O “outro” esporte nacional
A edição do dia 6 de agosto de 1924, quarta-feira, noticiava:

publicidade
As olimpíadas de Paris de cem anos atrás evidenciavam, através do interesse da imprensa, o quanto a prática do remo era disseminada entre os esportistas brasileiros. Outro indicativo da popularidade dessa modalidade é a sua relação com a gênese do que viriam a ser tradicionais e longevos clubes de futebol: Flamengo, Botafogo, Vasco, Náutico e Remo, entre outros, têm origens como agremiações náuticas (regatas, ou seja, disputa de barcos a vela e o “rowing”, o remo). Em agosto de 1924 o grande destaque da participação brasileira em Paris se dava exatamente através desse esporte.
“Os jornais de Paris [...] elogiam os brasileiros pela formidável resistência oferecida aos suíços, apesar de correrem em barco que não conheciam. ‘L’echo des sports’ diz que a resistência deles é simplesmente assombrosa. Quanto à técnica [...], os jornais dizem que é ela muito imperfeita, aproveitando pouco as remadas, que são muito curtas. ‘L’Aviron’ diz que ontem, enquanto os suíços davam 62 remadas por minuto, os brasileiros davam 49.”
Sugestão premonitória
Em artigo intitulado “Uma cultura lucrativa: a soja”, o renomado engenheiro agrícola A. Gomes Carmo apresentava as vantagens (ainda desconhecidas) da soja especificamente para o perfil agrícola gaúcho:
“[...] Vale a pena tentar um ensaio, que afinal pouco custará a quem tiver de fazê-lo. Quem escreve estas linhas, há anos passados, quando cuidava de agricultura, cultivou a soja no estado de São Paulo e obteve boa colheita sem trabalho e sem cuidado [...]. Fica aí a sugestão.”
Assassinato político
“Tendo sido levantadas suspeitas de que o cadáver do deputado socialista Matteotti [Giacomo Matteotti, assassinado em 10 de junho de 1924 pela polícia secreta fascista] tivesse sido sepultado em um cemitério desta capital [Roma], foi, pela justiça, determinada a exumação dos despojos de cinco sepulturas. Foram, porém, negativos os resultados dessa diligência.”
Drogas
“[...] Considerável incremento teve ali [Estados Unidos] o uso da heroína, que passou a desfrutar os favores dos infelizes viciados, pois 93% dos consumidores de drogas entorpecentes dão-lhe preferência sobre a cocaína tão celebrada. Não é a primeira vez que, desde a decretação da ‘lei seca’, se assinala tão triste e inquietador fenômeno [...]”
O dia 6 de agosto na história
- 1497 Giovanni Caboto retorna da América do Norte para a Inglaterra. É o primeiro navegador europeu a visitar o continente depois dos vikings.
- 1538 Fundação de Bogotá por Gonzalo Jiménez de Quesada.
- 1661 Tratado de Haia: a Holanda vende os territórios ocupados no nordeste brasileiro (Nova Holanda) a Portugal por cerca de 63 toneladas de ouro.
- 1806 Abdicação do imperador Francisco II: o Sacro Império Romano-Germânico deixa formalmente de existir após quase mil anos.
- 1825 A Bolívia conquista a independência do Peru.
- 1861 Após ameaçar um bombardeio, os britânicos anexam Lagos, na Nigéria.
- 1896 A França anexa Madagascar.
- 1914 Áustria-Hungria declara guerra à Rússia; a Sérvia declara guerra à Alemanha.
- 1934 Tropas americanas deixam o Haiti, ocupado desde 1915.
- 1937 A artilharia franquista ataca Madri durante a Guerra Civil Espanhola.
- 1940 Anexação da Estônia ao império soviético.
- 1945 A bomba atômica “Little Boy” é largada sobre Hiroshima pelo Enola Gay, avião americano.
- 1947 Primeira performance da obra de Villa-Lobos “As Bachianas Brasileiras n. 8”.
- 1951 Enchentes causadas por um tufão matam quase 5 mil pessoas na Manchúria.
- 1960 Cuba nacionaliza todas as propriedades americanas e estrangeiras da ilha.
- 1961 Gherman S. Titov se torna o segundo russo no espaço a bordo da Vostok 2.
- 1962 Jamaica se torna independente após 300 anos de controle britânico.
- 1965 Soldados paquistaneses cruzam a linha de controle da Caxemira.
- 1966 Manifestações civis contra a guerra no Vietnã.
- 1981 Ex-presidente argentina Isabel Perón é libertada.
- 1995 Prisão do co-fundador do Cartel de Cáli, Miguel Rodríguez Orejuela.
- 1996 Última apresentação dos Ramones, em Hollywood.
- 2008 Golpe militar na Mauritânia depõe o presidente Sidi Ould Cheikh Abdallahi.
- 2018 Assinado um acordo de paz entre o presidente do Sudão do Sul e o líder rebelde Riek Machar na tentativa de pôr fim a uma guerra civil de cinco anos.
- 2019 As Filipinas declaram epidemia de dengue.
* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios