O levante das Missões de volta às páginas do Correio
A edição do dia 20 de novembro de 1924, quinta-feira, noticiava:
publicidade
“Privados durante algum tempo de publicar notícias referentes ao movimento sedicioso, resumimos, a seguir, as principais ocorrências verificadas durante esse tempo: [...]
“As forças revolucionárias que, sob as ordens dos chefes sediciosos general Honorio Lemes e capitão Juarez Távora, se encontravam na estação de Cacequy, abandonaram aquela localidade, seguindo uma parte para rumo ignorado e outra em direção ao lugar denominado ‘Pau Fincado’. [...]
“Por Cruz Alta passou há dias, em trem especial, com destino a Santo Angelo, o 1º batalhão do 10º regimento de infantaria, que tem parada em Juiz de Fora, Minas Gerais.
“[...] Nas imediações daquela vila [S. Ângelo] operam as forças revolucionárias de Juca Raymundo, que ocuparam a ponte sobre o rio Ijuhy, na estrada que leva a S. Luiz. Essa ponte, domingo último, foi tomada por um pelotão do 8º batalhão de caçadores, tendo funcionado durante a ação dois fuzis-metralhadoras. [...]”
Trabalhistas e comunistas
“O partido comunista na Grã-Bretanha não conta não conta mais de 4.000 membros e, em virtude das suas doutrinas avançadas, a comissão executiva do partido trabalhista acaba de condenar qualquer associação com ele. Já por varias vezes, os comunistas procuraram filiar-se ao partido trabalhista. Entretanto, os seus desejos foram até hoje frustrados. Agora, porém, o partido trabalhista público um documento definindo terminantemente a sua atitude perante o comunismo e declarando que a filiação do partido comunista tem sido constantemente rejeitada pelo motivo de que nem os seus fins nem os seus métodos estão em harmonia com os do seu partido, o qual tem em vista realizar os ideais comunistas por meios pacíficos e parlamentares, passo que o partido comunista procura estabelecer ‘a ditadura do proletariado’ por meios revolucionários e à mão armada. Este manifesto, cuja importância e interesse é de sobejo evidente, acrescenta: ‘O partido trabalhista opõe-se, fundamentalmente a toda a tirania, quer ela seja social, política ou industrial. [...]”
Campeonato Brasileiro
“Os jornais publicam telegramas de Recife narrando o match de foot-ball ali verificado entre as equipes paraense e pernambucana para disputa do Campeonato Brasileiro de Foot-Ball. Saiu vencedor o quadro pernambucano por dois goals a um, tendo se verificado vários incidentes no decorrer do match. Por essa razão, o quadro paraense abandonou o campo, entre os protestos da assistência.”
O dia 20 de novembro na história
- 1695 Zumbi, último líder do Quilombo dos Palmares, é executado pelas forças do bandeirante Domingos Jorge Velho.
- 1805 Estreia em Viena a única ópera de Beethoven, “Fidelio”.
- 1873 Tropas francesas da Expedição Garnier capturam Hanói e iniciam a transformação do Vietnã em território colonial francês.
- 1909 Nasce em São Paulo Vicente Feola, técnico da Seleção Brasileira campeã pela primeira vez em 1958.
- 1910 Morre Liev Tolstoi, escritor russo autor de “Guerra e Paz” e “Ana Kariênina”.
- 1910 Francisco Madero conclama uma revolução para derrubar o governo mexicano, inciando a Revolução Mexicana.
- 1936 José Antonio Primo de Rivera, fundador da organização fascista espanhola Falange, é morto por republicanos.
- 1940 Segunda Guerra Mundial: a Hungria oficialmente se alia ao Eixo.
- 1945 Começa o Julgamento de Nuremberg contra 24 nazistas criminosos de guerra.
- 1975 Morre o general, primeiro-ministro e ditador espanhol Francisco Franco.
- 1985 O Windows 1.0, o primeiro computador pessoal de ambiente gráfico da Microsoft, é lançado.
- 1994 Governo e rebeldes angolanos assinam o Protocolo de Lusaka, encerrando 19 anos de guerra civil.
- 2022 Começa no Catar a 22ª edição da Copa do Mundo de futebol.
* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios