O rei da Bélgica foi recepcionado por Washington Luiz, em São Paulo

O rei da Bélgica foi recepcionado por Washington Luiz, em São Paulo

Correio do Povo do dia 14 de outubro de 1920, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Washington Luiz com o rei Alberto da Belgica, em São Paulo.

publicidade

Os Reis da Belgica no Brasil 

S. Paulo, 13 - Communicam de Santos que o sr. Washington Luiz offereceu um almoço aos reis, no qual figuravam pratos e fructas do pais. Sendo convidada, a rainha partiu um grande bolo, donde voaram dois tiés, ornados com fitinhas das côres do Brasil e da Belgica. Ao mesmo tempo, dois colibris adejavam beijando montões de flores que inundavam o salão do banquete e as peças contiguas. O rei, agradecendo o brinde do prefeito, falou, affirmando a sua admiração pelo progresso de toda ordem que observou em S. Paulo, na capital e no interior, e que, agora, esta antiga cidade era um ninho de tantas tradições caras e reverentes. Findo o almoço, foram visitantes ás Docas, onde, ao chegarem áquelles, todos os navios e botes arvoraram o pavilhão belga, ladeado pelo brasileiro. A comitiva real visitou os armazéns e percorreu o cáes recebendo ovações delirantes de terras e do mar.

DIVERSAS

Intendencia de Porto Alegre - Amanhã, ás 20 horas no edificio da Intendencia, realisar-se-á uma sessão do Conselho Municipal para a posse do dr. José Montaury, no cargo de intendente, bem como dos conselheiros ultimamente eleitos, para o proximo periodo administrativo.

Associação Beneficente - Como já noticiámos, os motorneiros e conductores da Companhia Força e Luz Porto Alegrense resolveram fundar uma associação beneficente. Os fundadores da agremiação officiaram ao dr. Possidonio da Cunha, director-presidente daquella empreza, submettendo á sua apreciação os estatutos provisorios e, ao mesmo tempo, solicitando permissão para que o nome do referido director-presidente sirva de patrono á nova associação. O officio é assignado pela commissão organisadora.

A nacionalisação da pesca - Pescadores portuguezes residentes no Rio Grande, telegrapharam ao sr. Amadeu Alegria, consul interino de Portugal, neste Estado, solicitando-lhe passagens para, a exemplo da attitude de muitos outros seus patricios pescadores estabelecidos em outros pontos da Republica, se repatriarem, em vista da recente lei de nacionalisação da pesca no Brasil. Esse pedido foi encaminhado pelo referido cônsul á embaixada de seu pais no Rio de Janeiro. A embaixada determinou então ao sr. Amadeu Alegria, que syndicasse quaes os pescadores que necessitam de auxilio para depois providenciar sobre o seu repatriamento.

TELEGRAMMAS

A Allemanha e os maximalistas

Berlim, 13 - O governo advertiu os delegados socialistas russos que amanhã, 14 do corrente, termina o praso que lhes fôra concedido para permanecerem no territorio allemão, afim de assistir ao congresso dos socialistas independentes allemães.

A Festa da Raça

Buenos Aires, 13 - Por occasião da celebração da Festa da Raça effectuou-se uma imponente manifestação civica á qual compareceram os diplomatas sul-americanos e europeus.

As relações entre a Polonia e a Lithuania

Paris, 13 - O sr. Zamoyski, ministro polaco em Paris, declarou ao presidente do conselho, Leygues, que o governo polaco reprova completamente o procedimento do general Zeligowski em relação á Vilna, e tomará medidas no sentido de chamar as tropas daquelle general á ordem. O sr. Leygues scientificou immediatamente dessas “demarchis” ao sr. Leon Bourgeois, o qual, na qualidade de presidente do conselho da Liga das Nações, telegraphou ao coronel Charding, chefe da missão da Liga que se acha em Vilna, confirmando-lhe a exactidão das informações do governo polaco.

A grafia da época está presevada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 14 de outubro na história

1835 - Começam a navegar as primeiras barcas a vapor Rio-Niterói. 
1852 - Inicia a circulação em Porto Alegre o jornal “Correio do Sul”.
1962 - Instalação de mísseis soviéticos em Cuba causa reação dos EUA. 
1964 - Martin Luther King recebe o prêmio Nobel da Paz. 
1977 - Morre o cantor e ator norte-americano Bing Crosby. 
1987 - Figueiredo lança manifesto criticando a Nova República. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895