“Com a construção do cais e da doca de Porto Alegre, as pequenas embarcações — lanchões, canoas e caíques — que transportam diariamente das vizinhas povoações situadas às margens dos rios Jacuí, Caí, Taquari, Sinos e Gravataí, frutas, legumes e lenha que são vendidos nesta capital, tiveram que mudar os seus pontos de atracação para os lados dos Navegantes. A praia, ali, baixa e bastante arenosa, presta-se muito para a atracação de todas as pequenas embarcações. Defronte à Companhia Fabril Porto-Alegrense, situada à Rua Voluntários da Pátria, esquina da Dr. João Inácio, é um desses pontos, onde existe sempre um grande número de embarcações. No domingo, entre as muitas que ali estavam atracadas, contava-se o caíque ‘Vamos Ver’, de propriedade do canoeiro José Lomba. Até ao escurecer daquele dia foi visto o caíque, bem como José. Porém, na manhã do dia seguinte — segunda-feira —, o caíque havia desaparecido e, com ele, o seu dono. Como julgassem os outros marítimos que José tivesse saído com a sua embarcação, não deram importância ao fato. Porém, à noitinha daquele mesmo dia, a suposição dos marítimos se desvaneceu: nas proximidades das ilhas fronteiras, abandonado e cheio d’água, apareceu o caíque de José. A princípio, julgou-se que Lomba houvesse caído no rio, morrendo afogado. Mais tarde, porém, se viu que a embarcação fora arrombada para que afundasse, o que fez supor tratar-se de um crime. Tal suposição se originava do aspecto misterioso que envolvia o fato, quando outro indício veio corroborar a suspeita de tratar-se de um crime: no alojamento situado na ré do caíque, onde José dormia, foram encontradas manchas de sangue. Quando um dos nossos companheiros esteve, à tarde de ontem, no local, interrogou um canoeiro que ali se encontrava. À nossa pergunta se José tinha inimigos, respondeu-nos:
— Inimigos! Ele tinha-os no bolso...
Achamos estranha a resposta e sorrimos. O nosso interlocutor, ante a nossa estranheza, explicou:
— Sim, inimigos; ele trazia sempre dinheiro no bolso... Ainda no domingo, tinha em seu poder cerca de 2:000$000.
Concordamos com o modo de ver do canoeiro e voltamos para a cidade. A polícia do 4º distrito, ao ter conhecimento do fato, iniciou as suas diligências, que estão correndo debaixo do maior sigilo.”
_
Liberdade
“Depois de interrogados pelo desembargador Armando Azambuja, chefe de polícia, foram postos em liberdade, sábado último, da Casa de Correção, onde se achavam recolhidos, Olmiro Rodrigues, Nolasco Pereira Madruga e Manoel Rodrigues, os quais faziam parte da coluna do chefe revolucionário Honório Lemes. Esses revoltosos, que haviam sido feitos prisioneiros no Passo da Conceição, declararam ao desembargador chefe de polícia que tomaram parte no movimento coagidos. Os restantes revolucionários continuam ainda recolhidos, incomunicáveis, numa célula isolada da Casa de Correção.”
_
Desigualdade
“Estamos quase no fim do ano, época dos exames preparatórios. Antes da atual lei do ensino, que, como é sabido, compõe-se de uma lei-mãe de exames e de uma ninhada de leizinhas, os exames de humanidades, nos Estados, prestavam-se perante os ginásios equiparados, nas escolas superiores e em institutos de ensino secundário. As escolas superiores equiparadas, além de serem estabelecimentos fiscalizados pelo Governo Federal, só podiam constituir bancas de preparatórios para os estudantes que nelas pretendiam fazer os seus cursos. Os estabelecimentos de ensino secundário, além de concorrerem com uma pesada quota para as respectivas despesas, deviam admitir um fiscal, que vinha do Rio, e os examinadores estranhos ao ensino das matérias que vinham examinar eram de denominação do Conselho Superior. Essas precauções davam, pelo menos, uma aparência de moralidade a essas provas de habilitação das matérias fundamentais para o prosseguimento de um curso científico. Pelo sistema moderno, os exames preparatórios devem ser prestados nos ginásios equiparados e que têm a fiscalização permanente, por uma singularíssima exceção, no Ginásio Júlio de Castilhos, anexo à Escola de Engenharia, e que vai gozar, em condições especiais, de um privilégio único. Aquele Ginásio é um Estado dentro do Estado. Não dá satisfações a ninguém. Ensina como quer ou como pode. Não se sujeita a fiscalização de espécie alguma. De um privilégio extralegal, que ele herdou, com os demais institutos apensos à Escola de Engenharia, deste instituto de ensino que, reconhecido pelo Congresso, tem vida autônoma e independente. Esses pequenos institutos que vivem em torno da Escola principal gozam, por indução, dos mesmos privilégios. Essa concessão vai criar, para os candidatos ao exame, condições de desigualdade. Estes se podem classificar em duas categorias: os que foram alunos efetivos do Ginásio e os que não foram. Aqueles serão examinados pelos próprios professores que os guiaram durante o ano letivo; os segundos vão encontrar-se com uma banca constituída de estranhos. Melhor fora que se estendesse esse segundo regime para todos os examinandos. O que não é justo nem equitativo, o que indubitavelmente dará péssimas consequências, é essa diferença de situação que estabelece desigualdade entre os estudantes.”
