“O presidente chileno sr. Arturo Alessandri, partiu para Boulogne-sur-Mer, às 8 horas, com destino a seu país. Uma grande multidão premia-se na Estação do Norte, para ali sendo destacada uma polícia especial para manter a ordem. A direção da estrada de ferro ofereceu transportá-lo em trem especial, não aceitando ele esse oferecimento e tomando um carro comum. O [...] presidente da República foi representado nas despedidas pelo tenente-coronel Derriger. O sr. efonquiére levou-lhe as despedidas do primeiro ministro, sr. Herriot. Entre os assistentes figuravam o embaixador do Brasil, os ministros mexicano e colombiano, toda a legação chilena, pessoal do consulado do Chile, o ex-ministro Quesado Adduncate, os srs. Aguirre Cerdo, Affonso Freire, o encarregado dos negócios chilenos e vários outros membros da colônia chilena. Muitos compatriotas acompanharam o sr. Arturo Alessandri e sua família até Boulogne.
“O presidente chileno, sr. Arturo Alessandri, seguiu para seu país via Buenos Aires. Grande era a assistência ao seu embarque. [...]”
Sem animação
“Chocho, chochinho o carnaval deste ano. A não ser os bailes de gala das várias sociedades carnavalescas, a quase nada se reduziu o culto ao velho Momo, tão fervorosamente festejado em anos anteriores. A afluência de gente à rua dos Andradas, centro consagrado das batalhas carnavalescas, não foi animadora. É verdade que faltaram, para estimular a alegria popular, o suplemento de iluminação e os clássicos coretos com as não menos clássicas bandas de música. Em parte, talvez, por isso, o negócio correu precário para os vendedores de confete, serpentinas, lança-perfumes e outros apetrechos bélicos com que se ferem os combates da pândega e da alegria. Nem se poderá dizer que tenha concorrido para isso o estado de sítio, que está passando despercebido, nem a proibição da máscara. Mas, francamente: quando se pensa no feijão a cento e cinco mil réis, perde-se inteiramente o jeito e o gosto das diversões...”
Colheita de arroz
“Anteontem, em ligeira nota, nos referimos às próximas colheitas de arroz nos municípios de Rio Pardo e São Sebastião do Cahy. Agora temos informes do que será a colheita desta gramínea nas Pedras Brancas, distrito do município de Porto Alegre. Assim, calcula-se que ali serão colhidos uns 250.000 sacos, o que representa uma das maiores colheitas do Estado. Em Pedras Brancas até poucos anos atrás não se plantava arroz, mas uma vez iniciada ali a cultura desta gramínea em pouco tempo tomou grande impulso, sendo muitas as empresas ali existentes com grandes capitais. Os plantadores dali pretendem começar as suas colheitas por todo o princípio do mês entrante.”
Bandoleiros
“O ‘Daily News’ publica um telegrama de Belgrado, anunciando que o governo iugoslavo enviou à Bulgária uma nota enérgica de protesto contra os incidentes provocados por bandos búlgaros. Essa nota é uma consequência do sangrento combate havido entre guardas da fronteira e das irregularidades praticadas pelos búlgaros. Um bando de agrários vindos da Iugoslávia atacou a aldeia de Barbotza, a quinze quilômetros da fronteira. O chefe e alguns bandidos foram capturados.”
Perseguição
“Anuncia-se que as forças legais que operam no Paraná entraram em contato com os revolucionários comandados pelo capitão Prestes, cuja manobra é ainda desconhecida, estando os legalistas alerta para evitar qualquer surpresa. Um forte destacamento de forças do Rio Grande do Sul, sob o comando do dr. Paim Filho, marcha pelo sul em perseguição aos rebeldes, que assim estão entre dois fogos.”
O dia 24 de fevereiro na história
- 1582 Promulgado pelo papa Gregório XIII o novo calendário (gregoriano) em substituição ao calendário juliano.
- 1786 Nasce em Hanau o autor e antropólogo alemão Wilhelm Grimm; junto com seu irmão Jacob, compilou e publicou obras literárias folclóricas, como contos-de-fada.
- 1821 A proclamação do Plano de Iguala definia a constituição de um Império Mexicano independente da Espanha.
- 1848 O rei francês Luís Filipe abdica do trono; inicia a Segunda República Francesa.
- 1891 A segunda Constituição brasileira e primeira da era republicana é promulgada, marcando a transição da monarquia para a República.
- 1895 Começa a Guerra de Independência de Cuba em relação à Espanha.
- 1920 O Partido Nazista é fundado por Adolf Hitler na cervejaria Hofbräuhaus am Platzl, em Munique.
- 1945 O premiê egípcio Ahmad Mahir Pasha é assassinado no parlamento após a leitura de um decreto.
- 1946 O coronel Juan Perón é eleito para seu primeiro mandato como presidente da Argentina.
- 1949 O armistício é assinado e termina a Primeira Guerra Árabe-Israelense.
- 1955 Nasce em San Francisco o empresário e inventor americano Steve Jobs, co-fundador da Apple.
- 1955 Nasce em Lorette o ex-piloto e tetracampeão mundial de Fórmula 1 Alain Prost.
- 1956 Nasce em Cleveland a filósofa americana Judith Butler.
- 1966 Golpe de Estado derruba o governo do presidente ganês Kwame Nkrumah.
- 1968 A Ofensiva do Tet na Guerra do Vietnã é paralisada; o Vietnã do Sul retoma a cidadela de Hué.
- 1976 A Constituição cubana é formalmente proclamada.
- 1991 Começa a fase da guerra terrestre na Guerra do Golfo, com tropas cruzando a fronteira saudita com o Iraque.
- 2008 Fidel Castro se retira do cargo de presidente de Cuba após 32 anos.
* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios
