O falecimento de Caruso

O falecimento de Caruso

Correio do Povo do dia 4 de agosto de 1921, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Enrico Caruso

publicidade

O Fallecimento de Caruso

Napoles, 2 - O tenor Caruso, que estava se fortalecendo em Sorrento, queixou-se quinta-feira de pequena dôr no abdomen, a qual, entretanto, não deu impportancia. No dia seguinte a dôr augmentou. Chamando então o medico da localidade, ficou resolvido que o grande tenor iria sexta-feira para Napoles, afim de ser examinado por diversos especialistas, o que não se realisou por já não lhe permittir seu estado de saude. 

Roma, 3 - Todos os jornaes se occupam largamente da morte do principe dos cantores contemporaneos, lamentando profundamente o golpe que vem arrebatar a glória de que tanto se orgulhava a arte italiana. 

Napoles, 3 - São indescriptiveis as demonstrações de pesar do povo italiano pela irreparavel perda que acarretou á arte italiana a morte de Caruso. 

DIVERSAS

O regulamento do porto - Como hontem noticiámos, com a inauguração dos serviços do porto da capital, entrou em vigor o respectivo regulamento, o qual tem dado logar a reclamações da parte dos proprietarios de embarcações, que se empregavam na navegação fluvial. Hontem, como estava annunciado, realisaram elles pela manhã uma concorrida reunião para tratar dos seus interesses. Dizem elles que suas embarcações tendo necessidade de partir antes ou depois do horario estabelecido serão obrigadas a pagar á administração do porto horas de serviço extraordinario, prestados pelos conferentes. Isso, certamente lhes acarretará despezas, sendo então obrigados a elevar os seus fretes. As suas embarcações, mesmo se quizessem, não poderão chegar ou partir obedecendo o actual horario organisado pela administração do porto, porque os rios do interior não são facilmente navegaveis, quer no verão, quer no inverno. 

Novo grupo escolar - Por decreto de hontem, o governo do Estado instituiu um grupo escolar no povoado denominado Passo, em S. Borja.
O centenario de Dante - Continuam animados os preparativos para se commemorar o centenario da morte do poeta Dante Alighieri. Esta idéa tem obtido as mais francas adhesões entre os membros da colonia italiana.

TELEGRAMMAS

As tarifas ferro-viarias 

Santa Maria, 3 - Causou extranhesa em todas as rodas a noticia vinda dahi, segundo a qual o presidente do Estado solicitará prorrogação “sine die” do praso das actuaes tarifas da Viação Ferrea, que tantos prejuizos vêm causando a economia geral do Estado e da propria Viação Ferrea, cuja receita está diminuindo, pois o movimento de transporte de mercadorias vae desapparecendo por causa dos fretes asphyxiantes. 

O problema russo 

Londres, 3 - Estão chegando á capital finlandeza insistentes noticias de que o povo flagellado dos districtos attingidos pela fome está fugindo com destino a outras regiões do territorio russo e tem incendiado as suas aldeias antes de abandonal-as, estando muitas dellas, ainda agora, em chammas. Estão sendo dadas providencias, pelas autoridades, para resolver a situação. Em vista das grandes massas de retirantes que se destinam a Moscou, foram armadas muitas trincheiras nos arredores desta cidade, com material de guerra, inclusive canhões de campanha. 

A grafia da época está 
preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 4 de agosto na história
1849 -
Morre na Itália, a heroína brasileira Anita Garibaldi. 
1853 - As ruas de Porto Alegre permanecem, à noite, às escuras, por falta de querosene. 
1970 - Morre Oscarito, um dos principais atores de chanchadas. 
1977 - Rachel de Queiroz é eleita a primeira mulher na Academia Brasileira de Letras.

 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895