_
Operação especial
“Está marcada para o dia 7 do mês entrante a inauguração da exposição que se realizará na cidade de Caxias, preparatória da comemorativa do cinquentenário da imigração italiana, a efetuar-se nesta capital. Este certame, para o qual se está trabalhando ativamente, terá lugar no edifício recentemente construído para as forças do Exército que irão ali aquartelar. O dr. Celeste Gobbato, intendente, que se encontra nesta capital há dias, conferenciou ontem com o dr. Augusto Pestana, diretor da Viação Férrea, a respeito de fazer correr um trem de excursão por ocasião do certame. O dr. Pestana anuiu ao pedido, ficando combinado que este trem partirá daqui ao meio-dia de sábado, 7 de novembro, a fim de chegar a Caxias às 21 horas, no mesmo dia da inauguração da exposição. Regressará ele pela madrugada do dia 8, segunda-feira, aqui chegando antes do meio-dia. As passagens sofrerão o abatimento de 50% e serão válidas por três dias. A comissão diretora resolveu aceitar, fora de concurso, mostruários de casas de qualquer ponto do Estado, sendo gratuita a inscrição.
_
Feriado fascista
“Passando hoje mais um aniversário da ascensão ao poder, na Itália, do partido fascista chefiado pelo Sr. Benito Mussolini, naquele país foi decretado feriado nacional. Por esse motivo, durante o dia, e obedecendo às instruções recebidas, conservar-se-ão com as suas fachadas embandeiradas o consulado e as sedes das sociedades italianas. Nas escolas italianas haverá comemorações por motivo da data de hoje do fascismo.”
_
O dia 28 de outubro na história
- 1420 A Cidade Proibida é completada e Pequim é oficialmente decretada capital da dinastia Ming.
- 1520 Fernão de Magalhães atinge o oceano Pacífico na primeira viagem de circunavegação da Terra.
- 1538 A Universidade São Tomás de Aquino é fundada no atual território da República Dominicana, se tornando a primeira das Américas.
- 1636 A Colônia da Baía de Massachusetts, nos EUA, vota por fundar colégio teológico que mais tarde se tornaria a Universidade de Harvard.
- 1704 Morre o filósofo iluminista, médico e político inglês John Locke, “pai do liberalismo”.
- 1726 Publicada na Inglaterra a prosa satírica “As Viagens de Gulliver”, do escritor anglo-irlandês Jonathan Swift.
- 1886 A Estátua da Liberdade é inaugurada na baía de Nova Iorque.
- 1891 O terremoto de Moni Owari, no Japão, deixa cerca de 7 mil mortos.
- 1893 A Sinfonia N.6, “Pathétique”, do compositor russo Piotr Tchaikóvski, estreia apenas nove dias antes da morte do compositor.
- 1918 Praga é tomada pacificamente e a Primeira República Tcheca é estabelecida com a união de tchecos e eslovacos.
- 1922 Mussolini e diversos integrantes do Partido Nacional Fascista realizam a “Marcha sobre Roma”, ascendendo ao poder na Itália.
- 1924 Militares gaúchos tenentistas aderem à Revolta Paulista; o grupo, liderado pelo capitão Luís Carlos Prestes, iria originar a Coluna Prestes.
- 1933 Nasce no interior fluminense o jogador Mané Garrincha, campeão mundial com a Seleção na Copa de 1962 e considerado um dos melhores da história.
- 1937 A escritora Rachel de Queiróz é presa em Fortaleza como comunista.
- 1940 A Itália invade a Grécia através da Albânia durante a Segunda Guerra Mundial.
- 1948 O estado israelense adota oficialmente sua bandeira.
- 1955 Nasce em Seattle, EUA, o bilionário e fundador da Microsoft, Bill Gates.
- 1956 Revolução Húngara: entra em vigor cessar-fogo entre revolucionários e tropas soviéticas, que começam a se retirar de Budapeste.
- 1959 A bordo de um Cessna 310, desaparece no Mar do Caribe o revolucionário cubano Camilo Cienfuegos, importante figura da Revolução Cubana.
- 1962 A Crise dos Mísseis é encerrada com a ordem do premiê soviético de retirada do arsenal nuclear de Cuba.
- 1974 Nasce em Porto Rico o ator americano Joaquin Phoenix.
- 1982 O Partido Socialista Operário Espanhol vence as eleições e inicia seus 14 anos à frente do governo.
- 1995 Incêndio no metrô de Baku, capital do Azerbaijão, mata 289 pessoas.
- 2007 Cristina Kirchner se torna a primeira mulher eleita para a presidência argentina.
- 2018 Jair Bolsonaro é eleito presidente do Brasil com 57 milhões de votos.
- 2022 Morre o cantor, compositor e pianista americano Jerry Lee Lewis, um dos “pais do rock’n’roll”.
- 2023 Morre o ator americano Matthew Perry, famoso intérprete da série “Friends”.
* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios
