O julgamento dos criminosos de guerra

O julgamento dos criminosos de guerra

Correio do Povo do dia 9 de julho de 1921, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

O resultado do julgamento em Leipzig provocou o repúdio da França

publicidade

A Allemanha e os alliados - O julgamento dos criminosos de guerra 

Berlim, 8 - O tribunal de Leipzig absolveu o tenente Pauli, accusado do assassinato de um official francez ferido. A imprensa allemã reprova a attitude do tribunal, temendo que as insignificantes sentenças proferidas por este venham provocar a prorrogação pelos alliados das sancções aduaneiras contra a Allemanha. 

Paris, 8 - A absolvição do general Stenger pelo tribunal de Leipzig provocou forte emoção geral no seio da imprensa parisiense. Salienta-se a proposito pelo facto de nos ultimos tempos ter manifestado disposições conciliatorias em relação ao gabinete allemão fará a França prolongar certas sancções já tomadas. 

DIVERSAS

Frigorifico Armour - O frigorifico Armour, com séde em Livramento, terminou a sua matança na presente safra. Esse estabelecimento abateu durante a safra 73.580 rezes. 

As obras da nova cathedral - Sob a direcção do conego João Balém, continuam as obras para a construcção da nova cathedral metropolitana. Os trabalhos de escavação do terreno onde deverá ficar a grande crypta do templo já se acham quasi terminados, tendo alcançado a rua do Espirito Santo, com a demolição de algumas casas situadas no fundo da egreja da Trindade. Nos primeiro dias do mez de agosto proximo, será collocada a primeira pedra do edificio, commemorando-se desse modo, o jubileu sacerdotal de d. João Becker, arcebispo metropolitano. 

Imprensa - Acaba de aparecer em Santo Angelo o jornal a “Voz do Povo”, que apresenta excellente feição material e intellectual. É seu director o sr. Carlos Araujo e seu proprietario o sr. Damaso Gomes de Castro. 
As xarquedas de Pelotas - De 17 de janeiro ultimo até o 5 do corrente, foram abatidos pelos estabelecimentos industriaes de Pelotas, 95.809 rezes. Em igual data do anno passado, foram abatidos 57.008, verificando-se, pois, que na presente safra houve, sobre a do anno anterior, uma diferença para mais de 38.801 rezes. 

TELEGRAMMAS

O destroyer Alagoas irá a Pelotas

Rio, 8 - O almirante Pedro de Frontin, chefe do estado maior da Armada, determinou que o destroyer “Alagoas” que actualmente se encontra no porto do Rio Grande, empreenda uma viagem a Pelotas, onde se deve demorar alguns dias. O “Alagoas” será o primeiro vaso de guerra que visitará a cidade.

Porto de Londres Inauguração de novas docas

Londres, 8 - Com a presença do rei, da rainha e da princeza Mary, foi inaugurada a parte nova das docas de Royal Albert, podendo permittir a atracação de navios de 30.000 toneladas, numa extensão de 7 milhas, proximo a cathedral de S. Paul. A comitiva real partiu rio abaixo, assisitindo ao acto milhares de pessoas postadas nas margens. A nova doca compreende 64 acres de superficie de agua e duas milhas de cáes e faz parte do plano de quinze milhões de esterlinas para melhoramento das docas de Londres. O rei ressaltou que as docas receberão os maiores navios que jamais entraram no porto de Londres. 

A grafia da época está 
preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 9 de julho na história
1916 -
Criação da Confederação Sul-americana de Futebol.
1932 - Deflagração da Revolução Constitucionalista em São Paulo. 
1960 - Início das transmissões da TV Excelsior.
1970 - Criação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
1980 - Morre o poeta, músico e cronista Vinícius de Moraes. 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895