O novo porto de Santa Victoria do Palmar

O novo porto de Santa Victoria do Palmar

Correio do Povo do dia 28 de julho de 1923, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Obras do porto de Santa Vitória do Palmar

publicidade

O porto de Santa Victória do Palmar 

Como está no dominio de toda gente, diz o “Echo do Sul” do Rio Grande, o municipio de Santa Victoria do Palmar é um dos mais ricos do nosso Estado em pecuaria, mas ha muitas dezenas de annos o seu progresso está manietado pela falta de um porto para escoamento dos productos da lavoura e os derivados da pecuaria. Já por varias vezes tem sido estudado o importante problema da construcção de um porto. Agora, porém, está seguramente informada aquella folha de que uma empreza uruguaya, pretende, dentro do mais curto praso, construir um trapiche com 450 m. de comprimento, o qual entrará pelo mar até o calado de 1m.50, podendo assim as embarcações que navegam para ali atracar ao mesmo tempo e, com facilidade fazer as operações de cargas e descargas e embarque e desembarque de passageiros. Sobre o referido trapíche, será collocada uma linha ferrea que ligará cidade ao ancoradouro. 

DIVERSAS

Independencia do Peru - Passa, hoje, mais um anniversario da independencia do Peru. Por esse motivo, os consulados conservar-se-ão embandeirados durante o dia. 

Duas carroças apanhadas por um bonde - Mais ou menos ás 11 3/4 horas de hontem, o bonde de letra “N” que seguia do centro da cidade para o fim da linha, apanhou, na rua Voluntarios da Patria, esquina da rua Commendador Coruja, duas carroças que eram guiadas por José Gomes e Alexandre Febres, seus proprietarios. A do primeiro teve o varal partido e a segunda uma das rodas e o eixo quebrados. O bonde tinha como conductor o da chapa 399 e como motorneiro o de 272, que foram intimados a comparecer á Chefatura de Policia afim de darem explicações. Felizmente não se registrou desastre pessoal. 

Navegação allemã - O vapor “Bilbao” da Hamburg Sudamerikanische Dampfchifabets Gesellchaft acha-se actualmente em viagem para o porto do Rio Grande com escalas por Paranaguá, S. Francisco e Florianopolis. Tendo saido a 30 de junho de Hamburgo e a 4 do corrente de Leixões, é esperado a 29 deste mez, devendo regressar em meados de agosto proximo á Europa. É esta a sua primeira viagem ao Rio Grande, trazendo 665 toneladas de carga para os diversos portos de escala e 1.660 para o RS. 

TELEGRAMMAS

Politica rio-grandense 

A repercussão do movimento

S. Paulo, 27 - Realizou-se hoje na cidade de Presidente Prudente uma manifestação de solidariedade aos revolucionarios rio-grandenses. Tomaram parte na manifestação de cerca de duas mil pessoas. Em frente ao Hotel d’Oeste falou o advogado dr. Sosthenes Gomes, salientando a acção dos valorosos revolucionarios gauchos e profligando a actuação do sr. Borges de Medeiros no governo do Rio Grande.”

S. Paulo, 27 - O presidente do Centro Academico 11 de Agosto, sr. Aguinaldo Junqueira recebeu um telegramma do Rio de Janeiro, dirigido aos academicos paulistas: “Temos o prazer de communicar a fundação nesta capital do Centro Academico Pró-Libertação do Rio Grande. “Aproveitamos o ensejo para exprimir nossa immensa gratidão aos estudantes paulistas que, com louvavel patriotismo, apoiam a causa dos revolucionarios gaúchos”. Abraçamos em nome dos estudantes rio-grandenses patriotas os collegas do grandioso Estado de S. Paulo, baluarte da democracia, pioneiro do progresso.

A grafia da época está 

preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 28 de julho na história

1821 - San Martin proclama a independência do Peru. 
1919 - Epitácio Pessoa toma posse na presidência da República.
1938 - Lampião, Maria Bonita e outros 11 cangaceiros são emboscados, mortos e degolados na fazenda Angicos, na Bahia.
1983 - Morre o ator britânico David Niven.
1984 - Abertura das Olimpíadas de Los Angeles. 

 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895