta (atual Burkina Faso) e República de Dahomey (atual Benin).
  • 1962 Arthur Lucas, condenado por assassinato, se torna a última pessoa a ser executada no Canadá.
  • 1964 Che Guevara discursa na Assembleia das Nações Unidas, em Nova Iorque.
  • 1990 Acontecem as primeiras manifestações na Albânia que irão levar à derrubada do regime comunista no país.
  • 1994 O presidente russo Boris Yeltsin ordena a entrada de tropas russas na Chechênia.
  • 1997 O Protocolo de Kyoto, tratado internacional sobre o clima, é assinado.
  • 2001 A China entra para a Organização Mundial do Comércio (OMC).
  • 2012 Morre o músico e compositor indiano-americano Ravi Shankar, expoente da cítara.
  • 2020 A agência americana para saúde autoriza a vacina Pfizer-BioNTech contra a Covid-19, a primeira a ser aprovada contra o coronavírus.


* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895