Há um Século no CP

O torneio que abria a temporada do futebol em Porto Alegre

A edição do dia 24 de março de 1925, terça-feira, edição n. 70, noticiava

As primeiras décadas da prática do futebol em Porto Alegre foram repletas de filiações e desfiliações de clubes a diversas entidades que organizavam o esporte na Capital. Nos anos 1920 a Associação Porto-Alegrense de Desportos (APAD) conseguiu reunir a maioria das agremiações e seu torneio de abertura da temporada se tornou prestigioso. Em 1925, o Cruzeiro venceu três confrontos para se sagrar campeão da cidade
As primeiras décadas da prática do futebol em Porto Alegre foram repletas de filiações e desfiliações de clubes a diversas entidades que organizavam o esporte na Capital. Nos anos 1920 a Associação Porto-Alegrense de Desportos (APAD) conseguiu reunir a maioria das agremiações e seu torneio de abertura da temporada se tornou prestigioso. Em 1925, o Cruzeiro venceu três confrontos para se sagrar campeão da cidade Foto : CP Memória

“A Associação Porto-Alegrense de Desportos abriu com chave de ouro a sua temporada deste ano. ...] Com a sedução de um tempo que convidava a sair, com a atração de uma festa esportiva em que mediam forças os nossos melhores clubes de foot-ball, a Associação Porto-Alegrense de Desportos viu coroado de extraordinário êxito o marco inicial das suas grandes partidas deste ano. Encheu-se a cunha o campo do Porto Alegre, onde se realizou o sensacional torneio. Sobretudo o pavilhão da veterana sociedade apresentava um aspecto empolgante, realçado pela presença do nosso mundo feminino, em legiões de decididas torcedoras, a se baterem pelos seus clubes numa algazarra estonteante. O alarido da torcida, em certos momentos das sensacionais refregas, ascendeu ao fastígio, incitando os jogadores a colheita da almejada palma, produzindo lances maravilhosos. A parada dos clubes foi das mais belas: os jogos correram todos numa galhardia de fina estirpe, numa bravura estupenda e numa linha modelar de educação esportiva. Venceu brilhantemente esse torneio, conquistando a belíssima taça, o Sport Club Cruzeiro. Foi uma vitória merecida. O valoroso clube, de tão belas tradições, firmadas ainda na temporada passada com os brasões de vice-campeão da cidade, jogou admiravelmente na tarde de anteontem, vencendo sucessivamente todos os seus denodados adversários. O jogo das camisetas alviazuis evocava na sua energia, na sua inteligência e na sua técnica os grandes feitos cruzeiristas. A alma do team na tarde de domingo foi o arqueiro Gaspar, que jogou assombrosamente, eletrizando por vezes a assistência com as suas estupendas defesas. [...]

Os vencedores do Initium — Com este é o quinto ano que o torneio Initium é disputado sob o patrocínio da Associação de Desportos. Iniciado em 1921, vem sendo realizado regularmente todos os inícios de temporadas, sendo seus vencedores os clubes seguintes: 1921 — Internacional; 1922 — Internacional; 1923 — Porto Alegre; 1924 — Grêmio P. Alegrense; 1925 — S. C. Cruzeiro. [...]”

Tiroteio na Praça da Alfândega

“Uma ocorrência estranha teve lugar, por volta das 11 1/2 horas da manhã de ontem, na praça Barão do Rio Branco a metade norte da atual Praça da Alfândega, separada da outra metade, a Praça Senador Florêncio, pela rua 7 de Setembro]. Aí, dois homens de revólver em punho trocavam tiros, espalhando o terror entre grande número de pessoas, dentre as quais muitas senhoras e colegiais que, no escritório da Força e Luz, aguardavam os bondes e alvoroçando os que, a distância, ouviam o eco repetido dos estampidos. Entrincheirados, um dos adversários atrás de uma carrocinha de sorvete estacionada no cordão da calçada da praça, e o outro no prédio que faz esquina com a rua 7 de Setembro, esgotavam projéteis das suas armas, até o instante em que o último deles foi atingido no fígado. Aproximando-se, entretanto, do local os agentes de ns. 40 e 170, auxiliados por populares conseguiram desarmar os contendores e levá-los à 1ª delegacia policial. Grande número de populares acompanharam-nos. ...]”

Einstein no Rio

“Foi extraordinária a recepção aqui feita ao sábio alemão Albert Einstein, que, com destino Buenos Aires, passou por esta capital [Rio de Janeiro]. Desembarcou ele acompanhado por uma comissão composta dos dr. Aloysio de Castro e senador Paulo Frontin, membros do Club de Engenharia, lentes da Escola Politécnica e da Escola de Medicina, presidente da comunidade israelita brasileira Koh Gra e rabino Raffalowich. Depois de uma excursão pelos pontos pitorescos da cidade, Einstein participou de um almoço que lhe foi oferecido no Copacabana Palace Hotel. De temperamento sóbrio, trocou poucas palavras com os jornalistas, declarando que vai a Buenos Aires fazer várias conferências, voltando ao Rio de Janeiro, onde fará 2 ou 3 conferências sobre sua teoria.”

