O novo palácio do governo recebe nova iluminação

O novo palácio do governo recebe nova iluminação

Correio do Povo do dia 26 de maio de 1921, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

A iluminação externa do Piratini era acionada somente nos feriados

publicidade

A illuminação do novo palacio do governo 

Hontem, ficou concluida a illuminação de que estava sendo dotada a fachada do edificio do novo palacio do governo. A experiencia de tal illuminação, realizada hontem mesmo, á noite, foi assistida pelo dr. Ildefonso Soares Pinto, secretario das Obras Publicas. A illuminação externa do novo palacio que, como a que adorna todos os edificios publicos, se destina á funccionar unicamente nos dias feriados, e é de bello effeito, constando de um grande numero de pequenos bicos de luz electrica, os quaes, muito unidos, dão a perfeita impressão das antigas illuminações a gaz que figuram nas fachadas de quasi todos os edificios publicos, quer estadoaes, quer federaes. O secretário das Obras Publicas ficou agradavelmente impressionado com o bello effeito desta illuminação. Assim, pois, estando ella terminada, é provavel que a sua inauguração venha a se effectuar num dos proximos feriados.

DIVERSAS 

Collisão de vehiculos - Ás 16 horas de hontem, um dos bondes da lettra V que faz o trajecto pelo lado do gazometro, seguia pela rua General Lima e Silva, em direcção ao Campo da Redempção. Ao passar pela esquina da rua Avahy, colheu, elle, o automovel nº 780, de propriedade da firma Peres Cardoso e Cia., e que, vindo por esta rua, atravessava a rua por onde transitava o bonde. Apanhado pela parte de traz, teve o automovel quebradas as duas rodas traseiras, a caixa de ferramentas e o guarda-lama do lado direito. Ao local compareceu o dr. Sylvio do Nascimento Barros, delegado de plantão á Chefatura de Policia, que interrogou o motorneiro, conductor e passageiros do bonde, bem como o chauffeur e outras testemunhas do facto. Para avaliar os prejuizos soffridos, foi nomeado como perito o capitão Luiz Vitali.
Ensino ambulante de agricultura - Seguirá, hoje, para S. João do Montenegro, o dr.Celeste Gobbato, chefe do ensino ambulante de agricultura e pecuaria da Escola de Engenharia desta capital. Percorrerá todo esse municipio, dispensando conselhos e atendendo ás consultas que lhes dirigirem os agricultores e industrialistas dali. Terminados os seus trabalhos seguirá para S. Sebastião do Cahy, onde procederá a identico trabalho para os interessados daquelle municipio. 

TELEGRAMMAS

A successão presidencial - A attitude do Rio Grande

Rio, 25 - O “Correio da Manhã”, em artigo epigraphado - “A nação e a presidencia” - diz: “Hoje, deve a Federação”, o órgão do partido situacionista do Rio Grande, expor o ponto de vista em que sobre o assumpto se colloca o sr. Borges de Medeiros. “Ao que estamos informados, o Rio Grande aguarda que se trave um largo debate sobre a successão presidencial. De forma a ficar apurado o plano de acção a que obedecerá o homem que haja de ser escolhido dentre os possiveis candidatos. Não vetando e nem aceitando a indicação do sr. Arthur Bernardes, o Rio Grande deseja conhecer seus projectos, para, então, assumir uma attitude decisiva. “Dessas restricções, desses escrupulos, não se teve noticias por parte de outros governadores e presidentes, o que ainda mais destaca que dispondo de vida propria e economica saneada por um trabalho organizado, o Rio Grande do Sul não necessita, pelo órgão de seu presidente, de se humilhar as imposições de outras unidades federaes”. 

A grafia da época está 
preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

 

 O dia 26 de maio na história
1918 - Inauguração dos circuitos de telefone entre Rio e São Paulo
1968 - O doutor Zerbini faz o primeiro transplante de coração no Brasil.
1986 - Morre o apresentador de televisão Flavio Cavalcanti.
1992 - É instalado no Congresso a CPI sobre o esquema PC Farias.
2001 - O ex-presidente da Argentina, Carlos Saul Menem, casa-se, aos 70 anos, com a ex-miss universo chilena Ceccilia Bolocco, de 36 anos. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895