Operários alemães ameaçam entrar em greve geral e paralisar as minas de carvão do Ruhr

Operários alemães ameaçam entrar em greve geral e paralisar as minas de carvão do Ruhr

Correio do Povo do dia 23 de janeiro de 1923, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Operários da região do Ruhr repudiavam a ocupação francesa

publicidade

A occupação da região de Ruhr

Affirma-se que se prepara a greve geral na zona occupada

Berlim 21 - O jornal “Lokal Anzeiger” informa que as minas do Ruhr, tanto as do Estado como as das empresas particulares, estão ameaçadas de uma gréve geral que deveria ser declarada amanhã. Informações colhidas entre pessoas fidedignas dizem estar sendo preparada uma gréve geral na zona do Ruhr, movimento esse que entrará em effectivação logo que sejam suspensos os recursos de carvão para o resto da allemanha. Sabe-se que as associações de trabalhos internacionaes, bem como o governo do Reich, concordaram em dar o seu apoio aos grevistas, estando o governo disposto a fazer tudo quanto esteja ao seu alcance para indemnisar os prejuizos dos trabalhadores em caso de guerra. 

DIVERSAS

A gréve dos padeiros - Ante-hontem, na séde do Syndicato Padeiral, realisou-se mais uma reunião dos pádeiros que se acham em gréve, ha varios dias. Pela assembléa, que era bastante numerosa, foi examinada a situação dos grevistas e verificado que elles continuam com a mesma decisão nas pretensões.. A assembléa teve conhecimento que a maioria dos proprietarios de padarias se negou a responder ás propostas que lhes foram dirigidas. 

“Serões do Inverno” - O nosso collaborador Achylles Porto Alegre teve a gentileza de trazer-nos um exemplar do seu novo livro de chronicas “Serões de Inverno” É esse o 16º volume apresentado pelo infatigavel publicista que vem, ha muito, com a sua prosa attraente, revivendo aspectos e figuras da cidade antiga. “Serões de inverno” hão de alcançar o mesmo successo que têm obtido os anteriores trabalhos de Achyles Porto Alegre. 

Reclamação - Moradores de diversos arrabaldes suppridos pela energia da usina electrica Municipal, pedem-nos chamemos a attenção a quem de direito, sobre as constantes interrupções da corrente elecytrica nas primeira horas da madrugada.

Objectos perdidos - Estão depositados no escriptorio desta folha, um leque encontrado pelo sr. João Carlos Schilling. 

TELEGRAMMAS

A navegação entre o Rio Grande do Sul e Cuba

Rio, 21 - O ministro da Viação mandou ouvir o inspector federal da navegação sobre o pedido da Camara de Commercio da cidade do Rio Grande no sentido de ser iniciada pelo Lloyd Brasileiro a navegação entre o Estado do Rio Grande do Sul e a República de Cuba. 

Uma nova epidemia de grippe 

Washington, 21 - O Departamento da Saude Publica distribuiu um boletim informando que uma epidemia de grippe, com as mesmas caracteristicas de 1918, se alastra em todo o paiz. As autoridades sanitarias estão tomando providencias para impedir que essa epidemia venha a tomar maior vulto, para o que o governo autorisou, como medida de emergencia, sejam vendidos, em maiores quantidades,, os licores medicinaes, cujo commercio havia restringido devido á prohibição do alcool. 

As ultimas eleições no Uruguay 

Montevideo, 21 - Terminou a apuração das eleições em Montevidéo com o seguinte resultado: Colorados 37.541, nacionalistas 28.050 voto.s. 

A grafia da época está preservada nos textos acima 

O dia 23 de janeiro na história

1868 - É fundada por produtores de café, a Companhia Paulistana de Estradas de Ferro.
1919 - Portugal tem golpe militar pró-monárquico. 
1928 - Nasce a atriz francesa Jeanne Moreau. 
1933 - O futebol passa por um processo de profissionalização. 
1989 - Morre o pintor Salvador Dali.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895