Revolta de passageiros

“Por motivo das dificuldades de transporte na estrada de ferro Central do Brasil, houve esta manhã depredações na estação suburbana. No expresso procedente de Deodoro, e que geralmente trafega cheio de passageiros, começaram a invadir o carro de bagagens, provocando a demora, aí, do trem. O chefe do trem comunicou o fato ao agente do Engenho de Dentro. Os passageiros, impacientes com a demora, invadiram a estação, quebraram tudo que encontraram pela frente, agrediram o maquinista e apedrejaram os carros das máquinas, os quais sofreram grandes avarias. Logo que chegou uma força para ali enviada os ânimos acalmaram-se.”

Fronteira amistosa

“Chegou aqui [Rivera] o alto comissário dos limites com o Brasil, sr. Virgilio Sampognaro, realizando-se a linha divisória, reconhecida oficialmente. A demarcação dos limites realizou-se através de uma cerimônia amistosa a que compareceram várias personalidades de destaque social e as autoridades de Rivera e de Santana do Livramento. Falaram o ministro Sampognaro e marechal Gabriel Botafogo, representante do Brasil, dirigindo-se a comitiva em seguida para o Conselho Municipal, onde foi servida uma taça de ‘Champagne’ aos presentes. Tomando a palavra, o presidente do Conselho Municipal comunicou a prestação de informes ao governo sobre o projetado convênio entre o Uruguai e o Brasil, no qual serão encaradas as situações que se poderão criar no caso de movimentos revolucionários em ambos os países.”

Soldado perdido

“A imprensa [da Lituânia] relata a história dramática de um ex-soldado que alguns oficiais descobriram casualmente num depósito de forragens, e que estava fechado há oito anos. Todas as presunções são de que o infeliz ali teria penetrado em certa ocasião e de que a porta se cerrara, não lhe sendo possível sair, nem se fazer ouvir durante todo o tempo decorrido desde 1917, alimentando-se exclusivamente, de forragens. Ao ser dali retirado, estava em condições indescritíveis, louco e cego. Morreu ele três dias depois de sair do depósito.”

O dia 24 de março na história

  • 1854 O presidente José Gregorio Monagas abole a escravidão na Venezuela.
  • 1874 Nasce em Budapeste o ilusionista e performer húngaro-americano Harry Houdini.
  • 1882 O médico e microbiologista alemão Robert Koch anuncia a descoberta da bactéria Mycobacterium tuberculosis, causador da tuberculose.
  • 1897 Nasce em Dobzau, na Áustria-Hungria, o médico psicanalista Wilhelm Reich, propositor da bioenergética.
  • 1905 Morre em Amiens o escritor, poeta e dramaturgo francês Jules Verne, autor de “Volta ao Mundo em 80 Dias”.
  • 1921 Começa em Monte Carlo a Olimpíada Feminina, o primeiro evento internacional de esporte exclusivamente para mulheres.
  • 1926 Nasce em Leggiuno o dramaturgo italiano Dario Fo, prêmio Nobel de literatura em 1997.
  • 1927 Navios de guerra estrangeiros bombardeiam a cidade chinesa de Nanquim para defender os habitantes estrangeiros.
  • 1934 O congresso americano aprova lei que permite às Filipinas, então um território dos EUA, o auto-governo.
  • 1939 Falha o Putsch de Liechtenstein, tentativa de provocar a anexação do microestado europeu pela Alemanha nazista.
  • 1976 As Forças Armadas da Argentina derrubam o governo constitucional da presidente Isabel Perón e iniciam a ditadura militar que durará até 1983.
  • 1982 O presidente de Bangladesh, Abdus Sattar, é deposto em golpe liderado pelo general Hussain Ershad, que suspende a constituição e impõe a lei marcial.
  • 1989 Petroleiro da Exxon derrama cerca de 240 mil barris de óleo no Golfo do Alasca no maior desastre petrolífero dos EUA.
  • 1991 Ayrton Senna vence o icônico GP de Interlagos, em São Paulo, com problemas técnicos no carro e intenso desgaste físico.
  • 1999 A Otan inicia ataques na Iugoslávia durante a Guerra do Kosovo (sem a autorização do Conselho de Segurança da ONU) na primeira vez que a aliança intervém em um país soberano.
  • 2008 O Butão, antes um reino, se torna oficialmente uma democracia e realiza sua primeira eleição geral.
  • 2016 Morre em Barcelona o ex-jogador e técnico holandês Johan Cruyff, um dos melhores da história.


* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios

Mais Lidas