Há um Século no CP

O retorno da censura e a prisão de Honório Lemes

Da edição do dia 9 de outubro de 1925, sexta-feira, edição n. 240

Para o governo, a prisão do caudilho Honório Lemes indicava a desarticulação final do movimento rebelde na Fronteira
Para o governo, a prisão do caudilho Honório Lemes indicava a desarticulação final do movimento rebelde na Fronteira Foto : CP Memória

“Esteve ontem na redação desta folha o dr. Valentim Aragon, subchefe da 1ª Região Policial, que se fez acompanhar do dr. João Pompílio de Almeida Filho, delegado de polícia do 1º distrito. Essa autoridade veio comunicar-nos a resolução do sr. desembargador chefe de polícia de restabelecer a censura à imprensa, participando-nos, igualmente, haver sido designado para fazer a censura desta folha o dr. João Pompílio de Almeida Filho.

A prisão do general Honório Lemes — O general Eurico de Andrade Neves, comandante da 3ª Região Militar, recebeu um telegrama do general José Antônio Flores da Cunha, comunicando-lhe que as forças que atuam sob sua direção efetuaram, ontem, a prisão do chefe revolucionário Honório Lemes e de seu estado-maior. Essa prisão foi efetuada após um combate no Passo da Conceição, tendo o resto dos revoltosos fugido, seguido pelas forças legais, atirando-se muitos ao rio, morrendo afogados, e caindo outros prisioneiros. Adianta o telegrama do general Flores da Cunha que havia cercado de todas as garantias o chefe revoltoso Honório Lemes e outros prisioneiros. O general Andrade Neves, assim que recebeu esse despacho, comunicou-o por telegrama ao marechal Setembrino de Carvalho, titular da pasta da Guerra.”

_

Universidade

“Os diretores e professores das escolas superiores do Estado foram, ontem, incorporados ao Palácio para agradecer ao presidente, sr. Mello Vianna, a sanção da lei que criou uma universidade nesta capital [Belo Horizonte]. Falou o dr. Mendes Pimentel, diretor da Faculdade de Direito, respondendo o presidente, que declarou constituir a universidade a realização de uma velha aspiração, vinda do antigo regime, como consequência lógica da evolução intelectual do povo mineiro.”

_

Nova guerra

“Telegrafam de Omaha, no Estado de Nebraska, dizendo que o presidente [Calvin] Coolidge, falando na convenção da Legião Americana, declarou estar convencido de que os resultados da guerra mundial estão perdidos no mundo. ‘Preparemo-nos para uma nova guerra’, acrescentou o sr. Coolidge, ‘a não ser que os antagonismos raciais ensarilhem as armas e se estabeleça, enfim, uma atitude universal de tolerância’. O sr. Coolidge terminou dizendo que podem mais os tratados e os acordos sobre o desarmamento, que asseguram a melhor paz, do que a concorrência dos exércitos e das esquadras.”

_

Depredações e nova fórmula

“Em menor número do que nos dias anteriores, continuaram ontem a se registrar atritos entre condutores e passageiros em todas as linhas [de bondes], incidentes devidos não só à demarcação das seções, como também ao sistema de fornecimento de talões aos passageiros. Ontem, felizmente, os passageiros mantiveram-se em atitude mais pacífica, não ocorrendo nenhuma depredação. [...]

A nova fórmula para solucionar o caso — Em nosso último número noticiamos que a diretoria da Companhia Força e Luz Porto-Alegrense estivera anteontem no gabinete do dr. Octavio Rocha apresentando uma outra fórmula para solucionar o caso das passagens [...] De posse dessa fórmula, s. s. conferenciou com o dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado, tendo sido ela enviada ao dr. Octacílio Oliveira, fiscal junto à Força e Luz, para o respectivo parecer. Ontem, o dr. Oliveira, depois de estudar a fórmula em questão, deu o seu parecer, dizendo achá-la aceitável, pois a Companhia abre mão de um direito que lhe assiste de ter duas ou mais seções, conforme contrato. Como a diminuição de uma seção virá facilitar o serviço de cobrança de passagens, está ele completamente de acordo. Ontem à tarde, o dr. Octacílio de Oliveira, em ofício, transmitiu o seu parecer ao dr. Octavio Rocha, o qual, por sua vez, dele deu conhecimento à diretoria da Companhia Força e Luz Porto-Alegrense.

Os pontos de parada — Diante do parecer do fiscal da municipalidade, trata-se agora de localizar os pontos de parada da primeira seção nas diversas linhas. Hoje começarão os respectivos estudos, que deverão, depois, ser submetidos à aprovação da Intendência Municipal. Sabe-se que, nas linhas dos Navegantes e S. João serão uniformizadas as distâncias da primeira seção, medida que também será tomada relativamente às linhas do Partenon, Glória, Teresópolis e Menino Deus. [...]”

