“‘A Noite’ afirma que a violenta explosão verificada na Ilha do Cajú foi causada por trinta mil toneladas de dinamite armazenadas naquela ilha e que aguardavam licença de embarque para vários destinos. Na ocasião da explosão, uma densa multidão de povo aglomerou-se no cais Pharoux, paralisando o tráfego dos bondes. Os chauffeurs debandaram assustados com o risco de causarem desastres, correndo contra a mão. Muitos transeuntes, devido à commoção do momento, ficaram privados da visão, ao passo que muitas senhoras tiveram crises nervosas na rua. O Corpo de Bombeiros enviou um contingente e material à ilha do Cajú. A iluminação do Nictheroy teve prejuízos materiais avultados. A Assistência Pública desta capital está num contínuo vai e vem, a fim de prestar auxilio às vítimas. A assistência de Nictheroy não pode atender a todos os feridos, tal é o seu elevado número. Até agora foram socorridas mais de 150 pessoas.
“Os jornais continuam a se ocupar detalhadamente da violenta explosão ontem ocorrida num depósito de inflamáveis situado na Ilha do Cajú. O fogo propagou-se aos depósitos de carvão da firma Pereira e Carneiro, alastrando-se também pelos depósitos de carvão do Lloyd Brasileiro e de outros na Ilha da Conceição. Quando abnegadamente lutavam contra o incêndio, ficaram feridos 22 bombeiros, alguns gravemente.
“Somente às 23 horas de ontem é que as chamas do violento incêndio foram abafadas, ficando a Ilha do Cajú transformada num verdadeiro braseiro. À meia-noite foi toda a ilha contornada, verificando-se que o único ponto em que ainda existia fogo era num depósito de carboneto.
“Todas as edificações existentes na Ilha da Conceição ruíram. A muito custo, as duas chatas a cujo bordo se manifestara o incêndio foram afastadas mais para o largo. Turmas de bombeiros e trabalhadores estão empenhados em remover os escombros, a fim de se poder retirar os cadáveres. Já foram retirados dos escombros, completamente carbonizados, o vigia da Ilha do Cajú, o mestre da oficina de máquinas do Lloyd Brasileiro, sr. Oscar Martins, e o caldeireiro Antonio Siqueira. A população local continuava aterrorizada, procurando permissão da polícia para transferir para logar seguro os móveis salvos do sinistro. A polícia tomou providências contra os saqueadores. O sr. Arthur Bernardes, presidente da República, telegrafou ao presidente do Estado do Rio, sr. Feliciano Sodré, apresentando ao governo e ao povo fluminenses a expressão do seu grande pesar pela catástrofe e reiterando o concurso do governo federal, oferecido pelo sr. Affonso Penna Junior, ministro da Justiça, às pessoas atingidas pela desgraça. O Club Carnavalesco Democráticos promove um grande bando precatório para o próximo sábado em favor das vítimas da catástrofe. O embaixador inglês esteve no Itamaraty apresentando pêsames pela catástrofe. O encarregado dos negócios da Alemanha, von Kaufmann, por sua vez, telegrafou ao sr. Felix Pacheco, ministro das Relações Exteriores, nos seguintes termos : ‘Em nome de meu governo e no desta Legação, peço permissão para apresentar os meus sentimentos mais pesarosos pela catástrofe que ontem abalou esta capital e que, além de causar prejuízos materiais enormes, fez um grande número de vítimas.’
“Segundo os últimos cálculos, a catástrofe da Ilha do Cajú, que atingiu também o bairro da Ponta da Areia e da Ilha da Conceição, originou ficarem 2.323 casas destruídas e danificadas, saindo feridas 800 pessoas. Faltam notícias de 300 pessoas. Ainda não foi possível fixar o número total dos mortos. Ontem, quando trabalhava em combater o fogo, morreu um bombeiro pertencente ao Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.
“Causaram dolorosa impressão em todo o país as notícias da recente catástrofe ocorrida em Nictheroy. Os jornais ativavam boletins à medida que recebiam novas informações, que iam por sua vez sendo remetidas para a imprensa da província. A cada momento chegavam despachos de todos os pontos pedindo notícias. Foram enviados inúmeros telegramas de pêsames à Embaixada e ao consulado do Brasil. Os jornais dirigem aos representantes do Brasil e ao povo brasileiro sentidas condolências.
“Foi extinto o incêndio da Ilha do Cajú proveniente da grande explosão ali verificada e que durou cerca de 80 horas.”
