O primeiro jogo de um clube de futebol brasileiro na Europa

O primeiro jogo de um clube de futebol brasileiro na Europa

A edição do dia 18 de março de 1925, quarta-feira, edição n. 65, noticiava

Juliano Bruni
O Club Athletico Paulistano se tornou o primeiro clube de futebol brasileiro a excursionar pela Europa, em 1925. No primeiro confronto, enfrentou um selecionado francês em Paris. Apesar do início de partida tenso, os paulistas — liderados pela primeira grande estrela da bola no Brasil, Arthur Friedenreich — logo tomaram o controle do jogo e impuseram uma pesada derrota aos donos da casa por 7 a 2. A partida foi muito comentada à época e a fama do talento dos jogadores brasileiros começou a correr o Velho Continente

O Club Athletico Paulistano se tornou o primeiro clube de futebol brasileiro a excursionar pela Europa, em 1925. No primeiro confronto, enfrentou um selecionado francês em Paris. Apesar do início de partida tenso, os paulistas — liderados pela primeira grande estrela da bola no Brasil, Arthur Friedenreich — logo tomaram o controle do jogo e impuseram uma pesada derrota aos donos da casa por 7 a 2. A partida foi muito comentada à época e a fama do talento dos jogadores brasileiros começou a correr o Velho Continente

publicidade

“Trinta mil pessoas assistiram, no Velódromo Buffalo, ao sensacional ‘match’ entre o Paulistano e o selecionado francês. Os brasileiros entraram em campo sob aplausos da multidão. Depois de trocados entre os adversários os cumprimentos do estilo, iniciou-se a peleja num campo impróprio devido à lama. A princípio, causaram os brasileiros penosa impressão, pois a cada momento caía um player por entre gargalhadas da multidão, que estava convicta, nos 10 primeiros minutos de jogo, que os paulistanos seriam irremediavelmente derrotados. Os cronistas e os sul-americanos que assistiam ao jogo chegaram a se convencer de que a esquadra brasileira sofreria a mais séria derrota que se possa imaginar. Como si estivessem apavorados com as condições do terreno, os dianteiros brasileiros não se moviam, ou então, moviam-se imperfeitamente, sem combinação, deixando aos adversários o campo livre para um jogo eficiente. [...] a supremacia dos brasileiros foi absoluta. Arakem e Friendereich continuaram a conduzir os ataques, conquistando mais dois pontos para as suas cores. Os franceses não puderam aproveitar um ‘foul’ brasileiro convertido em ‘free-kick’ apenas a 20 jardas do ‘goal’. O último ponto dos brasileiros foi feito poucos minutos antes de terminar a partida, a qual obedeceu a todas as regras e decorreu entre a maior distinção, não se verificando a menor incidente. O resultado final foi, portanto, o seguinte: Brasileiros ... 7 goals, Franceses ... 2 goals.

“Apesar do dia ser pluvioso, 35 mil pessoas assistiram ao ‘match’ entre brasileiros e franceses. Passados 15 minutos de iniciado o jogo, os franceses viram-se completamente dominados, sem poderem reagir até o final da partida.

“Acredita-se que os brasileiros brilharão na frente dos belgas no dia 19 do corrente, no ‘match’ de foot-ball que disputarão em Bruxelas.”

O Club Athletico Paulistano foi fundado em 1900 em bairro nobre da capital paulista. Foi campeão do estado por 11 vezes, incluindo um tetracampeonato (jamais igualado) entre 1916 e 1919. Em 1925 se tornou o primeiro clube brasileiro a excursionar pela Europa. A partida em questão foi o primeiro de dez amistosos disputados em três países do Velho Continente (nove vitórias e uma derrota). O Paulistano continua sua trajetória como prestigioso clube social e esportivo, mas abandonou a prática do futebol em 1930 por discordar do profissionalismo que começava a instalar-se na modalidade.

