Os armazéns do Cais do Porto

Os armazéns do Cais do Porto

Correio do Povo do dia 11 de maio de 1921, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Os guindastes tinham começado a ser montados no porto

publicidade

O porto da capital 

Sabemos que por todo o mez proximo, serão inaugurados os serviços do porto da capital, no trecho do cáes ja construido. Já se acha quasi prompto o grande armazem que tem uma extensão de cerca de 90 metros, e que foi construido emfrente ao edificio destinado á administração do porto. Dentro em breve, começarão a ser construidos outros dois armazens menores, no local onde se acham actualmente os de zinco. Tambem, está se fazendo a montagem de dois guindastes, destinados aos serviços de carga e descarga e que antes da inauguração dos trabalhos do porto deve estar concluida. O decreto regulamentando os serviços do porto desta capital será assignado dentro de poucos dias, pelo dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado. 

DIVERSAS 

Dinheiro achado - O sr. Jorge de Castro depositou em nosso escriptorio certa quantia, encontrada na avenida Therezopolis. 
Imprensa - No dia 5 do corrente, entrou no 25º anno de sua publicidade a nossa collega “A Opinião Publica”, que ve a luz na cidade de Pelotas. Jornal bem feito e delle fazendo parte um excellente corpo redactorial, conta com grande numero de leitores, não so naquella cidade como em outras do Estado. A “Opiniao Publica” que tem como director o nosso confrade dr. Alvaro Eston, gosa, por isso, de justo renome. Para commemorar este acontecimento tão lisongeiro para aquelle nosso confrade, a “Opiniao Publica” apresentou-se numa bella edição illustrada, repleta de escolhida materia. Aos collegas, enviamos cumprimentos, com votos de prosperidade. 

Carne de carneiro deteriorada - O Laboratorio de Hygiene Municipal, foi informado de que no frigorifico do Mercado Publico se achava em deposito a carne de 48 carneiros em estado de decomposição e pertencente á firma Correia Irmãos, ali estabelecida com açougue. Esta diligencia foi effectuada, sendo a carne inutilisada com acido phenico e depois enviada para o forno crematorio da Limpeza Publica. A Hygiene foi informada de que a carne já não se achava em boas condições quando chegou ao frigorifico. 

TELEGRAMMAS

Inauguração de ponte 

Passo Fundo, 10 - Nas proximidades de Não Me Toque será festivamente inaugurada, hoje, a importante ponte sobre o rio Gloria, cuja execução foi determinada pela administração do coronel Pedro Lopes de Oliveira, que fez a acquisição do madeiramento necessario. 
Estrada de ferro Palmares-Conceição do Arroio 

Conceição do Arroio, 9 - Foi muito applaudido aqui o acto do governo do Estado rejeitando a proposta apresentada pelos srs. Dreher, Silveira e Moogen para o trafego mutuo entre a estrada de ferro de Palmares-Conceição do Arroio e a linha de navegação Porto Alegre-Palmares. 

A Allemanha e os alliados 

Berlim, 9 - Noticiam que as tropas francezas vindas de Geldorf atravessaram o Ruhr, hontem, a noite, ocupando diversos pontos de Muelheim, inclusive o Banco Nacional. 

Berlim, 10 - A maioria socialista do Reichstag e o comite executivo do partido adoptaram um resolução a favor dos termos do ultimatum, tendo em vista evitar a ocupação do Ruhr. 

A grafia da época está 
preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 11 de maio na história

1852 - A primeira linha de telégrafo do Brasil liga o Palácio Imperial ao quartel-general do Exército no Rio de Janeiro. 
1904 - Nasce o pintor Salvador Dali, expoente do Surrealismo. 
1927 - Fundação da Academia de Hollywood.
1981 - Morre o cantor e compositor jamaicano Bob Marley. 

 

 

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895