Os conflitos políticos em Berlim

Os conflitos políticos em Berlim

Correio do Povo do dia 10 de setembro de 1921, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Conflito entre comunistas e nacionalistas nas ruas de Berlim.

publicidade

Proseguem as negociações entre os governos de Berlim e de Munich

Deram-se novos conflictos entre communistas e nacionalistas

Berlim, 9 - A Asociação de Imprensa Berlinense protestou contra as restrições á liberdade de imprensa.

Paris, 9 - Hontem, por occasião de uma reunião, em Brunswich, da organisação denominada “Capacetes da Trincheira”, um grupo de communistas, acompanhado de deputados seus correligionarios penetrou na sala onde se reunia aquella organização nacionalista, estabelecendo-se conflicto. Varias pessoas ficaram feridas por tiros de revólver. 

Paris, 9 - Grupos populares tomaram de assalto o palacio do governo na cidade de Spire.

DIVERSAS

Garanhões arabes beduino - Segundo carta que a “União dos Criadores” acaba de receber do Rio e Janeiro, está definitivamente assentada a viagem do general Assis Brasil ao Oriente, para adquirir reproductores arabes-beduinos, por conta do Ministerio da Agricultura. o general Assis Brasil que recebeu, tambem, encommendas de particulares, leva pedidos dos seguintes criadores deste Estado: coronel Saibro Jardim, José Simões Moreira, José Francisco de Quadros, Leonidas de A. Brasil e tenente Carneiro. O general Barreto Vianna, encommendou um casal para o Posto Zootechnico de Viamão e o general Andrade Neves, 12 reproductores para a Fazenda Nacional de Saycan. Conforme noticiámos, o preço dos garanhões é de 200 libras, devendo os interessados pagal-as antecipadamente, assim como o accrescimo de 3;000$000 para as despezas de viagem, sendo que estes serão opportunamente devolvidos pelo Ministerio da Agricultura. “A União dos Criadores” está autorisada a receber encommendas, para encaminhar ao general José de Assis Brasil.

O destroyer “Alagoas” - Depois de estacionar durante 17 dias neste porto, pois aqui chegou a 24 de agosto ultimo, zarpará, hoje, ás 15 horas, com destino ao Rio Grande, o destroyer “Alagoas”. Ali aguardará a chegada do destroyer “Sergipe”.

TELEGRAMMAS

O transito de automoveis na fronteira

Rio, 8 - O ministro da Viação submetteu á consideração do seu collega da pasta do Exterior o officio que a Inspectoria Federal das Estradas lhe remettera sobre o convenio que o governo da republica Oriental do Uruguay deseja firmar com o do Brasil relativamente ao transito de automoveis pelas cidades situadas na fronteira. O ministro da Viação julga ser conveniente, a audiencia do Ministerio da Fazenda, do Interior e da Guerra e do governo do Estado do Rio Grande sobre tal assumpto. 

O conflicto entre a Austria e a Hungria

Vienna, 9 - A captura de Matersdorf pelos insurrectos aggravou a situação daquella cidade, de onde se retirou o governo provisorio austriaco. O jornal “Viener Neustadt” dá curso a boatos de que o conde de Sygray está tentando mobilisar em Budapest 30.000 insurrectos.

Os sem trabalho

Londres, 9 - Dizem de Bristol que numerosos “sem trabalho”, fazendo uma manifestação, tiveram conflicto com a policia. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 10 setembro na história

1808 - A Gazeta do Rio de Janeiro, primeiro jornal impresso no Brasil, é lançado sob censura. 
1837 - Bento Gonçalves, líder farroupilha, foge da prisão. 
1930 - Nasce o poeta e jornalista Ferreira Gullar.
1972 - Emerson Fittipaldi conquista o campeonato mundial de F 1. 
1979 - Morre Agostinho Neto, líder da independência de Angola.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895