O lento declínio de um império
A edição do dia 10 de outubro de 1924, sexta-feira, noticiava:

publicidade
Reproduzindo texto de um jornal francês, o Correio debatia os problemas enfrentados pela Inglaterra na condução de seu antigo império que, pouco a pouco, se transformava, dissolvendo a antiga “unidade” em territórios e composições complexas. Ainda não seria o desmonte vindo com a independência das colônias mais antigas (um processo que acelerou e se consumou entre as décadas de 1960 e 1980), mas a alteração da geopolítica britânica alterou decisivamente o mapa global do século XX.
“Depois da guerra, a política internacional da Inglaterra tem encarado, por várias vezes, graves problemas relativos às suas possessões. Já sem tocar na questão da Irlanda, que se extremou em sangrentos motins, o Egito, independente, e os mandatos sobre algumas regiões da Ásia Menor avultam, atualmente, entre as mais sérias preocupações da opinião britânica. A respeito dessas dificuldades na Ásia Menor e no Egito, o ‘Excelsior’, de Paris, publica notas elucidativas. [...]”
Parricídio
“Notícias procedentes de Maceió descrevem uma triste tragédia ali ocorrida. Um menino de 10 anos de idade, filho da professora pública, d. Clarisse Pinto Ribeiro, achando-se enfermo e ardendo em febre, desfechou sobre a sua progenitora toda a carga de um revólver, matando-a.”
Exigência linguística
“O sr. João Luiz Alves, ministro da Justiça, aprovou o ato do inspetor federal das escolas subvencionadas no Estado de Santa Catarina, mandando fechar duas delas na cidade de Blumenau, visto serem regidas por educacionistas que não falam o idioma português.”
Ainda a carestia de vida
“O diretor do Matadouro de Santa Cruz, entrevistado por um jornalista, disse que a alta da carne é artificial, sendo provocada por certo grupo de marchantes mancomunados. Acrescentou que o governo está de posse do “truque” empregado. Por sua vez, o chefe de tráfego da Estrada de Ferro Central do Brasil declarou que a falta de transporte para da gado é uma alegação falsa.”
Polidez
“O escritor Thomas Page é de opinião que as boas maneiras vão desaparecendo dos costumes americanos. [...] A verdadeira causa dessa decadência parece residir, principalmente, no modo de proceder das classes superiores, que acreditam que o acúmulo das fortunas dispensa a polidez. A culpa cabe em parte às mulheres que, nestes tempos de feminismo, acreditam poder dispensar os homens de ser galantes e corteses. [...]”
O dia 10 de outubro na história
- 732 Batalha de Tours: o exército muçulmano omíada é derrotado no oeste da França pelas forças francas lideradas por Carlos Martel e interrompe seu avanço na Gália.
- 1492 A tripulação da Santa Maria, a maior nau da frota de Cristóvão Colombo, tenta um motim, reivindicando o retorno à Espanha, dois dias antes de avistar terras americanas.
- 1780 O mais devastador furacão tropical da história ocidental atinge o Caribe, deixando entre 20 e 30 mil mortos.
- 1813 Nasce na província de Parma, na Itália, o compositor Giuseppe Verdi.
- 1846 O astrônomo inglês William Lassell descobre a maior lua do planeta Netuno, Triton.
- 1868 Começa a Guerra dos Dez Anos: rebeldes liderados por Carlos Manuel de Céspedes declaram a independência cubana da Espanha, que resiste e mantém o controle da ilha.
- 1917 Nasce na Carolina do Norte o pianista e compositor de jazz Thelonious Monk.
- 1935 Um golpe de estado encerra a Segunda República Helênica, na Grécia, instaurando o absolutismo monárquico autoritário do Regime Metaxas.
- 1957 Um incêndio atinge um reator nuclear em Windscale, no noroeste da Inglaterra: o pior acidente nuclear da história britânica, com cerca de 140 mortos.
- 1963 Morre a cantora e compositora francesa Édith Piaf.
- 1964 A cerimônia de abertura das olimpíadas de Tóquio é a primeira a ser transmitida ao vivo por satélite.
- 1970 As ilhas Fiji, no Pacífico Sul, conquistam a independência do Reino Unido.
- 1970 O vice-premiê de Quebec, Pierre Laporte, é sequestrado por membros do Front de Liberação do Quebec, grupo socialista separatista da região canadense.
- 1972 Emerson Fittipaldi torna-se o primeiro piloto brasileiro campeão mundial de Fórmula 1.
- 1985 Morre o ator, diretor e escritor Orson Welles, considerado uma das figuras mais importantes do cinema.
* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios