O raid aéreo Rio-Buenos Aires

O raid aéreo Rio-Buenos Aires

Correio do Povo do dia 29 de outubro de 1920, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Hidroplano que realizou o raid Rio-Buenos Aires.

publicidade

Raid aereo Rio - Buenos Aires 

No estaleiro dos srs. Mabilde e Comp., continuaram a ser procedidos hontem, os reparos de que carece o hydroplano “M 9 Bis”, no qual os aviadores Virginius De Lamare e Silva Junior, estão realizando o raid Rio-Buenos Aires. Esses reparos deverão ficar hoje concluidos. Os intrepidos aviadores, que ainda hontem receberam vivas demonstrações de apreço, pretendem daqui partir, amanhã, pela manhã, indo ao Rio Grande e dali para Montevideo e Buenos Aires. Hontem, pela manhã, o commandante Delamare, esteve em visita á redacção desta folha, agradecendo as merecidas referencias que sobre a sua arrojada prova temos publicado. Por alguns minutos entreteve o commandante Delamare, interessante palestra, durante a qual demonstrou o vivo interesse que tem para finalisar o “raid” Rio-Buenos Aires.

DIVERSAS

As cargas dos vapores ex-allemães retidos em Portugal- O “Seculo”, de Lisboa, de 1º do corrente, publicou a seguinte noticia a proposito das cargas dos navios ex-allemães retidos em Portugal: “Segundo um decreto que a folha official insere, é permittida, desde hontem, a entrega, conforme a legislação aduaneira portugueza, das mercadorias que estavam a bordo dos navios de nacionalidade inimiga, apreendidos nos portos de Portugal, suas ilhas adjacentes e colonias, e que no momento da apreensão do navio transportador fossem propriedade legitima e incontestada de cidadãos ou entidades de nacionalidade neutra ou alliada que as não tivesse alienado mediante venda consumada pelo recebimento do respectivo valor. As reclamações de entrega, devidamente documentada, serão presentes nas sédes das alfandegas. Se as mercadorias já houverem sido vendidas em hasta publica, os proprietarios receberão o producto liquido das mesmas, uma vez provado o seu direito, os proprietarios perceberão o seu valor conforme os respectivos processos. Os proprietarios das mercadorias, podem apresentar nas alfandegas, requerimento, pedindo que si não realise o leilão que esteja annunciado, o qual terá effeito suspensivo quando vier autenticado pelo consulado competente. Se, decorridos trinta dias sob a apresentação do requerimento, o interessado não apresentar documentos do processo de reconhecimento de propriedade, cessa o effeito suspensivo.

TELEGRAMMAS

Uzina Electrica

Caçapava, 28 - A Uzina Electrica desta cidade será completamente reformada no principio do anno proximo. Ali serão collocadas novas e maiores machinas, que serão encommendadas por intermedio da casa Bromberg & C.

O fallecimento do rei Alexandre da Grecia

Rio, 27 - A legação da Grecia, nesta capital, communicou á imprensa ter recebido o seguinte telegramma: É com profunda magua que voz annuncio ter s. m., o rei, nosso soberano, sucumbido ás 4 horas da tarde, na sua residencia de verão, após cruel enfermidade. Telegrapha-vos-ei sobre o dia dos seus funeraes - politis.” Logo que recebeu communicação do fallecimento do rei Alexandre, o ministro das Relações Exteriores telegraphou enviando pesames ao governo da Grecia e ao representante diplomatico junto ao nosso paiz, e mandando ainda que o nosso representante diplomatico, naquelle paiz, tome parte e represente o Brasil nas cerimonias funebres.

Liga das Nações

Santiago, 28 - O terceiro delegado chileno junto á Liga das Nações será o internacionalista, Isidoro Gomez.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 29 de outubro na história

1810 - Fundação da Real Biblioteca, hoje Biblioteca Nacional do Brasil.
1945 - Estado Novo: o presidente Getúlio Vargas é deposto por militares de seu próprio ministério.
2004 - Osama bin Laden admite a sua ligação direta nos ataques aos EUA de 11 de setembro de 2001.
2015 - A China anuncia o fim da política do filho único após 35 anos.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895