Desarmamento “moral”

“Discursando esta noite no Oversee Club, o ministro da Guerra, sr. Gessler, declarou que, pelo Tratado de Versailles, a Alemanha podia manter um exército de cem mil homens para a proteção de suas fronteiras, com a promessa simultânea de que o desarmamento da Alemanha só devia representar a fase inicial do desarmamento universal. Acrescentou que essa promessa não foi cumprida; que, hoje em dia, há na Europa meio milhão de homens a mais que em épocas anteriores à guerra, e que no exterior se declara que a Alemanha se desarma tecnicamente, porém não moralmente. Esta censura está somente em parte justificada, uma vez que a promessa de desarmamento universal não foi cumprida. Terminou ele exprimindo a convicção de que o desarmamento moral da Alemanha progredirá rapidamente se a tratarem com justiça.”

Fronteiras

“Continuam [no Peru] as manifestações de desagrado pelo laudo de Tacna e Arica. Pequenos grupos lançam protesto na Rotunda, não admitindo sinceridade no laudo do presidente americano] Coolidge e não aceitando a possibilidade de um plebiscito. A polícia percorre as ruas, mantendo a ordem. Quatro mil irredentos irão solicitar, por intermédio da embaixada norte-americana, que o árbitro da questão lhes ofereça garantias para o plebiscito.”

O Chile e o Peru disputavam regiões fronteiriças aos dois países desde o fim da Guerra do Pacífico (1879-1884). Em 1925 o presidente americano Calvin Coolidge, árbitro da questão, decidiu pela realização de um plebiscito nas áreas de Tacna e Arica, motivo do descontentamento peruano, já que a região passou por um processo intenso de aculturação (chamado, a propósito, de “chilenização”) nas décadas anteriores. O impasse foi resolvido com o Tratado de Lima em 1929, no qual o Peru manteve Tacna, mas precisou ceder Arica ao país vizinho.

O dia 18 de março na história

  • 1314 O último mestre da Ordem dos Templários é queimado na fogueira, condenado por heresia.
  • 1793 Declarada a República de Mainz, a primeira república moderna na Alemanha.
  • 1834 Seis agricultores ingleses são condenados ao exílio na Austrália acusados de formarem um sindicato.
  • 1848 Primeiro dos Cinco Dias de Milão, em que rebeldes expulsam os dominadores austríacos da cidade.
  • 1871 Declaração da Comuna de Paris; o presidente francês Adolphe Thiers ordena a evacuação da cidade.
  • 1899 O satélite Phoebe do planeta Saturno é o primeiro a ser descoberto através de fotografias, realizadas pelo astrônomo americano William Henry Pickering.
  • 1913 O rei da Grécia, Jorge I, é assassinado em Tessalônica por Alexandros Schinas, supostamente um anarquista.
  • 1921 Revolução Mongol: o exército de guerrilha mongol derrota forças da China em Maimachen, completando a expulsão dos chineses.
  • 1922 Mohandas Gandhi é condenado a seis anos de prisão por desobediência civil; cumprirá apenas dois.
  • 1932 Nasce na Pensilvânia o escritor e crítico americano John Updike.
  • 1938 O México cria a estatal petrolífera Pemex, expropriando todas as reservas e instalações de propriedade estrangeira.
  • 1940 Hitler e Mussolini se encontram no Passo Brenner e acordam uma aliança contra França e Grã-Bretanha.
  • 1944 O Vesúvio entra em erupção na Itália, matando 26 pessoas, desalojando milhares e destruindo diversos bombardeiros aliados.
  • 1948 Consultores soviéticos se retiram na Iugoslávia, o primeiro sinal da ruptura Tito-Stalin.
  • 1962 Os Acordos de Évian encerram a Guerra de Independência da Argélia, que obtém a independência da França.
  • 1965 O cosmonauta soviético Alexei Leonov se torna o primeiro humano a realizar uma caminhada no espaço.
  • 1968 O congresso americano revoga a exigência de uma reserva de ouro para respaldar a moeda americana.
  • 1977 O presidente da República do Congo, Marien Ngouabi, é assassinado.
  • 1978 Nasce em Goiânia o ídolo colorado Fernando Lúcio da Costa, o Fernandão.
  • 1990 Morre no Rio de Janeiro o ator, comediante e locutor Mauro Faccio Gonçalves, o Zacarias da trupe humorística Os Trapalhões.
  • 2000 Chen Shui-bian, do Partido Democrático Progressista, se torna o primeiro presidente eleitos de Taiwan em mais de meio século a não pertencer ao partido nacionalista Kuomintang.


* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895