Há um Século no CP

O nascimento do gol olímpico

A edição do dia 4 de outubro de 1924, sábado, noticiava:

O primeiro gol "olímpico" acontecia em um clássico sul-americano Argentina vs. Uruguai disputado em Buenos Aires. A Celeste, campeã olímpica naquele ano, sofreu o gol de escanteio batizado para ironizar a sua recente conquista
O primeiro gol "olímpico" acontecia em um clássico sul-americano Argentina vs. Uruguai disputado em Buenos Aires. A Celeste, campeã olímpica naquele ano, sofreu o gol de escanteio batizado para ironizar a sua recente conquista Foto : CP Memória

A notícia a seguir estava estampada na capa do Correio do Povo e é uma “certidão de nascimento” do gol olímpico. Dois dias antes, Argentina e Uruguai se enfrentaram no estádio Sportivo Barracas, em Buenos Aires. O placar final dessa partida foi, na verdade, 2 a 1 para os donos da casa. O gol que abriu a vitória argentina, de autoria de Cesáreo Onzari, foi o primeiro marcado de cobrança de escanteio na história. A imprensa portenha batizou o gol de “olímpico” para ironizar os rivais, que haviam acabado de vencer as olimpíadas daquele ano.

“Em um encontro de foot-ball, em Buenos Aires, os argentinos venceram os uruguaios. Comunicam de Buenos Aires que em um encontro de foot-ball, ali verificado, os argentinos venceram os uruguaios. O score foi de 2 gols a 0, tendo os uruguaios jogado com o mesmo team que conquistou o título de campeão nas olimpíadas de Paris.”

Tito Lívio

“O jornal ‘Il Matino’ publica uma carta do professor Athanasio, declarando que, realmente, a íntegra da ‘Segunda Década’, de Tito Lívio, foi descoberta pelo professor De Martino, em fevereiro de 1923, nuns arquivos abandonados no subterrâneo da igreja de San Giorgio Maggiore, de Nápoles. Acrescenta ainda o professor Athanasio que De Martino transportou secretamente códigos encontrados para se assegurar da prioridade da descoberta [...]. Adianta, mais, parecer-lhe que o professor De Martino confiou ao editor Mac-Millan, de Londres, a publicação. [...]”

Máximo Gorki

“O jornal ‘La Tribuna’ desmente a notícia espalhada de que Máximo Gorki estaria agonizante em Copenhague. O mesmo jornal acrescenta que o escritor russo encontra-se em Sorrento [na Itália], em boas condições de saúde.”

Anatole France

“Comunicam de Tours que, nas últimas 48 horas, o estado de saúde do grande escritor Anatole France era de completo enfraquecimento. Adianta a comunicação que se receia um próximo desenlace.”

O pleito intendencial de P. Alegre

“Como noticiamos, reuniu-se, ontem, às 12 horas, o Conselho Municipal, a fim de proceder à leitura da ata dos trabalhos da apuração da eleição realizada no dia 28 de setembro último para a sucessão intendencial de Porto Alegre. ...] O resultado da eleição, lido logo após, foi o seguinte: Para intendente: Dr. Octavio F, da Rocha, 8.067; Frederico A. G. da Silva, 1.345. Para vice-intendente: Alberto Bins, 8.029; Dr. Falcão, 1.358. Para conselheiros: Gonçalves Dossena, 7.529; Dr. Jayme Pereira, 7.417; Affonso P. Fonseca., 7.378; Dr Sarmento Leite, 7.390; Dr. E. Hervé, 7.290; Vigo T. Collin, 7.271; Victor Kessler, 7.266; F. Bento Júnior, 7.261; João Pinto Guimarães, 5.460; d. Rangel, 2.953; Vasco Alves, 2.453; Dr. B. Sefton, 2.318; J. Baptista, 1.758; Villas Boas, 1.714.”

O dia 4 de outubro na história

  • 1582 O Calendário Gregoriano é apresentado pelo papa Gregório XIII.
  • 1669 Morre em Amsterdã o pintor holandês Rembrandt.
  • 1795 Napoleão Bonaparte ganha proeminência ao suprimir revoltosos contra-revolucionários que ameaçavam a Convenção Nacional.
  • 1824 O México adota nova constituição e se torna uma república federal.
  • 1853 O Império Otomano declara guerra ao Império Russo e inicia a Guerra da Crimeia.
  • 1892 Nasce na Paraíba Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, o Chatô, magnata das comunicações no Brasil entre as décadas de 1930 e 1960.
  • 1927 O Monte Rushmore, na Dakota do Sul, começa a ser esculpido pelo artista Gutzon Borglum.
  • 1936 A Batalha de Cable Street: a polícia de Londres, enviada para proteger uma marcha da União Britânica de Fascistas, enfrenta membros de organizações antifascistas no leste da capital inglesa.
  • 1947 Morre em Göttingen o físico teórico e fundador da física quântica Max Planck.
  • 1957 O Sputnik 1, desenvolvido pela URSS, se torna o primeiro satélite artificial a orbitar a Terra.
  • 1958 A atual constituição da França é adotada.
  • 1963 O furacão Flora atinge o Caribe e deixa cerca de 7 mil mortos em Cuba e no Haiti.
  • 1966 A Basutolândia se torna independente da Grã-Bretanha e é renomeada Lesoto.
  • 1970 A cantora americana Janis Joplin morre por overdose de heroína em Los Angeles, aos 27 anos.
  • Emerson Fittipaldi conquista a primeira vitória brasileira na história da Fórmula 1 no GP de Watkins Glen, nos EUA.
  • 1992 A guerra civil de Moçambique é encerrada após 16 anos com o acordo de paz assinado em Roma.
  • 1993 O presidente russo Boris Yeltsin ordena o ataque de tanques contra prédio governamental para suprimir resistência no parlamento.
  • 2006 Lançamento da organização WikiLeaks.


* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios

Mais Lidas