Primeiras edições

Da edição de 9 de outubro de 1895, quarta-feira, n. 8

Revolta cubana

“Comunicam de Havana que o vômito negro continua a fazer vítimas entre as tropas do marechal Martinez Campos [governador espanhol de Cuba]. A situação financeira de Cuba agrava-se dia a dia e o número dos insurrectos aumenta cada vez mais, apesar das execuções feitas pelas autoridades com o fim de intimidar os indígenas. Novos bandos de revoltosos apareceram no interior da ilha e principalmente nas províncias de Puerto Príncipe e de Santa Clara.”

_

Monarquia

Tem sido aqui muito comentado um artigo publicado no ‘Commercio de S. Paulo’ pelo dr. Affonso Celso Júnior, dando como inevitável a restauração da monarquia.”

_

Pacificação

“Pelotas, 8 de outubro. O general Galvão acaba de baixar uma ordem do dia declarando que, à vista das comunicações dos chefes superiores do Exército, dizendo-lhe que se dispersaram, desarmaram e dissolveram todas as três divisões de Aparício Saraiva, está cumprindo o compromisso tomado pelo chefe da revolução, general Joca Tavares, não sendo lícito duvidar de que a paz seja uma realidade no Rio Grande do Sul. Acrescenta que o desarmamento das forças civis será feito sem demora, porque a sua manutenção importa em ônus péssimo para os cofres públicos, já que as forças de linha bastam para garantir a ordem no Estado. O general Galvão termina dirigindo parabéns à Pátria. Nesse documento, transcrevem-se os telegramas das alusões aos chefes do Exército do Estado.”

O dia 9 de outubro na história

  • 1740 Colonos holandeses e nativos javaneses aliados iniciam massacre da população chinesa em Batávia (atual Jacarta), matando cerca de 10 mil.
  • 1790 Intenso terremoto no norte da Argélia causa grandes estragos no país, provoca um tsunami e mata cerca de 3 mil pessoas.
  • 1820 A cidade de Guayaquil declara independência da Espanha.
  • 1831 Ioannis Kapodistrias, o primeiro governante da Grécia independente, é assassinado em Nafplion.
  • 1893 Nasce em São Paulo o escritor, musicologista e crítico Mário de Andrade.
  • 1900 As Ilhas Cook, arquipélago no Pacífico Sul, torna-se um território da Grã-Bretanha.
  • 1911 A explosão acidental de uma bomba inicia a Revolução Xinhai, que derrubou a última dinastia imperial e levou ao estabelecimento da República da China.
  • 1934 Assassino da Ustashe (organização fascista croata) mata o rei Alexander I da Iugoslávia e o ministro francês Louis Barthou em Marselha.
  • 1940 Nasce em Liverpool o músico inglês John Lennon, integrante dos Beatles.
  • 1941 Golpe no Panamá leva Ricardo Adolfo de la Guardia Arango ao cargo de presidente.
  • 1962 Uganda, na África Oriental, adquire a independência da Grã-Bretanha.
  • 1963 Um desmoronamento causa um tsunami que supera a Represa de Vajont, no norte da Itália, causando alagamentos que matam cerca de 2 mil pessoas.
  • 1967 Ernesto “Che” Guevara é executado um dia após ser capturado na Bolívia.
  • 1969 A Guarda Nacional americana é chamada a Chicago para conter manifestações contra o julgamento dos “Oito de Chicago”.
  • 1970 A República Khmer é proclamada no Camboja com apoio militar dos EUA.
  • 1974 Morre o industrialista alemão Oskar Schindler, que salvou cerca de 1200 judeus durante a Segunda Guerra Mundial.
  • 1981 O presidente François Mitterrand abole a pena capital na França.
  • 1985 Morre no Rio de Janeiro o militar general Emílio Garrastazu Médici, presidente da república entre 1969 e 1974.
  • 1999 Morre o escritor e diplomata João Cabral de Melo Neto, autor de “Morte e Vida Severina”.
  • 2004 Morre o filósofo argelino-francês Jacques Derrida, associado ao pós-estruturalismo e pós-modernismo.
  • 2006 A Coreia do Norte realiza o seu primeiro teste nuclear.
  • 2006 O Google compra o YouTube por US$ 1,65 bilhão.
  • 2007 O Dow Jones Industrial Average, principal índice do mercado financeiro americano, atinge seu recorde histórico (14,164 pontos) antes de declinar rapidamente devido à crise de 2007-2008.


* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios

Mais Lidas