A terra treme na América do Norte
“Os abalos de ontem foram os mais violentos desde o século XVII e foram sentidos em todo o território do Canadá. Ruíram os telhados da igreja católica de Shawinigan Falls e muitas casas desabaram. Em Montreal, a catedral católica de S. Jacques sofreu prejuízos orçados em 10 mil dólares. Os abalos foram em número de cinco. As casas oscilaram durante dois minutos.
“Também foi registrado aqui um terremoto idêntico ao de Montreal, na província de Quebec, onde os prejuízos foram enormes.
“Nos suburbios de New Haven, Connecticut, foi sentido um tremor de terra, cuja duração foi de dois minutos. À noite repetiu-se o fenômeno, durando cerca de meio minuto, tendo os edifícios tremido violentamente. De Nova York informam que em vários quarteirões da grande metrópole, de New Jersey, Detroit e Louisville também foram sentidos tremores de terra similares.
“O Observatório Astronômico registrou um movimento muito pronunciado em Colombet, em Ohio. Daí chegam notícias dizendo que todo o Estado foi violentamente agitado.”
Repressão aos curdos
“A população de Kharpout rechaçou os rebeldes. A situação geral do Curdistão parece melhorar.
“O governo convocou cinco classes do exército para reprimir a revolta dos ‘curdos’, os quais estão sendo perseguidos com energia por toda a parte.”
O exemplo dinamarquês
Dominada por um governo socialista, a Dinamarca reduziu o seu exército a sete mil homens, com funções de simples polícia e sua marinha a duas canhoneiras e cinco torpedeiros, para o serviço de fiscalização de pesca em suas águas e nas de suas longínquas possessões (Groenlândia e ilhas Faroé). Isto é: praticamente realizou, com audácia notável, o desarmamento tão sonhado pelos apóstolos da paz no mundo. A justificação é baseada num bom-senso irrespondível. De duas, uma – dizem os propugnadores da medida: – ou um país tem forças para se defender com vantagem, ou seu armamento só servirá para lhe atrair desastres, além do eterno sacrifício financeiro. Ora, a Dinamarca, colocada entre grandes povos militares, como a Rússia, a Allemanha, a França e a Inglaterra, não dispõe de meios para enfrentá-los; portanto, por maior que seja o seu esforço para manter o máximo do poder militar e naval, em caso de conflito armado, está condenada ao destino da Bélgica em 1914: o esmagamento numa semana. Mais vale fazer como o Luxemburgo, que se limitou a ressalvar moralmente os seus direitos. Quanto à causa da vitória desta teoria, os mais competentes consideram que foi o domínio cada vez maior das mulheres na política dinamarquesa. A Dinamarca sempre foi um dos países de tendências mais acentuadamente democráticas em todo o mundo e essa corrente se tem avolumado vertiginosamente depois que ali foi dado o direito de voto às mulheres. Hoje, nesse país a colaboração das mulheres é incontestável. Até agora são apenas vinte os deputados femininos, mas todos de grande prestígio. O cargo de inspetor das indústrias – verdadeiro ministro do Trabalho – está confiado a uma mulher; é também uma mulher o ministro da Educação, que tem sob seu ‘controle’ todas as escolas, universidades, teatros e artes em geral. Há pouco, durante uma festa escolar no ‘Royal Theater’, estando presente o rei, essa ministra proibiu que fosse cantado o hino nacional em homenagem ao soberano. Os estudantes teimaram em cantá-lo; então a ministra e mais duas deputadas presentes mantiveram-se acintosamente sentadas. O rei, em seu camarote, limitou-se a sorrir.”
Macabro
A grande guerra, que enlutou o mundo inteiro durante cinco anos, deixou-nos as recordações mais tristes, mais trágicas que a História perpetuará nas suas páginas imortais. Dela muito teremos que falar, rememorando hoje, como amanhã e depois os seus episódios de sangue e de horror. Porque cada dia que passa ela nos apresenta uma surpresa, se não dos dissídios que ainda mantêm as nações em conflito financeiro e político, pelo menos da sua barbaria e dos seus flagrantes sinistros. Agora mesmo, em Amiens, um dos teatros da grande luta mundial, fez-se uma descoberta macabra, que dá bem a ideia do que foi aquela hecatombe. Uma ‘équipe’ de artífices encontrou no bosque de Saint-Pierre-Vaast, a leste da cidade francesa, um avião, dentro do qual havia um esqueleto. Presume-se que o aparelho tenha caído entre o ano de 1916 e o de 1918. Foi perto de Sailly-Saillisel e Fancourt, no arrabalde de Péronne, num sítio distante sessenta metros de uma estrada, onde jaziam os destroços do avião. Os ossos do esqueleto estavam incompletos: faltava a cabeça. Um fragmento do queixo, contendo dois dentes, foi achado a alguns metros do local onde estava o esqueleto. Mas isso ainda não será nada…”
Invasão
“O corpo provisório tem estado de prontidão, expedindo diversas escoltas para a campanha devido a denúncias recebidas das autoridades de Livramento de que existem elementos rebeldes nos limites deste e daquele município, tendo vindo do Uruguai.”
