Os jornais "Le Matin" e "Le Petit Journal" se manifestam diante do cenário na Bulgária

Os jornais "Le Matin" e "Le Petit Journal" se manifestam diante do cenário na Bulgária

Correio do Povo do dia 13 de junho de 1923, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Os novos dirigentes revolucionários que passaram a comandar a Bulgária

publicidade

A revolução na Bulgaria - Considera-se grave a situação creada nos Balkans

Paris, 11 - Os jornaes manifestam certas apreensões a respeito dos acontecimentos na Bulgaria, em vista das ligações politicas dos novos dirigentes do paiz. O jornal “Le Matin” diz que, por melhores que sejam os intuitos do novo governo é preciso não esquecer que este foi levado ao poder, pelos macedonios, cujo patriotismo é exaltado e violento. “Le Petit Journal” lembra que os partidos que hoje dirigem a Bulgaria são os mesmos que conduziram o paiz á guerra, ao lado da Allemanha, e accrescenta que, se o actual rei parece extranho ao movimento, entretanto não se poderá dizer do ex-czar Fernando, que póde aproveitar a opportunidade para servir os seus interesses. 

DIVERSAS 

Associação Rio Grandense de Imprensa - Esta associação enviou ás suas congeneres do Rio de Janeirto e Pará, a proposito do projecto de lei regulamentando a liberdade de imprensa, ora novamente em debate no Congresso Nacional, um telegramma. 

Centro Republicano Borges de Medeiros - Realisou-se ante-hontem, a sessão de posse da nova directoria do Centro Republicano Borges de Medeiros, que tem sua séde no arrabalde de São João. 

Pintor rio-grandense - De regresso da Europa, onde esteve completando seus estudos, acha-se, nesta capital, o joven pintor rio-grandense João Fahrion, que teve a gentileza de trazer-nos a sua visita. Fahrion iniciou, ha annos seus estudos de desenhos em Porto Alegre, tendo como mestre o professor Giuseppe Gaudenzi. Revelava elle visivel aptidão, que ficou comprovada numa pequena exposição que aqui fez em 1917. No anno de 1920, partiu elle para a Europa, ali permanecendo até ha pouco tempo. Estudou em Berlim, nos ateliers dos professores Mueller, Schoenfeld e Lewin-Funken, tendo estudado anatomia e perspectiva na Academia de Bellas Artes de Charlottenburgo. Em breve, João Fahrion, fará aqui uma exposição e o publico terá então, como apreciar e julgar o trabalho do joven pintor rio-grandense 

TELEGRAMMAS

Politica rio-grandense 

Trafego Ferroviario 

Interrompido 

Rio Grande, 12 - Em vista de haver sido dynamitada a ponte localisada entre Cerro Chato e o desvio do Herval e um pontilhão entre este desvio e a estação Basilio, está suspenso o trafego de trens na referida linha. O trem que saiu daqui hontem para Bagé teve de retroceder, chegando a esta cidade, á noite. 

Pelotas, 12 - Ha alguns dias circulam noticias desencontradas sobre as forças revolucionarias de Estacio Aambuja e Zeca Netto. A falta de informações directas das localidades que são theatro da concentração e pontos do movimento não permitte conhecer a verdadeira situação. A noticia já transmittida hontem, de damnificações em pontes e adianta que seguiram para o local, em trem expresso, os engenheiros da Viação Ferrea. O trem foi guarnecido por um contingente do 9º batalhão de caçadores. Tambem seguiu para o local o 2º batalhão da brigada militar, do commando do tenente coronel Amadeu Massot, que se achava em Piratiny.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 13 de junho na história

1888 - Nasce o poeta português Fernando Pessoa. 
1951 - Fundação da Internacional socialista em Frankfurt.
1964 - Criação do SNI, Serviço Nacional de Informações, pelo general Golbery do Couto e Silva. 
1998 - Morre o arquiteto e urbanista Lúcio Costa.
2001 - Morre atropelado por moto o músico dos Titãs Marcelo Frommer. 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895