O novo palacio do governo recebe visitas de autoridades e da imprensa

O novo palacio do governo recebe visitas de autoridades e da imprensa

Correio do Povo do dia 17 de maio de 1921, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O governo passou a ocupar as dependências da parte concluída do palácio

publicidade

 

O novo palacio do governo - visita de autoridades e da imprensa

Nos ultimos dias, foram activados os trabalhos de installação do governo do Estado, na parte ja concluida do palacio, construido á praça Marechal Deodoro, no trecho comprehendido entre o edificio da Assembléa dos Representantes e a Cathedral Metropolitana. Para ali já se está fazendo a mudança dos archivos e bibliotheca, motivo que as costumadas audiencias ordinarias do presidente do Estado se encontram interrompidas desde quinta-feira ultima. Hoje, o governo do Estado passará a occupar no novo palacio a parte já concluida, tendo hontem ali já começado a ser montada a respectiva guarda fornecida pela escolta presidencial. Representantes da imprensa e outras pessoas gradas, convidadas pelo dr. Ildefonso Soares Pinto, fizeram hontem uma visita ás installações já concluidas do novo palacio do governo. 

DIVERSAS

Os escriptorios da Viação Ferrea - Como temos noticiado, está resolvida a transferencia dos escriptorios da Viação Ferrea para esta capital. Esses escriptorios irão funccionar no edificio que o sr. Frederico Mentz está mandando construir á rua Voluntarios da Patria, esquina da Ponta de Paris. Esse edificio será arrendado mediante o aluguel mensal de 3.2000$000. 

Abertura de um canal - Está sendo aberto, desde alguns dias, um canal, que, partindo dos fundos dos armazens da casa Frederico Mentz e Cia., á rua Voluntarios da Patria, vae até aos armazens do srs. Secco e Cia., situados á mesma rua, proximo á rua Ramiro Barcellos. O canal terá cerca de 300 metros, estando já os trabalhos de sua abertura bastante adeantados. Destina-se elle á navegação de vapores de grande calado, naquelle trecho do Guahyba. Neste serviço, calculado em mais de 25 contos de reis, está empregada uma draga da secretaria de Obras Publicas do Estado do Rio Grande do Sul. A abertura do canal foi mandada fazer pelas firmas Secco e Cia., Frederico Mentz e Cia., Ahrons e Irmãos e Hugo Gerdau. 

Compra de animaes - Deverá embarcar hoje para a Inglaterra, o sr. Charles Horne, desta praça, que ali vae adquirir varios reproductores de raça, já encommendados por diversos fazendeiros deste Estado. 

TELEGRAMMAS

Hospital de isolamento 

Pelotas, 16 - O dr. Pedro Luiz Osorio, intendente deste municipio, trata, com urgencia, da construcção de um hospital de isolamento, com todos os requisitos de hygiene. 

Os successos da Alta Silesia

Berlim, 15 - O “Vorwaerts” e o “Freiheit”, tratando da situação na Alta Silesia, prevêm que a intervenção militar da Allemanha naquella região, conduzirá a uma guerra com a França e a Polonia. 

A situação politica na Italia
Os socialistas perdem terreno 

Roma, 15 - É intensissima a excitação reinante em toda a Italia devido ás eleições, sendo, por isto, frequentes os conflictos entre communistas e “fascistas”. O bloco constitucional que faz cerrada opposição aos socialistas está triumphando em toda a parte e disto é uma prova a reunião colossal que se realizou no theatro Constanzi desta capital. Durante essa reunião, entre outros oradores, falou o senhor Bergamini que fez um appelo a Italia para que ella fuja do barbarismo bolchevista da Russia derrotando os socialistas. 

A grafia da época está 
preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 17 de maio na história
1919 - Com a greve realizada pelos trabalhadores das Docas de Santos, foi conquistada a jornada de oito horas. 
1932 - A licença-maternidade de dois meses é implantada por decreto.
1959 - Inicia a reforma agrária em Cuba.
1974 - Ernesto Geisel e Alfredo Stroessner, presidentes do Brasil e do Paraguai, assinam a ata de constituição da Usina de Itaipu. 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895