Sediciosos no Paraná
“A ‘Notícia’ diz ser desesperadora a situação dos rebeldes no Paraná, acrescentando que, além de estarem sendo acossados pelos legalistas, se acham desprovidos de mantimentos e munições. Termina a informação daquele jornal dizendo que o capitão Luiz Prestes e os tenentes Siqueira de Campos e Cay estão ameaçados de cair prisioneiros.”
Diário de Notícias
“Como estava anunciado, circulou anteontem, nesta capital, o primeiro número do ‘Diário de Notícias’, dirigido pelo nosso colega de imprensa, dr. Francisco de Leonardo Truda. Tendo como redatores os nossos colegas Dr. Raul Pilla, srs. Roque Callage, Raul Ribeiro e João Costa, e como gerente o sr. Pedro Moura o novo matutino apresentou-se numa edição de 10 páginas, com todas as suas seções bastante desenvolvidas. Aos confrades que dirigem o ‘Diário de Notícias’ renovamos os nossos votos de prosperidade.”
Da seção “Caixa Urbana”
“O Riachinho – Moradores da rua João Alfredo, quadra entre as de Luiz Alfonso e República, e que dão os fundos para o Riacho, queixam-se do abandono em que este se encontra. Ali é despejada toda sorte de imundícies, as quais ficam retidas devido à pouca correnteza do Riacho, cujas águas estão baixas com a seca reinante. Sucede que, com o calor, essas imundices exalam um cheiro insuportável, obrigando os moradores a trazerem as aberturas de suas casas hermeticamente fechadas. Assim, é de se esperar que uma providência seja tomada no sentido de sanear aquela zona da cidade.”
“O mau estado da rua Sant'Anna – Em carta que nos foi dirigida, pede um ‘assíduo leitor’ que reclamemos a quem de direito contra o mau estado em que se encontra a rua Sant'Anna. Já há dias – diz o nosso informante – a água das sarjetas ali permanece estagnada e a exalar um mau cheiro insuportável. E, para maior infelicidade dos moradores daquela rua, anteontem à noite ficou ela completamente às escuras, pois os carros de uma sociedade carnavalesca, com a sua altura, arrebentaram completamente a rede da iluminação.”
O dia 3 de março na história
- 1585 O Teatro Olímpico de Vicenza, obra de Andrea Palladio, é inaugurado.
- 1847 Nasce em Edimburgo, na Escócia, o engenheiro canadense-americano Alexander Graham Bell, inventor do telefone.
- 1861 O czar Alexander II da Rússia assina o documento que abole formalmente a servidão no país, libertando cerca de 23 milhões de pessoas.
- 1878 Termina a Guerra Russo-Turca: Romênia, Sérvia e Montenegro proclamam independência do Império Otomano, e a Bulgária se torna um estado autônomo.
- 1918 A Rússia assina o Tratado de Brest-Litovsk, se retirando da Primeira Guerra e cedendo controle de territórios à Alemanha e Turquia.
- 1923 A revista americana Time publica sua primeira edição.
- 1924 O Império Otomano é formalmente abolido com a deposição do califa Abdülmecid II.
- 1938 Descoberto em Damman por americanos e britânicos o primeiro poço de petróleo com capacidade de produção comercial na Arábia Saudita.
- 1939 Gandhi inicia greve de fome em Bombay contra o domínio autocrático britânico na Índia.
- 1940 Cinco pessoas são mortas em um ataque incendiário nos escritórios da publicação comunista Flamman, em Lulea, na Suécia.
- 1947 A canção “Asa Branca”, composta por Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira e clássico da música popular brasileira, é gravada nos estúdios da RCA, no Rio de Janeiro.
- 1953 Nasce no Rio de Janeiro o ex-jogador e técnico Arthur Antunes Coimbra, o Zico.
- 1986 O Australian Act entra em vigor, tornando a Austrália completa e formalmente independente do Reino Unido.
- 1991 Rodney King é filmado sendo brutalmente espancado pela polícia em Los Angeles; o caso gerou intensa comoção internacional e reação popular.
- 2005 O americano Steve Fossett conclui o primeiro voo aéreo sem paradas e sem reabastecimento ao redor do mundo.
- 2005 A Nova Zelândia se torna o primeiro país do mundo a contar (até agosto de 2006) com todos os cargos políticos mais altos ocupados por mulheres.
* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios
